Você está aqui Exercícios Exercícios de História da América Exercícios sobre a Independência dos EUA: antecedentes

Exercícios sobre a Independência dos EUA: antecedentes

Nesta lista de exercícios sobre a Independência dos EUA, você poderá testar o que sabe sobre os antecedentes desse processo histórico.

  • Questão 1

    (FUVEST) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade".

    Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

    a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.

    b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.

    c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.

    d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.

    e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

    ver resposta



  • Questão 2

    "Nas leis da Nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independência local. Na América pode-se dizer que o município foi organizado antes da comarca, a comarca antes do estado e o estado antes da União." (Alexis de Tocqueville).

    Essa passagem do texto de Tocqueville permite entender o processo histórico de constituição política da sociedade estadunidense, que culminou na formação:

    a) de uma monarquia parlamentarista após a Independência, em 1776.

    b) de uma república federalista após a Independência, em 1776.

    c) de uma república centralista após a Independência, em 1776.

    d) de uma confederação de estados independentes após a Independência, em 1776.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFF-RJ) Os processos de ocupação do território americano do Norte simbolizam, para muitos historiadores, a presença do ideário europeu no Novo Mundo. Os pioneiros ingleses do Mayflower construíram uma sociedade baseada na justiça e no cumprimento dos valores religiosos e morais protestantes. Essa base fundadora teve papel essencial na formação dos Estados Unidos da América.

    Assinale a opção que contém a relação correta entre a fundação e a formação dos Estados Unidos.

    a) A Revolução Americana de 1776 representou, nos Estados Unidos, a presença dos valores da Revolução Francesa, mostrando como os americanos estavam sintonizados com a Europa e não queriam se separar da Inglaterra.

    b) A Revolução Americana de 1776 foi o episódio que representou, de forma mais cabal, a presença da tradição dos primeiros colonos, através do sentido de liberdade e da ideia de "destino manifesto".

    c) A Revolução Americana de 1776 apresentou valores que eram oriundos das culturas indígenas da região americana e por isso garantiu a expressão radical de liberdade, na revolução.

    d) A revolução de 1776 foi um episódio isolado na história dos Estados Unidos, pois fundamentou-se em valores de unidade que não foram capazes de fazer dos Estados Unidos um país americano.

    e) A Revolução Americana de 1776 foi apenas um ensaio do que ocorreria no século XIX nos Estados Unidos, por isso, podemos pensá-la como um apêndice da Guerra de Secessão, esta sim vinculada à Revolução Francesa.

    ver resposta


  • Questão 4

    "Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista materialista." (Max Weber)

    No trecho de Max Weber citado, é possível perceber a afirmação de que o espírito capitalista era causa do desenvolvimento capitalista na Nova Inglaterra. Segundo o sociólogo alemão, esse espírito capitalista estaria ligado:

    a) à ética católica.

    b) à ética protestante.

    c) à ética dos mercadores marítimos.

    d) à ética dos grandes industriais.

    e) à ética dos governantes ingleses.

    ver resposta


  • Questão 5

    “O que queremos dizer com a Revolução? A guerra? Isso não foi parte da Revolução; foi apenas um efeito e consequência dela. A Revolução estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a 1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em Lexington”. (John Adams para Jefferson, 1815)

    Dentre os vários fatos que antecederam a Independência dos EUA, em 1776, não podemos incluir:

    a) a Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra.

    b) a Lei do Selo.

    c) a Lei Townshend.

    d) a Guerra de Secessão.

    e) a Lei do Açúcar.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D. Os primeiros colonos ingleses que chegaram ao Norte do continente americano eram refugiados das disputas religiosas que ocorriam na Inglaterra no século XVII, e seu modo de vida serviu como base de constituição da sociedade em algumas colônias, principalmente a Nova Inglaterra.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B. A organização social desenvolvida em algumas colônias inglesas na América do Norte apontou para uma formação político-administrativa iniciada a partir de pequenos espaços territoriais, os municípios, até a formação dos Estados, e após a Independência, em 1776, com a criação de uma República Federativa, também conhecida como União.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B. Os primeiros colonos dos EUA fugiam da perseguição religiosa, daí a busca por um espaço onde teriam liberdade de expressar sua religião e organizarem-se socialmente segundo os preceitos dessa religião. Essa situação, por outro lado, desenvolveu-se na doutrina do chamado Destino Manifesto, segundo a qual os colonos ingleses da América do Norte deveriam expandir sua “civilização” para áreas mais amplas do continente.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. Para Max Weber, a ética dos protestantes, principalmente os calvinistas (ou puritanos), garantiram um hábito e uma forma de vida que permitiram o crescimento e o desenvolvimento econômico do capitalismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra D. A Guerra de Secessão foi uma guerra civil ocorrida nos EUA, entre 1861 e 1865, portanto, depois da Independência do país.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas