Você está aqui Exercícios Exercícios de História da América Exercícios sobre a Era Clinton

Exercícios sobre a Era Clinton

Com estes exercícios sobre a Era Clinton, você pode testar seus conhecimentos sobre os principais pontos da política estadunidense na transição dos anos 1990 para os anos 2000.

  • Questão 1

    O segundo mandato presidencial de Bill Clinton ficou marcado por turbulências de ordem pessoal e política cujo ponto culminante foi o enfrentamento de um processo de impeachment. O motivo principal de tais turbulências foi:

    a) a suspeita de Clinton ter cometido homicídio em seu estado natal, Arkansas.

    b) o escandaloso caso sexual entre Clinton e sua secretária Mônica Lewinsky.

    c) a descoberta de que o então presidente era usuário de drogas.

    d) o escandaloso caso de racismo cometido por Clinton contra um senador negro do Alabama.

    e) a descoberta de que Clinton foi eleito com o dinheiro do crime organizado dos EUA.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Fatec) "É hora de curarmos as feridas". Com essas palavras pronunciadas durante um discurso oficial, em julho de 1995, o presidente norte-americano Bill Clinton reatou, oficialmente as relações diplomáticas entre os EUA e o Vietnã. Após a derrota militar norte-americana, o motivo que levou à superação dos ressentimentos e à reconciliação foi:

    a) a tentativa de localização dos soldados norte-americanos desaparecidos em combate, o que só seria possível com o restabelecimento de relações entre os dois países.

    b) o pedido oficial de desculpas feito pelo governo do Vietnã, que pretendia sair da área de influência do Japão.

    c) a intenção do investimento norte-americano no Vietnã socialista, em uma economia mundializada com o fim da URSS e da bipolaridade.

    d) a possibilidade, com o reatamento, de os EUA investirem econômica e politicamente, construindo bases militares no Vietnã.

    e) a tentativa de os EUA mostrarem ao mundo que conseguiam superar derrotas militares em guerras tradicionais feitas somente em trincheiras e com armas convencionais, como foi a do Vietnã.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leio o trecho e, em seguida, assinale a alternativa correta:

    “[...] a 'terceira via' regressou à política em um contexto muito específico. Foi ressuscitada por Bill Clinton e pelo Conselho de Liderança Democrática dos Estados Unidos no final da década de 80, e em seguida adotada por Tony Blair e o Novo Partido Trabalhista na Grã-Bretanha. Com isso, alguns socialdemocratas – nesses países e também fora deles – passaram a identificar a terceira via ou com as práticas adotadas pelos Novos Democratas e pelo Novo Partido Trabalhista, ou com as estruturas socioeconômicas dos Estados Unidos ou do Reino Unido.” (GIDDENS, Anthony. (org.). O debate global sobre a terceira via. Trad. Roger Maioli dos Santos. São Paulo: Editora UNESP, 2007. pp.17-18).

    A “terceira via”, que Giddens diz ter o presidente dos EUA, Bill Clinton, ressuscitado na transição dos anos 1990 para os anos 2000, diz respeito:

    a) a uma radicalização das ideias conservadoras americanas de grupos como o “Tea Party”.

    b) a uma retração das políticas de incentivo à economia “limpa” (relacionada à preservação do meio ambiente).

    c) a uma radicalização de políticas públicas voltadas ao favorecimento de movimentos sociais de esquerda.

    d) a um equilíbrio político estratégico entre perspectivas de esquerda e de direita.

    e) ao fomento de políticas de taxação das grandes fortunas dos milionários americanos.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNAMA – modificada) Há 20 anos, quando o Acordo de Oslo foi assinado, o mundo enxergou na fotografia do aperto de mão entre o premiê israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mediado pelo presidente americano Bill Clinton, um indício de que a paz estava próxima entre judeus e palestinos.

    Selo das Ilhas Marshall retratando a imagem de Yitzhak Rabin, Bill Clinton e Yasser Arafat *
    Selo das Ilhas Marshall retratando a imagem de Yitzhak Rabin, Bill Clinton e Yasser Arafat *

    Créditos da imagem: catwalker / Shutterstock.com

    A figura e o texto fazem referência ao Acordo de Oslo, assinado em 13 de setembro de 1993. Sobre esse acordo, é correto afirmar que:

    a) foi determinante para limitar as áreas territoriais de atuação de Israel, principalmente no que diz respeito aos territórios conquistados e ocupados nas guerras de Suez e dos Seis Dias.

    b) apesar de não ter obtido a paz entre palestinos e judeus, proporcionou a devolução dos territórios da Península do Sinai para o Egito, as Colinas de Golan para a Síria e a faixa de Gaza para os palestinos.

    c) proporcionou o reconhecimento recíproco de Israel e da OLP (Organização para libertação da Palestina) como representante do povo palestino, prevendo também a devolução da Faixa de Gaza e da Cisjordânia para os palestinos.

    d) ratificou o Acordo de Camp David, de 1979, devolvendo para a autoridade palestina os territórios de Gaza, das Colinas de Golan e da Península do Sinai.

    e) permitiu a anexação da Palestina pelo Estado de Israel.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    No ano de 1998, ficou comprovado o relacionamento extraconjugal do presidente Bill Clinton com sua então secretária Monica Lewinsky. Por ter mentido em juízo, negando o caso, e por ter tentado obstruir as investigações, Clinton sofreu um processo de impeachment, mas acabou sendo absolvido pelo Senado à época.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    Em 1994, Clinton operou o restabelecimento de relações diplomáticas com o Vietnã. No ano seguinte, formalizou a retomadas dessas relações e firmou acordos comerciais bilaterais, dos quais a construção de bases navais no país asiático foi um dos mais importantes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    Giddens aponta o momento em que Cliton governou como expressão da “terceira via”, isto é, nem tanto à direita nem tanto à esquerda; uma espécie de meio-termo entre o liberalismo econômico clássico e as políticas conservadoras e as perspectivas igualitárias, de esquerda, compondo aquilo que também foi denominado de liberalismo social ou socialdemocracia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Bill Clinton foi o responsável pela mediação das medidas políticas e diplomáticas firmadas no Acordo de Oslo (Noruega) entre o então primeiro-ministro de Israel, Yitzahk Rabin, e a OLP, comandada por Yasser Arafat. Esse acordo previa o cessar-fogo entre as partes envolvidas e a retirada das forças armadas de Israel dos territórios da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas