Você está aqui Exercícios Exercícios de História da América Exercícios sobre as leis proibitivas das treze colônias americanas

Exercícios sobre as leis proibitivas das treze colônias americanas

Por meio destes exercícios sobre as leis proibitivas das treze colônias americanas, você poderá testar seus conhecimentos sobre esse tema fundamental da história dos EUA.

  • Questão 1

    (Fatec) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para:

    a) os EUA um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.

    b) a França e a Inglaterra formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.

    c) os EUA uma excepcional oportunidade, pela cobrança desses impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.

    d) as Treze Colônias uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.

    e) a Inglaterra uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.

    ver resposta



  • Questão 2

    Entre as leis proibitivas (ou intoleráveis) impostas pelo reino inglês às colônias americanas, estava a lei da moeda, cujo objetivo era:

    a) valorização da moeda local dos colonos.

    b) igualar o valor das duas moedas, a da colônia e da coroa.

    c) criar uma moeda nova que unificasse a economia da colônia e da metrópole.

    d) enfraquecimento do valor da moeda dos colonos.

    e) retirada da moeda inglesa de circulação nas Treze Colônias.

    ver resposta


  • Questão 3

    Por que a revolta ocorrida em 1773 contra a lei do imposto sobre o chá até hoje é relembrada nos EUA, na famosa Boston Tea Party?

    a) porque ela ajudou a fundar um dos movimentos políticos de esquerda mais sólidos dos EUA.

    b) porque dela derivou o Partido Democrata americano.

    c) porque ela contribuiu para o rompimento definitivo das Treze Colônias com a Inglaterra.

    d) porque ela contribui para a hegemonia do Norte sobre o Sul dos EUA.

    e) porque ela pôs fim à Guerra de Secessão.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Cesgranrio) No século XVIII, a revogação da Lei do Selo causou grande tristeza aos políticos ingleses, o que, entretanto, contrastava com a alegre movimentação dos trabalhadores na beira do cais, em decorrência da reabertura dos armazéns de manufaturados e da partida para a América de inúmeros navios carregados de mercadorias. Assinale a opção que explica corretamente a "tristeza" dos políticos com a revogação da Lei do Selo.

    a) A revogação da Lei do Selo representou um golpe nas pretensões inglesas de arrecadação, mediante impostos, nas colônias americanas.

    b) A revogação da Lei do Selo significou a vitória dos norte-americanos que, assim, não mais precisariam pagar impostos sobre o chá, o ferro e o açúcar.

    c) A pressão popular sobre o Parlamento aumentou, já que, com a revogação da Lei do Selo, do Chá e do Açúcar, os membros das Câmaras dos Lordes e dos Comuns voltaram a ficar submetidos ao rei inglês.

    d) Em meados do século XVIII, a metrópole inglesa perdeu cerca da metade de seu mercado consumidor de manufaturas, face ao crescimento da produção colonial.

    e) As Treze Colônias criaram impedimentos à atuação inglesa no continente americano, delimitando a ação da metrópole exclusivamente às áreas de plantation do sul.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E

    As leis proibitivas (ou intoleráveis), aplicadas pela coroa inglesa à suas colônias na América do Norte, tiveram o efeito de lançar sobre essas últimas alguns impostos e uma série de dificuldades com o objetivo de mantê-las sob seu controle político. A arrecadação dos impostos também tinha a finalidade de cobrir o deficit econômico contraído com a guerra contra a França.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A Lei da Moeda desvalorizava o câmbio, isto é, o valor agregado à moeda, da colônia. Essa medida tinha o objetivo de fortalecer a moeda da coroa e forçar os colonos a ficarem ainda mais dependentes, haja vista que as negociações deveriam ser feitas na moeda da metrópole.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    A Lei do Chá foi imposta aos colonos com o objetivo de enfraquecer a concorrência do chá local com o chá que era negociado diretamente pela coroa, sobretudo com os asiáticos. A revolta contra essa lei foi um dos fatores decisivos para a Independência das Treze Colônias. A Festa do Chá, que ocorre em Boston, tem o objetivo de relembrar esse momento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    Assim como as outras Leis Proibitivas, a Lei do Selo determinava que os colonos dos EUA só poderiam comercializar mercadorias que tivessem o selo da coroa. Com a revogação da lei, esse privilégio metropolitano foi extinto.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas