Você está aqui Exercícios Exercícios de Gramática Exercícios sobre uso da vírgula

Exercícios sobre uso da vírgula

Os exercícios sobre uso da vírgula vão mostrar para você as situações em que o emprego desse sinal de pontuação é obrigatório, opcional ou proibido.

  • Questão 1

    Leia as proposições e responda à questão sobre pontuação:

    I. Sinal de pontuação que deve ser empregado para separar os núcleos de um termo, para isolar o aposto, para isolar o vocativo, para isolar adjuntos adverbiais deslocados, para indicar a elipse do verbo e para isolar determinadas expressões explicativas.

    II. Sinal de pontuação empregado entre orações coordenadas que já apresentam vírgulas, entre orações coordenadas longas e entre itens de leis, decretos, regulamentos etc.

    III. Sinal de pontuação empregado para iniciar uma enumeração, introduzir a fala de uma pessoa e esclarecer ou concluir algo já explicitado.

    IV. Sinal de pontuação empregado para indicar indecisão, surpresa ou dúvida na fala de uma pessoa, indicar, em um diálogo, a interrupção de uma fala, sugerir ao leitor que complete um raciocínio e indicar a exclusão de trechos de um texto.

    a) vírgula – ponto e vírgula – dois-pontos – reticências

    b) reticências – dois-pontos – ponto e vírgula – vírgula

    c) vírgula – dois-pontos – ponto e vírgula - reticências

    d) dois-pontos – reticências – vírgula – ponto e vírgula

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFLa – MG) Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:

    “Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.”

    (Lourenço Diaféria)

    a) Separar o aposto.

    b) Separar o vocativo.

    c) Separar orações coordenadas assindéticas.

    d) Separar oração subordinada adverbial da oração principal.

    e) Separar palavras com a mesma função sintática.

    ver resposta


  • Questão 3

    Assinale a sequência que indica as frases corretamente pontuadas:

    I. A criança impaciente espera no consultório médico.

    II. A criança, impaciente, espera no consultório médico.

    III. A criança, impaciente espera, no consultório médico.

    IV. Impaciente, a criança espera no consultório médico.

    V. A criança espera impaciente, no consultório médico.

    a) III e IV.

    b) I, III e IV.

    c) I, II e IV.

    d) II e IV.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Fuvest-SP) Escolha a alternativa em que o texto é apresentado com a pontuação mais adequada:

    a) Depois que há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e — quanto... o número de ratos.

    b) Depois que há algumas gerações o arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de ratos.

    c) Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou — e quanto! — o número de ratos.

    d) Depois que há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias — não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto — o número de ratos.

    e) Depois que, há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de ratos!

    ver resposta


  • Questão 5

    Escolha a alternativa em que a oração está pontuada adequadamente:

    a) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.

    b) Os amigos, conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos, o melhor jogador que já conheceram.

    c) Os amigos conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.

    d) Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se, de Marcos, o melhor jogador que já conheceram.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “a”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “e”. Palavras de mesma função sintática são separadas por vírgula se não vierem unidas por eou e nem. Essas palavras podem ser sujeito, predicado, adjunto adverbial e adnominal, substantivo, vocativo, aposto etc.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “c”. As frases de número I, II e IV estão corretas. Na frase I, não se deve separar o substantivo de seu adjetivo (criança impaciente). Na frase II, a vírgula está sendo empregada para isolar o aposto, no caso, o termo impaciente. Na frase IV, a vírgula está sendo empregada para isolar um adjunto adverbial deslocado impaciente.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “c”. Essa alternativa, além de empregar adequadamente a vírgula, é a única que preserva os efeitos de sentido pretendidos pelo autor.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “b”. Em ambas as situações a vírgula está sendo empregada para separar o aposto, circunstância em que seu uso é obrigatório.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas