Você está aqui Exercícios Exercícios de Gramática Exercícios sobre dialetos e registros

Exercícios sobre dialetos e registros

Estes exercícios sobre dialetos e registros abordam a importância de se compreender e respeitar as variedades linguísticas do português.

  • Questão 1

    UFTM - 2013

    Os dialetos estão relacionados às variedades linguísticas próprias de uma região ou território
    Os dialetos estão relacionados às variedades linguísticas próprias de uma região ou território

    Sobre a tira, analise as afirmativas.

    I - Pode-se identificar, no último quadrinho, a fala de um nordestino, exemplo de variedade linguística regional.

    II - É apresentada uma visão estereotipada de uma fala que suprime, quase sempre, as sílabas finais das palavras.

    III - A fala no último quadrinho retoma o exemplo dado no terceiro quadrinho, tornando-se mais inteligível.

    IV - O produtor da tira usou seu conhecimento das variedades linguísticas existentes entre as regiões do país para produzir efeitos de humor.

    Estão corretas as afirmativas

    a) I, II e III, apenas.

    b) II, III e IV, apenas.

    c) I, III e IV, apenas.

    d) II e IV, apenas.

    e) I, II, III e IV. 

    ver resposta



  • Questão 2

    UFTM - 2013

    Sobre variedades e registros de linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

    a) Preconceito linguístico é o julgamento negativo dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.

    b) A maior ou menor proximidade entre os falantes faz com que usem variedades mais ou menos formais, denominadas registros de linguagem.

    c) Diferenças significativas nos aspectos fonológicos e morfossintáticos da língua marcam as variedades sociais, seja devido à escolaridade, à faixa etária ou ao sexo.

    d) Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio, que deve ser utilizada por todos da mesma comunidade.

    e) Gíria ou jargão é uma forma de linguagem baseada em vocabulário criado por um grupo social e serve de emblema para os membros do grupo, distinguindo-os dos demais falantes da língua.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre os dialetos, é incorreto afirmar:

    a) Dialeto é a designação para variedades linguísticas, que podem ser regionais ou sociais.

    b) Os dialetos também estão associados à idade dos falantes, sexo, nível de exposição aos saberes convencionais e à própria evolução histórica da língua.

    c) A discriminação do dialeto das classes populares é geralmente baseada no conceito de que essa classe, por não dominar a norma padrão de prestígio e usar seus próprios métodos para a realização da linguagem, “corrompe” a língua com esses “erros”.

    d) Os sotaques não podem ser confundidos com dialeto, pois o que caracteriza o sotaque é apenas a diferença de pronúncia dos falantes.

    e) O grau de formalidade em determinada situação comunicacional definirá qual dialeto será adotado: a norma culta ou a norma popular.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre os registros, é incorreto afirmar:

    a) Estão relacionados às variedades padrão e não padrão e obedecem às diferentes situações comunicacionais.

    b) A variedade padrão é a única correta, pois obedece às regras gramaticais. É aquela que conta com maior prestígio social e também a mais difundida entre as classes sociais mais abastadas.

    c) Cada situação requer do falante um comportamento linguístico específico: em uma entrevista de emprego, é desejável que se empregue a variedade padrão. Em ambientes menos formais, é compreensível que a variedade não padrão seja adotada.

    d) Na linguagem escrita, o registro pode ser literário, formal, informal ou pessoal.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “d”. A intenção do desenhista foi conferir efeito de humor ao dialeto “mineirês”, que é conhecido por suprimir as sílabas finais das palavras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”. Os dialetos e registros são fenômenos que comprovam na prática que não existe um modelo linguístico a ser seguido nas modalidades oral e escrita, visto que as idiossincrasias dos falantes devem ser respeitadas. Prestigiar apenas a norma culta em detrimento da norma popular apenas colabora com o preconceito linguístico, ideia equivocada que costuma incidir principalmente sobre os falantes socialmente oprimidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”. O grau de formalidade está relacionado aos registros, não aos dialetos. Os registros podem variar de acordo com o contexto comunicacional, levando o falante a adotar a variedade padrão ou a variedade não padrão.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “b”. Associar a variedade padrão ao status social dos falantes apenas reforça a ideia do preconceito linguístico, que julga inferior as variedades linguísticas encontradas entre grupos com menor prestígio social.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas