Você está aqui Exercícios Exercícios de Gramática Exercícios sobre denotação e conotação

Exercícios sobre denotação e conotação

Com estes exercícios sobre denotação e conotação, você testará seus conhecimentos sobre o sentido figurado e o sentido literal de palavras, expressões e frases.

  • Questão 1

    (FGV) “Minha memória não se desgrudava daquela cena e meu olhar apagava a paisagem ao meu redor.” Escreva a seguir as palavras dessa frase que têm sentido conotativo. Explique.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Fuvest) O filme Cazuza - O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências? Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não para”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

    Considere as seguintes afirmações:

    I. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.

    II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (...) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.

    III. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.

    Está correto o que se afirma em:

    a) I, somente

    b) I e II, somente

    c) II, somente

    d) II e III, somente

    e) I, II e III

    ver resposta


  • Questão 3

    Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:

    a) O vento acariciava meus cabelos.

    b) Minha vida é um livro aberto.

    c) Estou com uma fome de leão.

    d) A propaganda é a alma do negócio.

    e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

    ver resposta


  • Questão 4

    A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

    a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”

    b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

    c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”

    d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”

    e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Sentido conotativo é o sentido figurado. As palavras empregadas em sentido conotativo são: “Desgrudava” e “apagava”. As palavras acima, no contexto dado, não podem ser interpretadas em seu sentido literal, tal como se apresentam no dicionário, uma vez que não cabe no sentido literal a mente “desgrudar” e o olhar “apagar”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa D. “mordeu a vida com todos os dentes” não pode ser compreendido no sentido literal, uma vez que não é possível morder a vida.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa E.

    a) o vento não pode, literalmente, acariciar algo.

    b) não há como, literalmente, abrir a vida.

    c) se somos humanos, nossa fome não pode ser como a de um leão.

    d) “negócio” não tem alma.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa B. É possível que números sejam elementos que causem algo em alguém, visto que eles representam alguma situação; e essa situação pode ser ruim ou boa. Logo, é possível que os percentuais tenham causado o sentimento de inveja ao presidente.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas