Você está aqui Exercícios Exercícios de Gramática Exercícios sobre composição

Exercícios sobre composição

Com estes exercícios a respeito da composição, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os processos de formação das palavras da Língua Portuguesa.

  • Questão 1

    Assinale a alternativa cuja palavra tenha sido formada pelo processo de composição por justaposição:

    a) Planalto

    b) embora

    c) pernilongo

    d) beija-flor

    e) aguardente

    ver resposta



  • Questão 2

    Marque a alternativa em que haja palavras formadas apenas pelo processo de composição por aglutinação:

    a) amor-perfeito, passatempo

    b) bem-me-quer, girassol

    c) madrepérola, cachorro-quente

    d) guarda-roupas, pernilongo

    e) aguardente, planalto

    ver resposta


  • Questão 3

    Assinale a alternativa que corresponda ao conceito de composição por justaposição:

    a) Justaposição é o processo pelo qual se forma uma nova palavra por eliminação de parte de uma palavra existente, como em Floripa (Florianópolis).

    b) Justaposição é a combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica, como em pernalta (perna + alta).

    c) Justaposição é o processo de criação de novas palavras para atender às necessidades de expressão de seus falantes em contextos específicos, como em deletar (apagar parte/todo de um arquivo no computador/celular/tablet).

    d) Justaposição é o processo de utilização de palavras de outras línguas, que vão se incorporando à Língua Portuguesa em virtude do uso com o passar dos tempos, como em shopping (centro/mercado para se fazer compras).

    e) Justaposição é o processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica, ou seja, não há mudança nos fonemas originais, e cada radical mantém o seu acento tônico.

    ver resposta


  • Questão 4

    Marque a alternativa cujas palavras tenham sido compostas pelos processos de composição por justaposição e aglutinação, respectivamente:

    a) bacia, árvore

    b) igreja, capim

    c) orelha, vazio

    d) sabiá, cortina

    e) girassol, aguardente

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D: A palavra beija-flor é composta pelas palavras beija e flor, ou seja, ambas não sofrem alteração na sua forma fonológica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E: As palavras aguardente e planalto foram formadas pelo processo de composição por aglutinação, que consiste na combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E: Composição por justaposição é o processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas