Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre trabalho infantil no mundo

Exercícios sobre trabalho infantil no mundo

Para resolver esta lista de exercícios sobre trabalho infantil no mundo, você deve conhecer bem o tema.

  • Questão 1

    Sobre os aspectos históricos do trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:

    I) Do início das civilizações até a Idade Média, o trabalho realizado por crianças possuía essencialmente a função de ajudar a família nas atividades de subsistência, como a produção de alimentos.

    II) Durante o período do feudalismo, o trabalho infantil era explorado pelos mestres artesãos ou pelos senhores feudais e as atividades laborais infantis eram recompensadas com comida, moradia ou aprendizado de um novo ofício.

    III) Apenas com o início da Revolução Industrial a prática da utilização do trabalho de crianças foi interrompida. Para evitar acidentes de trabalho, as fábricas contavam somente com trabalhadores adultos.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I e III.

    b) I e II.

    c) II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa I.

    ver resposta



  • Questão 2

    Sobre as primeiras medidas para restringir o trabalho infantil na Europa, estão corretas as afirmativas, exceto:

    a) A Inglaterra implantou, no início do século XIX, a sua primeira lei de controle do trabalho infantil nas indústrias do país.

    b) Após a iniciativa inglesa, França e Alemanha passaram a também limitar as atividades laborais realizadas por crianças.

    c) Entre as medidas implantadas por alguns países europeus, estava o fim do trabalho infantil no período noturno.

    d) Embora algumas restrições tivessem sido impostas às empresas fabris, o castigo físico às crianças continuou sem previsão legal proibitiva e permaneceu como prática cotidiana nas fábricas.

    e) Uma das medidas mais importantes para garantir a segurança das crianças foi a redução da carga horária máxima de trabalho. Era comum que as crianças trabalhassem até 14 horas por dia. Nos momentos de exaustão física, ocorria grande parte dos acidentes.

    ver resposta


  • Questão 3

    A respeito das implicações que envolvem o trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:

    I) O trabalho na infância impossibilita o convívio com outras crianças e o desenvolvimento de atividades próprias da idade, como brincar e estudar, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento social e educacional.

    II) Crianças que trabalham ficam suscetíveis a acidentes, lesões e doenças.

    III) A evasão escolar é, em muitos casos, provocada pelo ingresso de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Desses precoces trabalhadores, poucos retornam para a escola, comprometendo também a sua evolução profissional.

    IV) A criança que começa a trabalhar cedo atinge uma maturidade e estabilidade emocionais que perdurarão por toda a vida, pois começam desde cedo a compreender sua responsabilidade no mundo e o papel que devem desempenhar na sociedade.

    Assinale a alternativa correta:

    a) F, V, V, F

    b) V, V, V, F

    c) F, V, F, V

    d) V, V, F, F

    e) V, F, F, F

    ver resposta


  • Questão 4

    As reivindicações da sociedade civil e organizações para a proteção das crianças têm obtido resultados positivos no que se refere à redução do trabalho infantil. Entretanto, ainda persistem as práticas de utilização da mão de obra de crianças. Sobre esse tema, estão corretas as proposições abaixo, exceto:

    a) Nos grandes centros urbanos, é habitual encontrar crianças e adolescentes trabalhando como engraxates, flanelinhas, guardadores e lavadores de carros, vendedores, malabaristas, distribuidores de panfletos em semáforos, catadores de latinhas, em lixões etc.

    b) Ainda é comum a ocorrência de crianças desenvolvendo serviços domésticos remunerados ou em suas próprias casas ou nas residências de seus patrões.

    c) No ambiente rural, também é frequente o uso da mão de obra infantil para a realização de atividades laborais em pequenas propriedades agrícolas.

    d) O trabalho das crianças nos grandes centros urbanos é, sem dúvida, muito mais seguro para as crianças e adolescentes que exercem alguma atividade remunerada. Os locais onde habitualmente trabalham não oferecem tantas possibilidades de acidentes e doenças como ocorre no ambiente rural.

    e) Milhões de crianças ainda trabalham em todo o mundo, e um número significativo desempenha funções que colocam a sua saúde, segurança e o seu desenvolvimento em risco.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    A alternativa III está incorreta porque o início da Revolução Industrial marcou a intensificação da utilização da mão de obra infantil. Nas primeiras indústrias implantadas na Europa, era habitual a exploração da mão de obra infantil em razão de seu menor custo em comparação com a mão de obra masculina. Essa prática persistiu durante um período significativo, embora fosse comum a ocorrência de acidentes de trabalho e até mortes de crianças.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A letra D está incorreta porque uma das primeiras medidas impostas pela legislação inglesa, francesa e alemã era justamente a proibição dos castigos físicos no ambiente fabril.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A alternativa IV é falsa porque o trabalho infantil afeta o desenvolvimento emocional da criança, pois inviabiliza a vivência plena da infância, além das possíveis situações traumáticas e consequências de maus-tratos sofridos durante o desenvolvimento dessas atividades.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    O trabalho infantil nos grandes centros urbanos pode causar tanto ou mais impactos à saúde e probabilidades de acidentes que o trabalho rural. As condições em que as crianças trabalham na cidade são perigosas e insalubres, já que uma parte considerável trabalha no trânsito frenético das grandes cidades e em contato com o lixo, já que muitos trabalham como catadores de latinhas ou em lixões.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas