Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre teoria neomalthusiana

Exercícios sobre teoria neomalthusiana

É importante, na resolução destes exercícios sobre teoria neomalthusiana, ter a compreensão tanto do neomalthusianismo quanto do malthusianismo clássico, além de suas críticas.

  • Questão 1

    Assinale qual dos princípios a seguir não representa as premissas da teoria malthusiana:

    a) utilização de métodos contraceptivos para controle populacional.

    b) as populações humanas crescem em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética.

    c) a difusão de um “controle moral” na sociedade.

    d) controle no número de casamentos entre populações de baixa renda.

    ver resposta



  • Questão 2

    A teoria neomalthusiana representou a retomada de alguns dos ideais desenvolvidos por Thomas Malthus, sendo mais fortemente defendida a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial.

    O principal dos eventos históricos associado a essa ocorrência é:

    a) a transição demográfica

    b) o baby boom

    c) a redução das taxas de natalidade

    d) o processo de descolonização da África

    ver resposta


  • Questão 3

    A seguir, temos alguns exemplos de argumentos que podem ser utilizados como formas de contestação ao neomalthusianismo.

    I. A dinâmica demográfica vem revelando que o planeta não vem passando por uma explosão demográfica, mas sim por uma transição demográfica, com a queda nas taxas de mortalidade, que é posteriormente acompanhada pela diminuição da natalidade.

    II. O grande erro do neomalthusianismo é acreditar que os problemas sociais são causados pelo excesso populacional, quando, na verdade, são as desigualdades do sistema capitalista as responsáveis pela fome e miséria no mundo.

    III. A falha da perspectiva antinatalista encontra-se na ineficácia dos sistemas contraceptivos, que não são capazes de evitar o elevado número de nascimentos, sobretudo entre a população mais jovem.

    Dentre os raciocínios apresentados, qual(is) faz(em) parte das contestações utilizadas atualmente ao neomalthusianismo?

    a) somente a afirmativa I

    b) somente as afirmativas II e III

    c) somente as afirmativas I e II

    d) nenhuma das afirmativas

    e) todas as afirmativas

    ver resposta


  • Questão 4

    (FUVEST)

    As previsões catastrofistas dos “neomalthusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram, notadamente, porque:

    a) o processo de globalização permitiu o acesso voluntário e universal a meios contraceptivos eficazes, impactando, sobretudo, os países em desenvolvimento. b) a nova onda de “revolução verde”, propiciada pela introdução dos transgênicos, afastou a ameaça de fome epidêmica nos países mais pobres.

    c) as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.

    d) o estilo de vida consumista, maior responsável pela degradação dos recursos naturais, vem sendo superado desde a Conferência Rio-92.

    e) os fluxos migratórios de países pobres para aqueles ricos que têm crescimento vegetativo negativo compensaram a pressão sobre os recursos naturais.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Thomas Malthus, em suas teorias demográficas, acreditava no risco do crescimento desordenado das populações em relação à disponibilidade de alimentos. Por isso, ele defendia o controle moral da população de baixa renda, defendendo que os pobres não deveriam procriar ou se casar se não pudessem manter os seus filhos. Malthus também era contrário a métodos contraceptivos, em razão de sua formação religiosa.

    Alternativa correta: letra A.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Após o término da Segunda Guerra Mundial, houve um grande crescimento populacional em todo o mundo, que foi chamado de “baby boom”, o que gerou novas preocupações sobre a relação entre disponibilidade de recursos e o número de habitantes.

    Alternativa correta: letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    As principais contestações ao neomalthusianismo afirmam que, em primeiro lugar, o crescimento da população após a Segunda Guerra foi momentâneo e tratava-se de uma transição demográfica, e não de uma explosão de nascimentos. Em segundo lugar, muitos teóricos afirmam que os problemas de fome e miséria não ocorrem pela falta de alimentos, mas pela má distribuição de riquezas no mundo atual.

    Alternativa correta: letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    As previsões levantadas pelos neomalthusianos sobre os problemas gerados pelo excesso populacional não se confirmaram principalmente porque as relativas melhorias nas condições de vida das populações (incluindo educação), salvo em alguns países subdesenvolvidos, propiciaram a rápida redução das taxas de natalidade em todo o mundo.

    Alternativa correta: letra C.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas