Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre subdesenvolvimento

Exercícios sobre subdesenvolvimento

Com estes exercícios sobre subdesenvolvimento, você pode verificar e fixar seus conhecimentos sobre o tema.

  • Questão 1

    A respeito das características da dependência econômica que atinge os países no nível de subdesenvolvimento, julgue as proposições abaixo:

    I) A dependência econômica encontra-se no fato de que, historicamente, as nações mais pobres vivem da exportação de produtos primários, que, via de regra, possuem menor valor agregado que os produtos industrializados.

    II) A dependência econômica dos países subdesenvolvidos em relação aos que estão no topo do nível de desenvolvimento se dá essencialmente por fatores pontuais e internos. A história da construção da economia dos países subdesenvolvidos possui um peso insignificante. São nações que devem resolver seus problemas internos e, assim, estarão plenamente prontas para alcançar um nível econômico de dominação.

    III) O principal problema que envolve os países subdesenvolvidos é de ordem econômica, em que se observa uma elevada dependência desses para com outras nações, sobretudo aquelas consideradas desenvolvidas.

    IV) Nesse quadro de dependência econômica estão problemas relacionados com a concentração fundiária, que direciona os ganhos das exportações para os grandes latifundiários, propiciando a elevação da concentração de renda.

    V) A dependência expressa-se pela elevada dívida externa existente nos países periféricos. Em geral, parte das receitas adquiridas por esses países destina-se ao pagamento de dívidas para instituições financeiras – como o FMI e o Banco Mundial –, o que atrapalha na hora do uso da verba pública para investimentos sociais.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I, II, III e V.

    b) II, IV e V.

    c) I, II, III e V.

    d) I, III, IV e V.

    e) II, III, IV e V.

    ver resposta



  • Questão 2

    Não é correto afirmar que o subdesenvolvimento é uma ausência de desenvolvimento, mas, sim, a incompletude deste. Dessa forma, existem alguns critérios que definem se um país é ou não é subdesenvolvido. As afirmativas abaixo correspondem a esses critérios, exceto:

    a) Problemas sociais.

    b) Expectativa de vida elevada.

    c) Baixos índices de industrialização.

    d) Dependência econômica e tecnológica.

    e) Problemas com infraestrutura.

    ver resposta


  • Questão 3

    Essa questão é recorrente aos problemas relacionados à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países periféricos exportam matérias-primas e produtos industrializados de baixa tecnologia e importam produtos tecnológicos ou sistemas de tecnologia, geralmente vinculados à instalação de grandes empresas multinacionais.”

    A que característica dos países subdesenvolvidos faz referência o fragmento acima?

    a) Dependência econômica

    b) Problemas em infraestrutura

    c) Baixos índices de industrialização

    d) Dependência tecnológica

    e) Problemas sociais

    ver resposta


  • Questão 4

    Uma das características mais expressivas e preocupantes do subdesenvolvimento são os chamados problemas sociais, que resultam de processos históricos e da dependência em relação aos países que detêm o domínio econômico. A respeito dessa característica, avalie as questões abaixo:

    I) Há cada vez mais capital sendo acumulado por cada vez menos pessoas, tanto em termos de finanças quanto em termos de posses urbanas e rurais. Tal fator é um agravo às condições de miséria, fome e baixa capacidade produtiva de uma dada região ou território.

    II) Outro fator que agrava os problemas sociais é a grande disparidade econômica atualmente existente. Os países subdesenvolvidos, por questões principalmente políticas, não promovem uma distribuição de renda em suas economias internas.

    III) Os países subdesenvolvidos passaram por processos de industrialização e urbanização tardios, ou seja, ocorreram apenas recentemente e fazem com que os países pobres sofram com problemas urbanos que os países desenvolvidos tiverem de enfrentar nos séculos XVIII, XIX e XX.

    IV) Os problemas sociais nos países subdesenvolvidos são integralmente resultados de políticas públicas ineficientes e da má gestão dos recursos financeiros por parte dos representantes da sociedade no Legislativo e Executivo.

    V) Os problemas relacionados com a industrialização e urbanização tardias nos países subdesenvolvidos são amenizados pela grande capacidade financeira que esses países possuem para emancipar suas realidades.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I, II e V.

    b) II, IV e V.

    c) I, II e III.

    d) I, IV e V.

    e) I, III, IV e V.

    ver resposta


  • Questão 5

    Além de haver graves problemas internos, somados a perspectivas conservadoras das economias – como a preferência de centrar a economia na exportação de matéria-prima –, existem também fatores históricos que se tornaram o grande cerne para a condição de subdesenvolvimento que afeta a maior parte dos países. A respeito desses fatores históricos, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

    a) A primeira etapa da Revolução Industrial, que ocorreu simultaneamente em nações desenvolvidas e subdesenvolvidas, ocasionou uma paridade de condições na corrida pela emancipação econômica, o que deu condições para que os países pobres emergissem. Entretanto, por conta da má gestão dos recursos vindos da produção industrial, essa oportunidade não foi aproveitada.

    b) Quanto ao imperialismo, trata-se de uma continuação do colonialismo – ou do neocolonialismo, no caso dos países africanos –, em que territórios foram disputados e divididos, e áreas de influência até hoje são requisitadas.

    c) Durante o processo europeu de expansão marítimo-comercial, o capitalismo expandiu-se e a Divisão Internacional do Trabalho estabeleceu-se. As colônias forneciam produtos primários, como especiarias e materiais agropecuários, e as metrópoles produziam e exportavam produtos manufaturados e, posteriormente, industrializados.

    d) Essas ações, como as realizadas pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria e em outros períodos históricos, serviram para garantir que não houvesse uma emancipação econômica dos países pobres a fim de evitar um aumento da concorrência no mercado internacional.

    e) A exploração dos recursos e as grandes dívidas que as antigas colônias herdaram de suas metrópoles também estão na origem das condições de dependência econômica e de subdesenvolvimento.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    Os países subdesenvolvidos geralmente possuem um passado de exploração econômica, já que muitos deles foram colônias exploradas pelas atuais nações dominantes. Além disso, a dependência econômica encontra-se no fato de que, historicamente, as nações mais pobres vivem da exportação de produtos primários, que, via de regra, possuem menor valor agregado que os produtos industrializados.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    Expectativa de vida elevada é a estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo viva. Quando a expectativa de vida é elevada, significa que a qualidade de vida da população é boa. Isso é uma característica de países desenvolvidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    Dependência tecnológica: Os baixos índices de industrialização e a excessiva dependência econômica em relação à exportação de produtos primários propiciam também a elevação da dependência tecnológica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Os problemas sociais nos países subdesenvolvidos podem ser, em parte, resultado de políticas públicas ineficientes e má gestão dos recursos financeiros por parte dos representantes da sociedade no Legislativo e Executivo. Os problemas relacionados com a industrialização e urbanização tardias nos países subdesenvolvidos são agravados pela reduzida capacidade financeira que esses países possuem para emancipar suas realidades.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra A

    Essa alternativa está incorreta porque o processo de industrialização em muitos países subdesenvolvidos ocorreu tardiamente. Em alguns casos, aconteceu mais de 200 anos depois das nações pioneiras no processo de industrialização. Esse fator contribui para a perpetuação do subdesenvolvimento nos países pobres.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas