Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre sistemas agrícolas

Exercícios sobre sistemas agrícolas

Estes exercícios sobre sistemas agrícolas abordam questões referentes ao uso das diferentes técnicas no âmbito da produção do espaço geográfico do campo.

  • Questão 1

    No contexto da agricultura colonial brasileira, estabeleceram-se as chamadas plantations, caracterizadas pela monocultura, formação de latifúndios e produção voltada à exportação.

    Os sistemas de plantations são característicos

    a) de sistemas intensivos minifundiários

    b) de sistemas agrícolas tradicionais

    c) de sistemas agrícolas modernos

    d) de sistemas produtivos de curta duração

    e) de sistemas agroindustriais de massa

    ver resposta



  • Questão 2

    A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas.

    A classificação acima descrita opõe as técnicas agropecuárias:

    a) subdesenvolvida e desenvolvida

    b) primitiva e moderna

    c) familiar e latifundiária

    d) intensiva e extensiva

    e) tradicional e alternativa

    ver resposta


  • Questão 3

    “A mecanização no campo está modificando as relações de trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e algodão, agora está controlando máquina. (…) As vendas de máquinas agrícolas no país são um termômetro da transformação no campo. O número mais que dobrou nos últimos sete anos. Seja no cultivo para exportação ou para consumo nacional, as grandes lavouras de grãos – soja, milho e feijão – já são 100% mecanizadas”.

    CASTRO, M. Mecanização no campo muda as relações de trabalho. Estado de Minas, 14 jan. 2013. Disponível em: http://www.em.com.br. Acesso em: 29 maio de 2015.

    A introdução de sistemas agrícolas modernos e mecanizados no Brasil reverbera em uma transformação produtiva no campo e em um impacto socioespacial, que são, respectivamente:

    a) aumento da produtividade – subordinação das cidades ao campo

    b) concentração fundiária – redução da jornada de trabalho

    c) desemprego estrutural rural – aumento da urbanização

    d) qualificação da mão de obra – abrandamento da migração campo-cidade

    e) melhoria da qualidade produtiva – ruralização da economia

    ver resposta


  • Questão 4

    (UEL – 2006)

    O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos e privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões.

    Disponível em: “<www.agricultura.gov.br.>” Acesso em: 19 Jun. 2005.

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.

    I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.

    II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.

    III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.

    IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

    Estão corretas apenas as afirmativas:

    a) I e II.

    b) II e III.

    c) III e IV.

    d) I, II e IV.

    e) I, III e IV.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    As plantations, embora apresentem uma acentuada produtividade, são atividades monocultoras historicamente consolidadas no campo e que fazem uso de técnicas há muito tempo desenvolvidas, com elevado emprego de mão de obra, um traço característico dos sistemas agrícolas tradicionais.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A classificação do texto opõe sistemas agrícolas com duas características:

    Uma do tipo clássico, com uso de técnicas primitivas, baixa produtividade, ampla ocupação de terra e emprego de muitos trabalhadores. Esses aspectos são concernentes à agropecuária extensiva.

    Outra do tipo moderno, com uso de tecnologia, alta produtividade e técnicas mais avançadas, que são conceitos típicos da agropecuária intensiva.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A introdução de sistemas modernos por meio do processo de mecanização do campo reconfigura as relações de trabalho, pois acarreta a substituição dos camponeses por grandes maquinários, empregando menos mão de obra e gerando desemprego estrutural (permanente). Nesse conjunto, o processo de urbanização é acelerado via intensificação do êxodo rural.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    I. Verdadeiro – Com a não utilização de métodos mecanizados e produtos químicos, a agricultura orgânica utiliza mais mão de obra e pode associar-se ao sistema de agricultura familiar.

    II. Verdadeiro – Diferentemente do sistema agrícola tradicional, a agricultura orgânica vem encontrando uma maior perspectiva de crescimento e de mercado.

    III. Falso – O fato de a agricultura orgânica ter crescido não anula o debate sobre o uso dos agrotóxicos, uma vez que o emprego deles continua em alta, além de também estar se elevando o número de críticas direcionadas a eles.

    IV. Falso – A agricultura orgânica é praticável sim em pequenas propriedades, pois não demanda muitos gastos com fertilizantes, defensivos e técnicas de alta complexidade.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas