Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre segregação urbana

Exercícios sobre segregação urbana

Para resolver esta lista de exercícios sobre segregação urbana, você deve entender bem o processo de periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais no espaço das cidades.

  • Questão 1

    A respeito do fenômeno da segregação urbana, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

    a) A segregação socioespacial urbana ocorre em virtude de um conjunto de fatores sociais, econômicos, culturais, históricos e raciais no espaço das cidades.

    b) A marginalização de indivíduos ou grupos sociais nas cidades caracteriza o fenômeno da segregação socioespacial ou segregação urbana.

    c) A escolha das pessoas é fator preponderante para a periferização. Entre várias opções, a maior parte dos moradores opta por espaços como favelas por terem afinidade cultural.

    d) A formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão são exemplos comuns de materialização da segregação urbana.

    ver resposta



  • Questão 2

    A segregação urbana é consequência direta das relações sociais. Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir:

    I) A segregação urbana está relacionada a fatores sociais como o processo de divisão e luta de classes.

    II) Uma das características comuns aos espaços segregados é a ausência de infraestrutura, como saneamento básico, redes de água tratada e energia, segurança, rede de atendimento de saúde, escolas e creches.

    III) A ausência de equipamentos de lazer, transportes e educação relaciona-se diretamente com as características culturais dos habitantes de espaços segregados como as favelas.

    Estão incorretas as alternativas:

    a) I e III.

    b) I e II.

    c) II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa III.

    ver resposta


  • Questão 3

    São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:

    a) favelas

    b) condomínios fechados

    c) cortiços

    d) áreas de risco ocupadas

    e) loteamentos irregulares

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre as pessoas que ocupam as áreas de segregação urbana, assinale a alternativa incorreta:

    a) São indivíduos que, por uma série de fatores sociais e econômicos, recebem baixos salários, o que limita as opções de moradia.

    b) São grupos de pessoas que não possuem outra alternativa a não ser ocupar esses espaços sem infraestrutura.

    c) São pessoas que optam voluntariamente por residir nas áreas segregadas.

    d) São grupos sociais com poucas condições de renda.

    e) São indivíduos com baixa escolarização e ausência de formação profissional específica, que realizam trabalhos pouco especializados e, portanto, mal remunerados.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    A letra C está incorreta porque a periferização de indivíduos ou grupos sociais é um fenômeno provocado por fatores sociais, culturais, econômicos, históricos e raciais, que marginalizam uma população específica. Esse fenômeno não leva em conta a escolha das pessoas. Na maior parte das situações, eles veem-se obrigados a ocupar esses espaços por ser a única opção de moradia disponível.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    A segregação espacial e a marginalização das pessoas nas áreas urbanas é reflexo das relações sociais em uma escala mais ampliada. A desigualdade social e a luta e divisão de classes obriga a população mais pobre a ocupar as áreas mais afastadas e menos acessíveis dos centros urbanos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    Os condomínios fechados também podem ser considerados espaços de segregação urbana. Entretanto, são considerados fruto de uma segregação voluntária, também chamada de autossegregação, que é praticada por grupos com maior poder aquisitivo e que têm por objetivo afastar-se do inchaço das cidades.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Os grupos sociais que ocupam os espaços de segregação urbana involuntária são, em sua maioria, pessoas que não tiveram acesso à educação e formação profissional e que, portanto, recebem baixa remuneração. Essas condições obrigam os moradores a aceitarem residir em espaços sem infraestrutura, pois são apenas esses espaços que sua remuneração permite.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas