Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Revolução Verde

Exercícios sobre Revolução Verde

A Revolução verde é considerada uma aplicação das transformações ocorridas na indústria sobre o espaço rural, acarretando profundas transformações no campo.

  • Questão 1

     “Podemos dizer que a agropecuária moderna nasceu com a Revolução Industrial – ou seja, com a sociedade moderna – e a aplicação gradativa dos métodos industriais, em especial a mecanização e a produção em grande escala, no campo. Mas foi após a Segunda Guerra Mundial, especialmente nos anos 1960, que esse conceito de “agricultura moderna” passou a ser empregado com mais frequência. Ele se popularizou com a chamada revolução verde, aplicada a partir de 1966-1967 em diversos países […]”.

    VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.114.

    Assinale a alternativa que melhor define o conceito em destaque no texto:

    a) trata-se de um processo revolucionário manifesto no meio agrário e que teve como consequência a hegemonia da classe camponesa em países desenvolvidos.

    b) é o processo de modernização do campo, com a implantação de novas técnicas produtivas e científicas da produção agropecuária.

    c) relaciona-se com a dinâmica industrial, proporcionando a diminuição da agricultura para as atividades relacionadas com o setor secundário da economia.

    d) é a caracterização das novas estratégias de produção agrícola, marcadas pelo predomínio da mão de obra assalariada e pelo cultivo de produtos exclusivamente orgânicos.

    ver resposta



  • Questão 2

    (ENEM)

    Charge sobre os alimentos transgênicos
    Charge sobre os alimentos transgênicos

    Na charge, faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

    a) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.

    b) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.

    c) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.

    d) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.

    e) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

    ver resposta


  • Questão 3

    (IFG)

    A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

    Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.

    a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.

    b) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.

    c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.

    d) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.

    e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.

    ver resposta


  • Questão 4

    A revolução verde, depois de manifestar a sua ocorrência no mundo desenvolvido, passou também a se disseminar nos países do Sul, provocando profundas alterações no espaço geográfico dos territórios de economias periféricas. No caso do Brasil, um dos efeitos dessa modernização do campo foi:

    a) a implantação de novos sistemas de cooperativas familiares, que se disseminaram por todo o território.

    b) o gerenciamento da questão fundiária por parte do poder público, que implantou reformas de controle da expansão dos maquinários no espaço rural.

    c) o avanço da fronteira agrícola e a ocupação massiva das áreas do bioma Cerrado.

    d) a desestruturação dos latifúndios, que se extinguiram na incapacidade de se competir com os pequenos produtores dotados de novas tecnologias.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A revolução verde é o processo de mecanização e modernização do meio agrário, com a implantação de maquinários de elevada tecnologia – que passam a substituir a massa de trabalhadores no campo – e de técnicas científicas para a melhoria dos sistemas de cultivo, como a biotecnologia.

    Portanto, a alternativa correta é a letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Uma das consequências da revolução verde é a elaboração de sistemas de biotecnologia que favoreceu a criação dos alimentos transgênicos. Esses produtos, ao contrário daqueles de origem orgânica, possuem certas características que os tornam mais viáveis economicamente para os produtores. No entanto, os pequenos proprietários não possuem condições de implantação desses sistemas, o que contribui para a elevação da concentração de terras e manutenção das desigualdades sociais, além da expansão das áreas agricultáveis, graças ao aumento das técnicas de utilização e aproveitamento dos solos. Essa lógica releva a contradição expressa na charge, em que os transgênicos viriam para melhorar as condições de miséria e fome, oferecendo mais alimentos, quando, na verdade, proporcionam o crescimento das desigualdades fundiárias e econômicas.

    Alternativa correta: letra A.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Uma característica notória do processo de revolução verde foi a elevação de pesticidas e agrotóxicos para o combate e controle de pragas na produção agrícola, além de novas técnicas de adubação e fertilização.

    Alternativa correta: letra A.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    No Brasil, um dos principais efeitos da revolução verde foi o avanço da fronteira agrícola. Isso porque algumas regiões, que antes apresentavam condições pouco propícias para a agricultura – como o Cerrado, cuja acidez do solo era elevada –, passaram a ser agricultáveis com a implantação de novas técnicas de correção produtiva. Isso favoreceu uma maior ocupação do meio rural pela agropecuária e a elevação do poder dos latifundiários no país.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas