Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Revolução técnico-científica-informacional

Estes exercícios sobre Revolução técnico-científica-informacional abordam as transformações tecnológicas do capitalismo atual.

Questão 1

Produção fabril de automóveis
Produção fabril de automóveis

A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:

a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.

b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.

c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.

d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.

e) a inclusão social através da inserção das camadas mais pobres na produção de sistemas sofisticados de produção industrial.

Questão 2

Com a emergência da Terceira Revolução Industrial, os processos produtivos transformaram-se, o que propiciou a ocorrência de profundas alterações no mundo do trabalho. Um dos efeitos da Revolução técnico-científica informacional no sistema trabalhista, de um modo geral, foi:

a) O fortalecimento dos sindicatos

b) A implantação de tarefas mecânicas e repetitivas

c) Maior oferta de mão de obra no setor terciário

d) Diminuição dos empregos informais

e) Menor necessidade de qualificação técnica do trabalhador

Questão 3

Do ponto de vista socioeconômico, ideológico e estrutural, a Revolução técnico-científica-informacional também apresenta as suas inter-relações. Assinale o conceito que NÃO apresenta ligações ou estímulos à Terceira Revolução Industrial.

a) Neoliberalismo

b) Toyotismo

c) Globalização

d) Compressão espaço-temporal

e) Estatização

Questão 4

(UFSCAR)

A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as.

I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.

II. Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.

III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.

IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I e III, apenas.

e) II e IV, apenas.

Respostas

Resposta Questão 1

Um dos principais aspectos da produção na Terceira Revolução Industrial é a automatização das fábricas, que passam a empregar menos trabalhadores, com uma maior necessidade de mão de obra qualificada. Nesse ínterim, não há perspectiva de aumento do mercado consumidor, mas controlar a produção de acordo com a demanda.

Alternativa correta: letra D.

Resposta Questão 2

A Terceira Revolução Industrial foi responsável pela inserção de tecnologias informacionais no processo produtivo, o que passou a exigir uma menor quantidade de mão de obra nos setores primário e secundário, deslocando-a para os serviços e o comércio. Além disso, os sindicatos tiveram certo enfraquecimento e a informalidade cresceu.

Alternativa correta: letra C.

Resposta Questão 3

O advento da Terceira Revolução Industrial liga-se à emergência de novos paradigmas nos processos produtivos (toyotismo e produção flexível), no campo econômico e ideológico (neoliberalismo e Estado mínimo) e nas relações estruturais e sistêmicas (globalização e diminuição relativa do espaço e do tempo). Isso propiciou o enfraquecimento mundial de perspectivas que visem à intervenção plena do Estado na economia e na sociedade, embora tal composição ainda exista.

Alternativa correta: letra E.

Resposta Questão 4

I. Verdadeiro – A melhoria das técnicas nos sistemas de transporte e informação articulou a formação de espacialidades constituídas em redes geográficas através da descentralização dos serviços e da não fixação permanente das atividades.

II. Falso – As inovações tecnológicas não atingem homogeneamente todos os lugares, o que está relacionado com as desigualdades nos acessos aos espaços e suas constituições.

III. Verdadeiro – Há em curso uma intensificação nas relações comerciais e políticas em todo o mundo, o que se percebe pelo aparente “encurtamento” das distâncias.

IV. Falso – Apesar da emergência de novos atores no contexto internacional, como os BRICS, ainda é grande a diferença entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido.


Leia o artigo