Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre regiões metropolitanas

Exercícios sobre regiões metropolitanas

Estes exercícios sobre regiões metropolitanas abordam, principalmente, o papel estrutural dessas localidades na economia do território brasileiro.

  • Questão 1

    “É de se destacar que, na maioria das vezes, as Regiões Metropolitanas surgem como polos de atividades econômicas, ou seja, como ponto de localização concentrada de atividades dentro de um núcleo urbanizado condicionante de todo o comportamento econômico na região, visto que a sua expansão gera fluxos do exterior para o centro e do centro para o exterior”.

    GUIMARÃES, N. A. Regiões metropolitanas: aspectos jurídicos. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/planodiretor. Acesso em: 07 ago. 2015.

    Sob o ponto de vista econômico e, principalmente, estrutural, o desenvolvimento de uma região metropolitana estrutura-se em um nível de expansão vetorial:

    a) do campo para o meio urbanizado

    b) da metrópole para as cidades-satélites

    c) das periferias para as centralidades

    d) do comércio popular para os setores burocráticos

    e) dos bairros especializados para as zonas residenciais

    ver resposta



  • Questão 2

    “Sorocaba será sede da quinta região metropolitana do Estado de São Paulo. O projeto de lei complementar que confere esse status à região formada também por outros 25 municípios foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira, 8, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) (…).

    Assim que o projeto for sancionado, as ligações telefônicas interurbanas entre os municípios serão chamadas locais e o transporte intermunicipal poderá adotar o bilhete único. Com a lei, Sorocaba se soma às regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista”.

    TOMAZELA, J. M. Aprovada a criação da região metropolitana de Sorocaba. Revista Exame, 08 jun. 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil>. Acesso em: 07 ago. 2015.

    A iniciativa acima descrita foi elaborada com a intenção de:

    a) promover uma integração interurbana

    b) direcionar a migração para o interior

    c) acelerar o processo de metropolização

    d) ampliar a urbanização local

    e) captar investimentos estrangeiros

    ver resposta


  • Questão 3

    Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a criação de regiões metropolitanas no país, atualmente, obedece exclusivamente aos interesses e às motivações dos estados, já que não há legislação específica, em âmbito federal, que oriente e regule a questão.

    De acordo com a pesquisa, o fenômeno denominado de metropolização institucional intensificou-se a partir da segunda metade dos anos 90. Isso porque, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a criação das regiões metropolitanas deixou de ser feita pela União e passou a ser competência dos estados.

    Atualmente, o país conta com 37 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento, totalizando 482 municípios e o Distrito Federal. Em 1973, o país contabilizava oito regiões metropolitanas, que somavam 113 municípios. (…)

    Agência Brasil, 10 out. 2011. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil. Acesso em: 07 ago. 2015 (adaptado).

    A reportagem acima retrata uma problemática no processo de regulamentação das regiões metropolitanas no Brasil, que é:

    a) a busca por interesses privados na elaboração dos espaços oficiais

    b) a ausência de critério na regulamentação dessas áreas

    c) a intenção de reduzir os gastos com a máquina pública nessas cidades

    d) a institucionalização de áreas com vazios demográficos como urbanizadas

    e) o desrespeito à Constituição Federal quanto à demarcação hierárquica urbana

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem 2014)

    Mapa de deslocamento populacional da Região Metropolitana de Belo Horizonte
    Mapa de deslocamento populacional da Região Metropolitana de Belo Horizonte

    Nota: O saldo considera apenas as pessoas que se deslocavam para o trabalho e retornavam aos seus municípios diariamente.

    BRASIL. IBGE. (adaptado). Atlas do censo demográfico 2010.

    O fluxo migratório representado está associado ao processo de

    a) fuga de áreas degradadas.

    b) inversão da hierarquia urbana.

    c) busca por amenidades ambientais.

    d) conurbação entre municípios contíguos.

    e) desconcentração dos investimentos produtivos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O desenvolvimento de uma região metropolitana efetua-se a partir de uma cidade central e mais desenvolvida – em muitos casos, a metrópole –, urbanizando e estruturando-se em direção às suas cidades-satélites, que efetuam seu desenvolvimento a partir dessa dinâmica.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A criação de regiões metropolitanas, embora nem sempre apresente tal resultado, é efetuada para interligar os sistemas estruturais de cidades circunvizinhas, como rede de transportes públicos, vias de acessos, linhas de comunicação, entre outros.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na reportagem citada no enunciado da questão, registra-se um estudo do Ipea que afirma que a criação das regiões metropolitanas passou a obedecer à vontade dos estados, que o fazem por interesses diversos, como a captação de recursos. Com isso, a noção do estabelecimento de uma região metropolitana deixa de ser geográfica e econômica para tornar-se meramente burocrática, representando uma perda de critério na delimitação dessas áreas.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    No processo de urbanização, a formação de muitas regiões metropolitanas está ligada ao processo de dependência das cidades-satélites em relação às regiões centrais. No caso de Belo Horizonte, isso está evidente no mapa por meio da representação da migração pendular, em que boa parte da população das cidades vizinhas migra diariamente para a capital mineira. Esse fluxo migratório é possibilitado pela interligação entre essas cidades, que se materializa pela conurbação entre elas (junção do espaço urbano).

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas