Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre reforma agrária

Exercícios sobre reforma agrária

Grande parte dos exercícios de vestibulares abordam a questão da reforma agrária, sobretudo no território brasileiro.

  • Questão 1

    Trabalhadores rurais ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf) fazem uma manifestação na Esplanada dos Ministérios desde as 9h30 desta quarta-feira (20). Eles reivindicam a implementação da reforma agrária e de melhorias no campo. (…)

    O secretário de formação e organização social da Contag, Jurassi Souto, afirmou que os trabalhadores rurais lutam também pela segurança no trabalho, pela geração de emprego no campo e a fiscalização nas empresas. "A reforma agrária no Brasil é fundamental para a geração de empregos e na venda e produção de alimentos", disse. "Precisamos avançar e não retroceder."

    G1 – Distrito Federal, 20 mai. 2015. Adaptado

    O argumento em favor da reforma agrária associa a sua implementação ao aumento da produção de alimentos por intermédio:

    a) da ocupação de latifúndios não produtivos.

    b) do controle do Estado sobre a produção agrícola.

    c) da redução da produção para o mercado externo.

    d) da obrigatoriedade em produzir grãos em terras doadas.

    e) do combate ao desperdício em propriedades rurais.

    ver resposta



  • Questão 2

    “Não deixa de causar certo desconforto, entre aqueles que têm se dedicado ao estudo das transformações no mundo rural, estarmos aqui reunidos, em pleno século XXI, para falar de reforma agrária, uma questão que já deveria ter sido resolvida no Brasil desde a segunda metade do século XIX. Entretanto, por fazer parte da realidade atual, como uma questão importante a ser tratada – embora, muitos dos que a defendiam no passado recente não mais pensem assim – não podemos e nem temos o direito de ignorá-la, pelo significado que ela encerra, seja do ponto de vista sócio-econômico, seja da dimensão política que lhe é inerente”.

    (LOPES, E. S. A. A Reforma Agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? Fundação Joaquim Nabuco. Acesso em: 22 maio de 2015.)

    A justificativa principal para a defesa da reforma agrária no Brasil assenta-se na existência, no espaço rural do país,

    a) da defasagem dos impostos rurais.

    b) do declínio no êxodo rural atual.

    c) da concentração fundiária.

    d) do decréscimo produtivo agrícola.

    e) da importância dos movimentos sociais do campo.

    ver resposta


  • Questão 3

    Entre os efeitos de uma eventual realização da reforma agrária no espaço geográfico brasileiro, podemos assinalar corretamente, exceto:

    a) desconcentração das posses rurais.

    b) contenção do êxodo rural.

    c) expansão da agricultura familiar.

    d) extinção dos minifúndios.

    e) diversificação da produção.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem/2009) A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período e o número de mortes ocorridas nessas lutas.

    Brasil — Vítimas fatais de conflitos ocorridos no campo 1985-1996. Fonte: Comissão Pastoral da Terra — CPT

    Mapa dos conflitos no campo no Brasil
    Mapa dos conflitos no campo no Brasil

    OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Revista Estudos Avançados. Vol. 15, n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.

    Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região

    a) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.

    b) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.

    c) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.

    d) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.

    e) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A relação entre reforma agrária e produção de alimentos geralmente está associada à premissa de que a distribuição de terras deve ser efetuada, sobretudo, pela desapropriação de propriedades em que não há produtividade, onde não há o cumprimento da “função social da Terra”, prevista na Constituição. Assim, as pequenas propriedades resultantes dessa distribuição privilegiariam a chamada “cultura do pobre”, com ênfase em alimentos para abastecimento do mercado interno.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O principal argumento em defesa da execução da reforma agrária no Brasil é a existência de uma elevada concentração fundiária, construída a partir de constituições históricas.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Os efeitos esperados de uma reforma agrária ampla no Brasil seriam: a redução da concentração de terras, a diminuição do êxodo rural ou até um aumento substancial da população do campo, aumento das práticas da agricultura familiar e orgânica, a diversificação dos tipos de culturas produzidos pelas monoculturas, proliferação de pequenas propriedades, entre outros.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    No contexto da luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil, os conflitos no campo ainda são bastante presentes. No mapa fornecido pela questão, é possível observar a maior ocorrência de assassinatos no meio rural nas áreas limítrofes entre as regiões Norte e Nordeste, sobretudo na área do “Bico do Papagaio”, como é conhecida a área situada entre o Pará, o Maranhão e o Tocantins.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas