Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre recursos naturais

Exercícios sobre recursos naturais

Estes exercícios sobre recursos naturais abordam questões sobre os elementos renováveis e não renováveis utilizados economicamente pelas atividades humanas.

  • Questão 1

    Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.

    Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.

    Coluna 01

    (1) Recursos Renováveis

    (2) Recursos Não Renováveis

    Coluna 02

    ( ) ouro

    ( ) diamante

    ( ) solo

    ( ) água

    ( ) vegetais

    ( ) luz solar

    ( ) petróleo

    ( ) florestas

    ver resposta



  • Questão 2

    Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia.

    O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:

    a) Alumínio

    b) Petróleo

    c) Ouro

    d) Biomassa

    e) Carvão Mineral

    ver resposta


  • Questão 3

    Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014

    A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.

    Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera [...].

    De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

    (Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).

    Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:

    a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.

    b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.

    c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.

    d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.

    e) Deixar de produzir mercadorias fabricadas com recursos não renováveis.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UEL - adaptada)

    "Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado."

    (Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

    a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

    b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

    c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

    d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

    e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    São recursos renováveis aqueles que não se esgotam rapidamente, apresentando capacidade de renovação, tais como o solo, a água, o sol, os vegetais e as florestas.

    São recursos não renováveis aqueles que são considerados finitos, ou seja, que se esgotarão à medida que forem explorados. Exemplos: minerais em geral (ouro, prata, cobre etc.), petróleo, entre outros.

    Portanto, a sequência correta é:

    (2) ouro

    (2) diamante

    (1) solo

    (1) água

    (1) vegetais

    (1) luz solar

    (2) petróleo

    (1) florestas

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O recurso natural esgotável utilizado como matéria-prima do plástico e de outros produtos e também empregado como fonte de energia (combustível) é o petróleo, que poderá tornar-se cada vez mais escasso nos próximos tempos.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas