Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Projeções Cartográficas

Exercícios sobre Projeções Cartográficas

As projeções cartográficas são uma forma de se representar o mundo em um planisfério, dispondo dos mais diversos métodos e técnicas para isso.

  • Questão 1

    (UNICAMP) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

    Mapa com a Projeção de Mercator
    Mapa com a Projeção de Mercator

    É possível afirmar que, nesta projeção:

    a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

    b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

    c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

    d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UESC) Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:

    a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.

    b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos.

    c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.

    d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.

    e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

    ver resposta


  • Questão 3

    A controvérsia de Peters

    O chamado ‘planisfério de Peters’ foi apresentado em 1973 como uma grande novidade e tornou-se mundialmente conhecido dez anos depois com a publicação de um livro no qual Peters a sustentava com base em argumentos políticos sobre a luta pela igualdade entre os povos. Esses argumentos causaram pouco impacto entre os cartógrafos, que insistiram no fato de que não existe uma projeção mais ‘verdadeira’, apenas projeções úteis para diferentes finalidades”.

    MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.19

    Considerando o texto acima, é possível concluir que não há como produzir uma projeção cartográfica que não possua distorções. No entanto, conforme os tipos de alterações realizadas, essas projeções são classificadas em três tipos diferentes. Correlacione a primeira coluna, que representa esses tipos, com as suas características e, por fim, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    COLUNA 01

    I. Projeções equivalentes

    II. Projeções conformes

    III. Projeções afiláticas

    COLUNA 02

    a) distorcem as formas e as áreas das regiões dos mapas

    b) mantêm as formas e distorcem as áreas dos continentes

    c) mantêm as áreas e distorcem as formas dos continentes

    A alternativa que apresenta a correta enumeração da coluna com base na primeira é:

    a) I, II, III

    b) II, III, I

    c) I, III, II

    d) III, II, I

    e) III, I, II

    ver resposta


  • Questão 4

    Caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da:

    a) Projeção Cônica

    b) Projeção Cilíndrica

    c) Projeção Azimutal

    d) Projeção Equatorial

    e) Projeção Circular

    ver resposta


  • Questão 5

    Observe a figura a seguir e responda ao que se pede:

    Mapa construído com pontos de tangência
    Mapa construído com pontos de tangência

    I) Qual o tipo de projeção utilizada na produção desse mapa?

    II) Assinale a alternativa que apresenta o fator que poderia ser melhor representado no mapa.

    a) Frentes de ataque da Guerra de Secessão nos Estados Unidos (1861-1865)

    b) Divisão política em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos

    c) Países envolvidos na Guerra das Malvinas (1982)

    d) Principais potências econômicas da Guerra Fria

    e) Divisão política da Antártida.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    a) Incorreta – há o aumento das massas continentais apenas no hemisfério norte.

    b) Correta – na projeção de Mercator, o fato de os paralelos e meridianos formarem um ângulo de 90º é a maior distorção das regiões mais próximas aos polos e a menor distorção nas regiões próximas à Linha do Equador.

    c) Incorreta – existem grandes distorções nessa projeção no que se refere ao tamanho das massas continentais.

    d) Incorreta – o fato de os paralelos e meridianos, nessa projeção, formarem ângulos perfeitos é exatamente o fator responsável pelas deformações.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Incorreta – a projeção azimutal não pode ser considerada do tipo eurocêntrica, porque uma de suas características é a de apresentar menores distorções no centro selecionado na representação, que pode ser qualquer ponto da Terra.

    b) Incorreta – nas projeções cilíndricas, a exemplo da Projeção de Mercator, as distorções são maiores nos polos do que no Equador.

    c) Incorreta – toda projeção cartográfica apresenta distorções. As distorções na Projeção de Peters estão, principalmente, nas formas dos continentes, que aparentam estar mais “esticados”.

    d) Incorreta – as áreas representadas na projeção cônica costumam ser menos distorcidas nos paralelos centrais e mais distorcidas nas zonas periféricas do mapa. Sendo assim, seu uso é aconselhável em pequenas regiões ou, no máximo, em algumas áreas continentais.

    e) Correta – as projeções consistem justamente na transposição de algo tridimensional em algo bidimensional.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Afiláticas (III) - pois distorcem tanto as formas quanto as áreas dos continentes

    b) Conformes (II) - pois mantêm as formas e distorcem apenas as áreas

    c) Equivalentes (I) - pois distorcem apenas as formas e mantêm a proporção das áreas

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A projeção que se caracteriza por envolver o mundo em um cilindro em apresentá-lo em um plano, distorcendo mais os polos e menos o Equador é a projeção cilíndrica.

    Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    I. A projeção utilizada na produção desse mapa é a Projeção Azimutal, também chamada de Plana ou Polar, por apresentar um dos polos em seu centro.

    II.

    a) Incorreta – apesar de os Estados Unidos estarem presentes no mapa, sua área, à medida que vai se direcionando ao Sul, vai se distorcendo, o que dificulta um mapeamento com base nesse mapa, isso sem contar a questão da escala muito pequena no mapa para uma área limitada do globo terrestre.

    b) Incorreta – Não é possível utilizar o mapa para representar a divisão dos três mundos econômicos, divisão regional antigamente utilizada. Isso ocorre em virtude de a maioria dos países que compunham o antigo Terceiro Mundo não aparecer no mapa.

    c) Incorreta – A Guerra das Malvinas ocorreu na Ilha das Malvinas, localizada no Hemisfério Sul, próxima à Argentina. Ela não aparece nesse mapa.

    d) Correta – O mapa mostra a dimensão da proximidade territorial entre os dois principais países que se rivalizaram durante a Guerra Fria: Estados Unidos e União Soviética. Em um hipotético ataque aéreo de um país sobre o outro, fica nítido que o melhor percurso a ser realizado passaria pelo Polo Norte.

    e) Incorreta – Por ser um mapa que abrange apenas uma parte do Hemisfério Norte, não é possível observar a Antártida nele, pois essa se encontra no Hemisfério Sul.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas