Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre problemas urbanos

Exercícios sobre problemas urbanos

Estes exercícios sobre problemas urbanos abordam questões sociais e ambientais presentes nas grandes cidades.

  • Questão 1

    As cidades, sobretudo as mais populosas, sofrem com uma grande variedade de problemas. Entre os problemas ambientais vividos nas cidades e causados exclusivamente pelas práticas humanas, podemos considerar, EXCETO:

    a) a formação das ilhas de calor

    b) a contaminação do ar

    c) o fenômeno da inversão térmica

    d) o surgimento das erosões

    ver resposta



  • Questão 2

    “Os bairros da Chapada, Dom Pedro e Alvorada, na Zona Centro-Oeste, são 'ilhas de calor' na cidade por terem uma temperatura maior que a de regiões próximas. Nessas áreas de Manaus a temperatura chega a até oito graus acima das demais, revela o estudo denominado 'Ilhas de calor e saúde em Manaus: abordagem com geoprocessamento', feito pelo doutor em Etnobiologia e Biogeografia, Sylvain Desmoulière, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Amazônia. (…)”

    OSSAME, A. C. Bairros da Zona Centro-Oeste são ‘ilhas de calor’ em Manaus. A Crítica – Manaus. Disponível em: <Acrítica.uol>. Acesso em: 13 mar. 2015.

    Assinale a alternativa que indica os fatores potencialmente responsáveis pela existência das ilhas de calor nas grandes cidades:

    a) desmatamento, efeito estufa e aquecimento global.

    b) construção de prédios, asfaltamento e remoção da vegetação.

    c) poluição do ar, poluição sonora e poluição da água.

    d) aumento das áreas verdes, redução de edifícios e crescimento demográfico.

    ver resposta


  • Questão 3

     “A urbanização brasileira teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios. A velocidade com que se processou a urbanização no país criou algumas dificuldades para o poder público suprir o espaço das cidades, especialmente das grandes, com a infraestrutura urbana e os serviços sociais necessários ao bem-estar da população. Isso, evidentemente, é agravado em razão de as políticas de planejamento urbano estarem voltadas, prioritariamente, para as classes média e alta”.

    LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.513.

    As contradições presentes no processo de produção do espaço urbano brasileiro são muitas. Dentre os seus efeitos mais visíveis, podemos citar:

    I. A falta de moradia e favelização;

    II. A ausência de mobilidade urbana;

    III. Os elevados índices de violência;

    IV. A baixa especulação imobiliária;

    V. A pequena procura por transportes de massa;

    Estão corretas as afirmativas:

    a) I, II e IV

    b) II, III e V

    c) I, II e III

    d) III e IV e V

    e) I, IV e V

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem – 2011)

    O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

    BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

    O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

    a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

    b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

    c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

    d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

    e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alguns fatores relacionados com os problemas ambientais urbanos devem-se, única e exclusivamente, às práticas humanas, tais como as ilhas de calor, a contaminação do ar, as erosões em alguns espaços, entre outros. A inversão térmica, no entanto, é uma ocorrência natural que não é de causa exclusiva do ser humano, mas um problema intensificado por ele.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os fatores que indicam a formação das ilhas de calor são, necessariamente, intraurbanos, pois provocam um contraste na temperatura de algumas áreas em relação a outras mais ou menos próximas. Esses fatores envolvem a ação humana, que contribui para o aumento do calor (retirada da vegetação urbana, impermeabilização, etc.) e para a diminuição da circulação do ar (construção de prédios e edifícios em larga escala).

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    I – Verdadeiro – Uma das contradições mais visíveis nas cidades brasileiras é a falta de moradia, com o aumento de ocupações irregulares e favelas.

    II – Verdadeiro – A falta de mobilidade é fruto do crescimento rápido e desordenado, que dificulta a instalação de infraestruturas que beneficiem os deslocamentos.

    III – Verdadeiro – A grande violência nos centros urbanos é um dos problemas mais graves vivenciados no Brasil e expressa-se mais fortemente nas áreas periféricas.

    IV – Falso – A especulação imobiliária nas cidades brasileiras é muito alta, o que eleva o preço dos solos e dificulta a posse de terras e propriedades pelas famílias de baixa renda.

    V. – Falso – A procura de transportes de massa nas cidades é muito grande, em razão da elevada necessidade de deslocamento.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Falso – A reconstrução de rios não provoca a ocorrência de ilhas de calor, pois atua no sentido de preservar as condições naturais e ambientais.

    b) Falso – A reposição das áreas verdes contribui para o controle das temperaturas, e não para o aumento das ilhas de calor.

    c) Falso – O uso de materiais de reflexão no topo dos edifícios não provoca as ilhas de calor. O que contribui é a presença desses materiais em sua base.

    d) Verdadeiro – A impermeabilização dos solos faz com que a superfície aumente a absorção do calor, tornando o ambiente ao redor mais quente.

    e) Falso – o gerenciamento do tráfico por vias expressas não controla as ilhas de calor, pois não evita a emissão de poluentes e nem atua no sentido de controlar temperaturas.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas