Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre a Política dos 3Rs

Exercícios sobre a Política dos 3Rs

Para a resolução destes exercícios sobre a Política dos 3Rs, é preciso levar em consideração as ações de redução, reutilização e reciclagem em favor dos recursos naturais.

  • Questão 1

    O incentivo ao consumo é uma das principais características do sistema capitalista e gera emprego, renda e arrecadação de impostos. No entanto, o consumo de produtos industrializados está diretamente vinculado à geração de resíduos e ao uso dos recursos naturais. Pensando nisso, foi criada a política dos 3Rs.

    A respeito dessa política, avalie as proposições a seguir:

    I) Durante a Conferência da Terra em 1992, no Rio de Janeiro, foi proposta a Política dos 3Rs.

    II) A política dos 3Rs é apontada como a solução para a questão do lixo e do consumo de recursos naturais, uma vez que gradativamente cessará a produção de resíduos.

    III) Os 3Rs consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido. São ações que devem ser executadas exclusivamente por entidades da administração pública e órgãos governamentais.

    Estão corretas as alternativas:

    a) II e III.

    b) I e II.

    c) I e III.

    d) Apenas a alternativa I.

    e) Todas as alternativas.

    ver resposta



  • Questão 2

    A respeito das ações contempladas na política dos 3Rs, assinale a alternativa incorreta.

    a) A coleta seletiva nas residências, empresas, condomínios e cidades é de fundamental importância para a sistematização do processo de reciclagem.

    b) Doar revistas, jornais, livros, entre outros materiais de leitura, para escolas, creches ou instituições configura uma ação de reciclagem.

    c) Nas residências, pode-se optar por adquirir produtos mais resistentes e evitar ao máximo os produtos descartáveis para praticar o “R” de Reduzir.

    d) A política dos 3Rs é muito mais eficaz quando realizada de maneira articulada com as ações de redução de resíduos, a reutilização de materiais e a reciclagem dos produtos.

    e) O foco principal da política dos 3Rs é a redução do consumo e da utilização de produtos industrializados que gerem resíduos.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o fragmento a seguir para responder à questão:

    ARTESÃO EXPÕE PEÇAS FEITAS COM MATERIAIS REUTILIZADOS EM SANTARÉM

    Um artesão de Santarém, no oeste do Pará, que trabalha retirando materiais das ruas da cidade e transforma em mobílias está com uma exposição no Terminal Fluvial Turístico (TFT). O objetivo da exposição, segundo Eracildo dos Anjos, é mostrar que os materiais descartados por muitos podem ter outros fins que não são os lixões ou ruas do município. Anjos trabalha com os dois filhos e um irmão no ramo de reutilização há pelos menos 10 anos e ressalta que esse tipo de trabalho contribui para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. “É um trabalho muito fantástico ajudar o meio ambiente, a cidade e a sociedade limpando tudo. É uma coisa muito boa. Todo o ser humano deve fazer a sua parte para um meio ambiente mais limpo”.

    G1 [adaptado – acessado em 23 jan 2017]

    Na notícia acima, o trabalho do artesão é classificado como reutilização. No entanto, poderia ser reciclagem. Assinale abaixo a alternativa que melhor justifica essa opção.

    a) Seu trabalho retira materiais das ruas da cidade.

    b) Reciclagem consiste na transformação dos resíduos em novos produtos.

    c) O artesão contribui para deixar o meio ambiente mais limpo e mais saudável para todos.

    d) Os materiais que o artesão utiliza não são comprados no comércio ou na indústria.

    e) O trabalho do artesão minimiza a quantidade de resíduos que vão para o lixão.

    ver resposta


  • Questão 4

    ENEM 2012 [adaptado]

    Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

    Um exemplo de reciclagem é a utilização de

    a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

    b) latas de alumínio como material para fabricação de novas latas.

    c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

    d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

    e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    A política dos 3Rs busca minimizar ou frear a utilização de recursos naturais e a produção de lixo. Levando em conta a população mundial e o nível de consumo de produtos industrializados, é ainda impossível vislumbrar uma solução para a questão dos resíduos. Além disso, a política dos 3Rs não é exclusiva para os Estados, ao contrário, para que funcione de maneira efetiva, necessita da participação ativa dos cidadãos e das empresas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    Repassar para outras pessoas materiais de leitura é uma ação de reutilização, não de reciclagem, uma vez que no processo de reciclagem há a transformação do material ou resíduo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    O que caracteriza o processo de reciclagem é a transformação de resíduos que seriam descartados em novos produtos ou matérias-primas. O artesão descrito no fragmento da notícia utiliza materiais que seriam descartados e transforma-os em móveis, o que configura claramente o processo de reciclagem.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    A reciclagem consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas. Das alternativas acima listadas, apenas a letra B, que se refere às latas de alumínio que servem de material para a fabricação de novas latas, pode ser considerada reciclagem. Os processos citados nas demais alternativas são de reutilização e reaproveitamento de materiais e embalagens.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas