Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre a pobreza no Brasil

Exercícios sobre a pobreza no Brasil

Para resolver esta lista de exercícios sobre a pobreza no Brasil, você deve conhecer bem as causas desse problema que ainda afeta muitas pessoas no nosso país.

  • Questão 1

    O Brasil é um país subdesenvolvido e que ainda possui uma significativa quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Sobre os fatores que contribuem para a construção e permanência da pobreza no Brasil, assinale a alternativa incorreta:

    a) A pobreza no Brasil não é causada por um episódio único, sendo resultado de uma série de fatores históricos, sociais, conjunturais e políticos.

    b) O tipo de colonização ao qual o Brasil foi submetido no passado exerce influência até os dias atuais na distribuição da riqueza no país.

    c) Fatores históricos possuem influência insignificante na expressiva quantidade de pessoas que vivem na pobreza no Brasil. O principal fator reside em uma tradição cultural de desvalorização do trabalho. A maior parte dessas pessoas opta por não trabalhar, por comodismo ou escolha.

    d) O desenvolvimento tardio do país configura-se como uma das causas do quadro de pobreza brasileiro.

    e) A histórica dependência econômica que nosso país tem em relação às nações desenvolvidas e organismos financeiros internacionais agrava ainda mais a desigualdade social e a pobreza existentes no Brasil.

    ver resposta



  • Questão 2

    As pessoas consideradas em situação de extrema pobreza são assim classificadas de acordo com critérios estabelecidos por organismos internacionais. Sobre esse dado, avalie as proposições a seguir:

    I) O cálculo adotado pelo Brasil em 2011 define extrema pobreza como aquela em que o indivíduo recebe menos de 70 reais mensais, cerca de 2,3 reais por dia.

    II) Segundo a ONU e o Banco Mundial, as pessoas em situação de extrema pobreza são aquelas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia.

    III) Os critérios adotados pelo Governo brasileiro, ONU e Banco Mundial são muito distintos. Se adotada a medida internacional, teríamos no Brasil um número muito maior de pessoas classificadas em situação de extrema pobreza.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I e III.

    b) I e II.

    c) II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa I.

    ver resposta


  • Questão 3

    A respeito da distribuição das pessoas em situação de pobreza no país, assinale a alternativa correta.

    a) A pobreza está concentrada exclusivamente em estados da região norte e nordeste do país.

    b) Nas regiões sul, sudeste e litoral brasileiros, a questão da pobreza já foi superada, pois não há mais números significativos de pessoas em situação de pobreza.

    c) Praticamente todos os municípios brasileiros, principalmente as periferias dos grandes centros metropolitanos, contam com pessoas abaixo da linha da pobreza.

    d) A pobreza está concentrada em poucas cidades do país. Na maior parte dos municípios brasileiros, essa situação é inexistente.

    e) A maior parte das pessoas em situação de pobreza é encontrada em pequenas cidades e propriedades rurais isoladas.

    ver resposta


  • Questão 4

    Nos últimos anos, o país tem adotado políticas públicas para o combate à fome e à miséria no país. Entretanto, o foco principal dessas políticas tem sido um programa em que o Governo oferece subsídio para famílias em condições de pobreza ou miséria acentuada. Que programa é esse?

    a) PETI

    b) Bolsa Família

    c) Prouni

    d) Minha casa, minha vida

    e) Garantia safra

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    Os fatores históricos, como o tipo de colonização que o Brasil sofreu, os longos anos de escravização de grande parte da população e as desigualdades sociais existentes desde a chegada dos colonizadores europeus, são extremamente importantes para a análise da pobreza brasileira na atualidade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A extrema pobreza é calculada pelo Governo brasileiro de forma diferente do critério adotado pela ONU e Banco Mundial. Esse fato pode causar distorções na análise dos dados de diagnóstico e de superação desse quadro social.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    Embora com variações percentuais em relação ao número de pessoas em situação de pobreza, essa realidade ainda está presente na maior parte dos municípios brasileiros.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    O principal programa social do país, o Bolsa Família, criado em 2003, é uma política de transferência de renda. O programa sofre muitas críticas e polêmicas na esfera política e elogios por parte de sociólogos e economistas, já que gasta muito pouco (0,5% do PIB) e contribui substantivamente para a melhoria da qualidade vida.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas