Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre pobreza no Brasil

Estes exercícios sobre pobreza no Brasil vão ajudá-lo a testar seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados a esse problema que atinge milhões de brasileiros.

Questão 1

O conceito de pobreza não é unânime e envolve diferentes apontamentos. No que toca o viés qualitativo desse conceito, a pobreza pode ser definida como a

a) retração do volume de produtos adquiridos pelos indivíduos.

b) frequência diminuta de acesso apenas a formas de alimentação.

c) ocorrência de doenças frequentemente associadas à renda local.

d) ausência de condições de vida adequadas para uma população.

e) diminuição do poder de compra de uma classe mais abastada.

Questão 2

As alternativas abaixo apontam causas para a pobreza no Brasil, com exceção da

a) porcentagem elevada de trabalhadores informais.

b) insuficiência de políticas de geração de renda.

c) acentuação da concentração fundiária no país.

d) implementação de programas de renda mínima.

e) ausência de investimentos em ações educacionais.

Questão 3

Historicamente, a pobreza no Brasil deriva de vários fatores, como a acelerada urbanização do país, marcada pelo(a)

a) planejamento regional das zonas urbanas.

b) crescimento desordenado das periferias.

c) concretização do pleno emprego urbano.

d) desenvolvimento de programas sociais.

e) emprego de políticas de cunho ambiental.

Questão 4

Uma característica que perdura até a atualidade marca a pobreza entre a população brasileira. Trata-se da

a) ausência de salário-mínimo.

b) baixa expectativa de vida.

c) alta mortalidade infantil.

d) diminuta longevidade local.

e) elevada desigualdade social.

Questão 5

O meio rural brasileiro, em especial com o processo de modernização agrícola, vivenciou um fenômeno de empobrecimento ao longo do século XX, marcado pelo

a) estabelecimento de ações de reforma agrária.

b) desenvolvimento de projetos de renda.

c) uso de métodos arcaicos de cultivo agrícola.

d) emprego de agrotóxicos nas plantações.

e) crescimento do êxodo rural das populações.

Questão 6

As consequências da pobreza presente entre a população brasileira estão listadas nas alternativas abaixo. NÃO é uma consequência da pobreza no país:

a) a elevação da informalidade.

b) a ocorrência de doenças.

c) a maior expectativa de vida.

d) o aumento da violência.

e) o crescimento da desigualdade.

Questão 7

Qual das regiões brasileiras, dentre as listadas abaixo, apresenta o maior volume de indivíduos considerados pobres?

a) Norte.

b) Nordeste.

c) Centro-Oeste.

d) Sudeste.

e) Sul.

Questão 8

Assinale, dentre os estados listados abaixo, a unidade federativa brasileira que apresenta números significativos de população em extrema pobreza:

a) Rondônia.

b) Santa Catarina.

c) Maranhão.

d) Mato Grosso.

e) Tocantins.

Questão 9

(Cesmac 2019) Em algumas cidades, a arquitetura urbana moderna contrasta com a arquitetura antiga. Convivem, numa mesma paisagem, momentos históricos diferentes. Sobretudo em cidades dos países subdesenvolvidos, o moderno, sinônimo de riqueza, contrasta com a pobreza (falta de infraestrutura, cortiços etc.).

Adaptado de TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna.

Esse fenômeno referido no texto é corretamente denominado de:

a) Segregação espacial

b) Megalopolização.

c) Especulação urbana.

d) Geoecologização urbana.

e) Segregação étnica.

Questão 10

(Unemat 2017) “Existe um tipo de experiência vital — experiência de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida — que é compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo, hoje. Designarei esse conjunto de experiências como ‘modernidade’. Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor — mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos.”

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa em que a ideia de modernidade encontra-se materializada no Brasil.

a) A migração é um fenômeno cultural da modernidade brasileira que ganhou força nos últimos anos em função dos investimentos do agronegócio e do ecoturismo nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em função disso, os protagonistas desses fluxos garantiram para si melhores expectativas de vida e ascensão social.

b) As pesquisas científicas e as inovações tecnológicas compõem um conjunto de condições modernas que tem produzido a satisfação da vida humana, tornando acessíveis a todos os bens de consumo para produção da riqueza social e cultural, sobretudo com a recente popularização da tecnologia digital.

c) O tempo moderno transformou profundamente as relações entre as pessoas e o mundo ao qual pertencem quando a industrialização e a economia de consumo oportunizaram uma relativa ascensão social das populações periféricas, mas produziu os bolsões de pobreza típicos dos grandes centros urbanos brasileiros.

d) No tempo presente, o urbanismo confere às cidades brasileiras, sobretudo as de médio e grande porte, uma arquitetura capaz de acomodar espaços públicos e privados, nos quais as pessoas usufruem igualmente do acesso aos bens materiais e culturais indispensáveis à condição humana.

e) No Brasil, o progresso das ciências médicas teve como suporte os saberes populares das comunidades tradicionais, e, por isso, os profissionais de saúde não se opõem aos trabalhos de cooperação mútua nos tratamentos de várias doenças.

Questão 11

(Unicentro 2011) Os recursos naturais do Brasil são bastante diversificados. Atualmente, um dos que mais se destaca é o petróleo existente na camada pré-sal. Sobre essa riqueza natural, pode-se afirmar que a

a) exploração desse petróleo tornará o país a primeira potência energética do planeta.

b) reserva do pré-sal está localizada a dois mil metros de profundidade, no oceano, seu potencial é gigantesco e os custos de exploração plenamente compensáveis.

c) experiência da estatal Petrobras na exploração de petróleo em águas profundas garante ao país um grande desenvolvimento econômico sustentável.

d) distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal não garante a eliminação da pobreza no país.

e) Petrobras, por ser uma empresa exclusivamente de capital estatal, obriga o Governo Federal a beneficiar igualmente todos os estados brasileiros com os lucros da exploração do petróleo da camada pré-sal.

Questão 12

(Unir 2008) Sobre globalização e pobreza, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Para garantir o mínimo de condições de sobrevivência aos indivíduos, os países ricos difundiram os princípios do estado de bem-estar social.

b) A ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.

c) O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos.

d) IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida, escolaridade são índices utilizados para a classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) A desconcentração espacial da riqueza na economia internacional tem aumentado a equidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

A visão qualitativa de pobreza não aplica variáveis quantitativas, como renda, por exemplo, mas sim define que a pobreza é resultante, dentre outros fatores, da ausência de condições de vida adequadas para uma população.

Resposta Questão 2

Letra D

A implementação de programas de renda mínima é uma medida para diminuir os níveis de pobreza de uma determinada população.

Resposta Questão 3

Letra B

O crescimento desordenado das periferias, marcado pelo intenso êxodo rural e pela urbanização acelerada, é um dos motivadores da formação de bolsões de pobreza, especialmente nas grandes cidades brasileiras.

Resposta Questão 4

Letra E

A elevada desigualdade de renda entre a população brasileira é uma das principais características da pobreza presente no contexto nacional.

Resposta Questão 5

Letra E

O crescimento do êxodo populacional nas zonas rurais, marcado pela modernização do campo, provocou um crescimento desordenado dos centros urbanos e, por consequência, um aumento nos níveis de pobreza.

Resposta Questão 6

Letra C

A pobreza resulta em prejuízos econômicos, ambientais e de saúde de uma população, portanto impacta negativamente nas taxas de longevidade.

Resposta Questão 7

Letra B

A região Nordeste é a que apresenta os maiores números de pobreza absoluta e relativa dentre as grandes regiões geográficas brasileiras.

Resposta Questão 8

Letra C

O estado do Maranhão, assim como os demais estados nordestinos, apresenta indicadores de pobreza considerados elevados, inclusive de extrema pobreza.

Resposta Questão 9

Letra A

A segregação espacial é uma forma de distribuição espacial da pobreza, marcada pela acentuada desigualdade social e pelo aumento das áreas periféricas.

Resposta Questão 10

Letra C

Os fenômenos da modernidade, como a urbanização e a industrialização, apesar de provocarem melhorias na vida das populações em geral, também ocasionaram um aumento da pobreza localizada, especialmente pelo crescimento desordenado das cidades.

Resposta Questão 11

Letra D

O Brasil, apesar de ser um grande produtor de recursos minerais, como o petróleo, apresenta níveis elevados de pobreza, que exemplificam o cenário de desigualdade e vulnerabilidade social presente no país.

Resposta Questão 12

Letra E

A globalização, apesar de provocar diversos avanços econômicos, não contribuiu para o avanço da equidade no mundo, tendo inclusive aumentado alguns indicadores de desigualdade social.


Leia o artigo