Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre petróleo

Esta lista de exercícios medirá seus conhecimentos sobre o petróleo, um importante recurso natural que possui destaque mundial nos âmbitos político e econômico.

Questão 1

O petróleo é um combustível fóssil e não renovável. A sua origem está atrelada à

a) formação de grandes aquíferos subterrâneos.

b) decomposição de restos de animais e vegetais.

c) evaporação de gases provenientes da erosão.

d) condensação de grandes reservas de minerais.

e) sedimentação de restos de rochas magmáticas.

Questão 2

Quais são os dois hidrocarbonetos que compõem o petróleo?

a) Carbono e hidrogênio.

b) Nitrogênio e hidrogênio.

c) Oxigênio e sais minerais.

d) Carbono e sedimentos.

e) Ozônio e gases nobres.

Questão 3

O petróleo é muito utilizado como fonte de energia, mas também possui diversos usos industriais. Um desses usos é a

a) fabricação de plásticos.

b) confecção de papéis.

c) produção de orgânicos.

d) extração de alimentos.

e) construção de estradas.

Questão 4

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um derivado do petróleo:

a) Querosene.

b) Metal.

c) Óleo diesel.

d) Asfalto.

e) Gasolina.

Questão 5

O petróleo é um recurso renovável diretamente relacionado à formação de determinadas feições de relevo. Essas feições são

a) as montanhosas rochosas.

b) as cordilheiras de serras.

c) as bacias sedimentares.

d) os planaltos metamórficos.

e) os dobramentos modernos.

Questão 6

O organismo internacional criado em 1960 que visa coordenar as políticas petrolíferas dos grandes produtores mundiais de petróleo é chamado de

a) Apec.

b) Asean.

c) USMCA.

d) Nafta.

e) Opep.

Questão 7

O Brasil figura entre os grandes produtores mundiais de petróleo. Qual estado brasileiro é o maior produtor nacional de petróleo?

a) Minas Gerais.

b) Espírito Santo.

c) São Paulo.

d) Santa Catarina.

e) Rio de Janeiro.

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta um impacto ambiental resultante da extração do petróleo:

a) Poluição das águas marítimas.

b) Compactação do solo urbano.

c) Erosão das encostas urbanas.

d) Geração de poluição sonora.

e) Remoção da vegetação nativa.

Questão 9

(USP 2016) Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da Opep, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP) – 2015. Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:

a) A queda da oferta de petróleo, em 2015, pelos países não membros da Opep é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.

b) O Brasil, país que não é membro da Opep, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do pré-sal.

c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.

d) A elevação da produção de petróleo em países da Opep, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.

e) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.

Questão 10

(Unesp 2016) No território brasileiro, petróleo e gás são mais extraídos em áreas de

a) rifteamento, sobretudo na depressão sertaneja do Nordeste.

b) núcleos cristalinos, sobretudo nas planícies costeiras.

c) cinturões orogenéticos, especialmente nos planaltos residuais da Amazônia.

d) bacias sedimentares, sobretudo na plataforma continental.

e) dobramentos modernos, especialmente nos planaltos e serras do Sudeste.

Questão 11

(PUC-RS) Em relação à produção e ao consumo mundial de petróleo, alguns países são, ao mesmo tempo, produtores e importadores desse recurso natural. Entre os países que são produtores de petróleo, mas dependem de importações para o seu abastecimento interno, podemos incluir a

a) China.

b) Arábia Saudita.

c) Noruega.

d) Rússia.

e) Venezuela.

Questão 12

(FGV 2014) A exploração do pré-sal poderá posicionar o Brasil como um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, com um excedente na produção que poderá superar 1,5 milhão de barris por dia, em um momento em que a demanda pelo insumo não será mais liderada pelo país Estados Unidos, mas pela Ásia. Essa nova fronteira de exploração também vai mudar o ranking das áreas produtoras de petróleo no Brasil, nos próximos anos, pois

a) aumentará a participação e a liderança da Bacia de Campos e do Rio de Janeiro.

b) a Bacia de Santos e o estado de São Paulo devem aumentar sua exploração e produção de petróleo.

c) a produtividade média por poço em operação comercial no polo da Bacia do Recôncavo Baiano é maior que a registrada nos poços da Arábia Saudita.

d) poderá transformar o Brasil num exportador de energia e o maior produtor de petróleo do continente americano.

e) mais da metade do crescimento da produção de petróleo do mundo, até 2015, virá da produção de óleo de xisto dos EUA, das áreas petrolíferas chinesas e das águas profundas do Maranhão e Ceará.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

O petróleo é formado por meio da deposição de restos de animais e vegetais que, mediante condições específicas de temperatura e pressão, gera grandes depósitos desse combustível. Essas formações acontecem especialmente em zonas de bacias sedimentares.

Resposta Questão 2

Letra A

O petróleo é formado predominantemente por carbono e hidrogênio. Em níveis muito menores, há ainda nitrogênio, enxofre e sais minerais diversos. A composição do petróleo depende diretamente do seu processo de formação.

Resposta Questão 3

Letra A

O petróleo é utilizado, dentre outros usos, na indústria de plástico. Ele é empregado na produção de diversos tipos de plástico. A referida matéria-prima é a responsável pelo longo tempo de decomposição dos plásticos em geral.

Resposta Questão 4

Letra B

O metal não é produzido por meio do petróleo, mas sim do beneficiamento de minerais diversos, como o ferro e o cobre. Todos os outros produtos elencados na questão são derivados do petróleo.

Resposta Questão 5

Letra C

As bacias sedimentares são os ambientes geomorfológicos favoráveis para a formação de petróleo. Nessas regiões, os restos de vegetais e animais encontram condições específicas que facilitam a formação e deposição desse combustível fóssil.

Resposta Questão 6

Letra E

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é a principal instituição internacional voltada para o petróleo no mundo. Ela reúne países que são grandes produtores de petróleo e que, por consequência, procuram estabelecer políticas de exploração e comercialização em comum.

Resposta Questão 7

Letra E

O estado do Rio de Janeiro é o principal produtor de petróleo do Brasil. Ele detém cerca de 70% da produção nacional, com destaque para a Bacia de Campos.

Resposta Questão 8

Letra A

A poluição das águas, especialmente durante o processo de extração de petróleo em alto-mar, é uma das principais consequências ambientais geradas pela exploração petrolífera. A contaminação da água por petróleo gera graves prejuízos ambientais.

Resposta Questão 9

Letra C

Os Estados Unidos atingiram o patamar de grande produtor mundial de petróleo mediante a exploração de jazidas de óleo de xisto, principal meio de produção petrolífera no território estadunidense.

Resposta Questão 10

Letra D

As bacias sedimentares, especialmente localizadas na plataforma continental, são as regiões do território brasileiro onde ocorre ampla exploração petrolífera. São exemplos dessas áreas a Bacia de Campos e a Bacia de Santos.

Resposta Questão 11

Letra A

A China, apesar de uma grande produtora de petróleo, não é capaz de atender sozinha à grande demanda do seu mercado interno. Logo, recorre a importação de petróleo, especialmente da Rússia e de outros países da Ásia.

Resposta Questão 12

Letra B

O Brasil deve ampliar a sua produção petrolífera, mediante a descoberta de novas jazidas na Bacia de Santos, situada no estado de São Paulo. Tais jazidas devem aumentar significativamente a produção petrolífera do estado.


Leia o artigo