Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre os fusos horários

Exercícios sobre os fusos horários

Estes exercícios sobre fusos horários testarão seus conhecimentos sobre a delimitação das horas nas diferentes localidades do mundo.

  • Questão 1

    Visando à padronização do horário mundial, o planeta foi dividido em diferentes fusos horários, tendo como referência:

    a) a Linha do Equador.

    b) o Meridiano de Greenwich.

    c) o Trópico de Capricórnio.

    d) o Trópico de Câncer.

    e) o Antimeridiano de Greenwich.

    ver resposta



  • Questão 2

    Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste desse mesmo meridiano a cada:

    a) 25º

    b) 05°

    c) 10°

    d) 15º

    e) 20º

    ver resposta


  • Questão 3

    (UEMG - Adaptada) “No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(...).” LUFT, 2014, p. 23

    Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.

    Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que

    a) mesmo tendo um total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independemente de seu tamanho, possui um único horário.

    b) usando-se o número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a cada 1 hora.

    c) o uso do fuso horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo às necessidades de sua população.

    d) o sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PROSEL/UNCISAL) “Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 hora s (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). ”CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado). Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de

    a) 8 h.

    b) 7 h

    c) 9 h.

    d) 10 h.

    e) 6 h.

    ver resposta


  • Questão 5

    A final da Copa do Mundo de 2014, entre Alemanha e Argentina, ocorreu no Maracanã (Rio de Janeiro) às 16 horas, horário de Brasília (UTC -3). Em que horário os torcedores da Alemanha assistiram ao jogo em Berlim (UTC + 1)?

    a) às 13 horas.

    b) às 15 horas.

    c) às 20 horas.

    d) às 23 horas.

    e) às 21 horas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    O ponto referencial para a divisão do planeta Terra em fusos horários é o Meridiano de Greenwich, que divide o planeta em dois hemisférios, ocidental e oriental. Esse meridiano corta a porção oeste da Europa e da África.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    Como o movimento de rotação realizado pelo planeta ocorre no sentido Oeste-Leste, a luz atinge primeiro as regiões mais a leste. Por isso, definiu-se que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, adiantar-se-ia uma hora a cada 15º e, no sentido Oeste de Greenwich, atrasar-se-ia uma hora a cada 15°.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    Com o crescimento da interação entre os países, tornou-se essencial padronizar o horário mundial. Por isso, em outubro de 1884, 24 países reuniram-se em Washington para definir como seria organizado o horário mundial, já que, em virtude das diferenças de luminosidade que as regiões do globo possuem, não seria adequado adotar o mesmo horário para todos os países.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    Como o fuso horário é estabelecido a cada 15º e as cidades estão a uma distância de 105º de longitude uma da outra, a diferença de horário é o resultado da divisão entre a distância das cidades (105º) pelo número de graus a que corresponde um fuso (15º), ou seja, 105º/15 = 7 horas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra C

    Como Berlim está localizada quatro fusos (60º graus) a leste da cidade do Rio de janeiro e as regiões a leste recebem a radiação do sol primeiro do que as regiões a oeste, soma-se 1 hora a cada fuso horário de diferença entre o Rio de Janeiro e Berlim.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas