Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre metrópoles

Exercícios sobre metrópoles

Estes exercícios sobre metrópoles abordam os fenômenos socioespaciais concernentes às principais formações urbanas da sociedade atual.

  • Questão 1

    “Os migrantes no Brasil têm preferido as cidades consideradas médias no interior do país às grandes metrópoles. A constatação é da pesquisa Deslocamentos Populacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborada com base no Censo 2010.

    (…) O estudo mostra que, das cidades com altas taxas de crescimento populacional influenciadas também pelo fluxo migratório (o equivalente a 8% do total de municípios brasileiros), nenhuma tem mais de 500 mil habitantes.

    De acordo com o levantamento, o crescimento dessas cidades tem sido observado nos últimos 30 anos, mas ficou mais evidente no último censo demográfico, embora tenha sido constatado também que as grandes cidades ainda concentram 30% da população brasileira – taxa considerada expressiva”.

    VIERA, Isabela. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/. Acesso em: 01 jun. 2015 (com adaptações).

    O fenômeno abordado pela reportagem é representativo de um processo migratório atualmente em curso no âmbito das metrópoles brasileiras, chamado de:

    a) evasão demográfica

    b) desmetropolização

    c) interiorização

    d) distribuição habitacional

    e) êxodo urbano

    ver resposta



  • Questão 2

    “O processo de gentrificação aparece como um dos elementos de uma permanente de (re)estruturação urbana. Processo esse que é parte da organização do espaço urbano, de acordo com as necessidades do modo de produção dominante na economia e que está em sintonia com os propósitos da estrutura dominante da sociedade em um período histórico determinado”.

    FURTADO, Carlos Ribeiro. Intervenção do Estado e (re)estruturação urbana. Um estudo sobre gentrificação. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 16, n. 32, nov 2014. p.342 (adaptado) (grifo nosso).

    O termo em destaque no trecho acima vem se apresentando como um aspecto recorrente nas metrópoles brasileiras atuais e instrumentaliza-se:

    a) pelo reordenamento da cidade que culmina na elitização da paisagem

    b) pelo recrudescimento espacial do perímetro urbano

    c) pela fragmentação das atividades econômicas nos bairros centrais

    d) pela inserção das áreas periféricas nos círculos comerciais

    e) pela autossegregação espacial praticada pelas classes dominantes.

    ver resposta


  • Questão 3

    “Beneficiados pela migração das indústrias do centro para cidades vizinhas, os municípios da periferia das 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras, aos poucos, alcançam desenvolvimento econômico compatível com o das principais cidades. Isso está fazendo com que os municípios que integram grandes centros deixem de ser cidades-dormitório ou bolsões de pobreza.

    Os dados constam de estudo do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Em alguns casos, os municípios periféricos ultrapassaram os núcleos principais no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas) das regiões metropolitanas. Gradualmente, as cidades principais se especializam na economia de serviços, enquanto os municípios vizinhos adotam perfil industrial”.

    MÁXIMO, Wellton. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 01 jun. 2015.

    O desenvolvimento das metrópoles e das regiões metropolitanas no Brasil acarreta também as transformações socioespaciais descritas na reportagem acima, que assinala:

    a) o recrudescimento dos núcleos principais

    b) a expansão das periferias metropolitanas

    c) a intensificação da migração pendular

    d) a descentralização dos investimentos públicos

    e) o desenvolvimento das cidades-satélites

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem – 2014)

    Mapa do fluxo migratório da Região Metropolitana de Belo Horizonte
    Mapa do fluxo migratório da Região Metropolitana de Belo Horizonte

    Nota: O saldo considera apenas as pessoas que se deslocavam para o trabalho e retornavam aos seus municípios diariamente.

    BRASIL. IBGE (adaptado). Atlas do Censo Demográfico, 2010.

    O fluxo migratório representado está associado ao processo de

    a) fuga de áreas degradadas.

    b) inversão da hierarquia urbana.

    c) busca por amenidades ambientais.

    d) conurbação entre municípios contíguos.

    e) desconcentração dos investimentos produtivos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A reportagem ressalta a queda do número de migrantes brasileiros em direção às metrópoles, destacando que o fluxo principal segue em direção às cidades pequenas e médias. Esse processo é uma tendência do atual momento da urbanização brasileira e recebe o nome de desmetropolização, que consiste na redução da metropolização anteriormente em voga.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A gentrificação, termo em destaque no texto, consiste na alteração das paisagens de áreas comuns ou periféricas em um padrão economicamente superior, dando às paisagens um perfil mais elitizado.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A reportagem menciona dados e informações a respeito do desenvolvimento das regiões metropolitanas, como o papel crescente das cidades dependentes das metrópoles no contexto econômico urbano. Esses núcleos urbanos auxiliares recebem o nome de “cidades-satélites”.

    Alternativa correta: letra E

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O mapa revela a intensa migração pendular realizada pela população das cidades vizinhas da metrópole de Belo Horizonte, com pessoas que se deslocam diariamente para a capital mineira para trabalhar. Essa relação expressa a grande dependência dessas cidades e a continuidade de seus respectivos espaços urbanos, que se associam em um processo de conurbação (interligação física do espaço urbano de diferentes municípios).

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas