Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Mercosul

Exercícios sobre Mercosul

Os exercícios sobre Mercosul estão relacionados à dinâmica político-comercial desse importante bloco econômico.

  • Questão 1

    Com a criação do Mercosul, as parcerias econômicas brasileiras passaram por transformações. Assinale a alternativa que expressa corretamente tais transformações.

    a) Ampliação da parceria com os países sul-americanos, notadamente a Argentina, em detrimento da antiga proximidade econômica com os Estados Unidos.

    b) Diminuição das importações para os países da América Latina e ampliação das exportações para eles.

    c) Redução brusca das dívidas externas dos países-membros do Mercosul, em função da nova política brasileira de concessão de empréstimos a juros baixos.

    d) Início da industrialização do Brasil a partir da integração com os países-membros do Mercosul graças ao recebimento de novos tipos de matérias-primas.

    ver resposta



  • Questão 2

    Mercosul formaliza fim de disputa por entrada de Venezuela no bloco

    O governo brasileiro e o venezuelano comemoraram nesta terça-feira (14/01) em Assunção o fim da disputa pela entrada da Venezuela no Mercosul após a cerimônia de ratificação de ingresso deste país no bloco, que foi presidida pelo chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

    O embaixador da Venezuela em Assunção, Alfredo Murga, disse que o ato tem um grande significado e o governo de Nicolás Maduro agradece ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes.

    (Opera Mundi, 14/12/2014. Disponível em: Operamundi.uol. Acesso em: 17/01/2014).

    Com base na leitura da notícia acima, podemos concluir que o agradecimento oficial direcionado a Horacio Cartes pelo governo da Venezuela justifica-se:

    a) porque o governo paraguaio fez constantes disputas a fim de garantir a entrada dos venezuelanos no Mercosul.

    b) porque o presidente Nicolás Maduro conseguiu se eleger em seu país em função do apoio incondicional dado pelo Paraguai.

    c) porque o Paraguai é o país responsável pela autorização de um novo membro no bloco do Mercosul.

    d) porque o Paraguai não vetou a entrada do novo membro, diferentemente do que havia realizado ao longo dos anos anteriores.

    ver resposta


  • Questão 3

    Dentre os estágios de integração entre membros de um mesmo bloco econômico abaixo elencados, assinale aquele que corresponde ao Mercosul:

    a) Zona de livre comércio.

    b) Área de livre comércio.

    c) União Aduaneira.

    d) Mercado Comum.

    e) Região Alfandegária.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:

    a) A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

    b) Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.

    c) A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.

    d) Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.

    e) Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Com a criação e consolidação do Mercosul, o Brasil ampliou a sua integração econômica com os países sul-americanos. Antes de 1990, o principal parceiro econômico do Brasil era os Estados Unidos, atualmente é a Argentina.

    Alternativa correta: letra A.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os governos do Paraguai e da Venezuela apresentavam profundas diferenças políticas que se agravaram com a queda do presidente paraguaio Fernando Lugo, em 2012. O Mercosul chegou a suspender o país temporariamente do bloco por considerar que esse impeachment foi antidemocrático. Com a aprovação da entrada da Venezuela e a realização de novas eleições no país, o Paraguai foi reintegrado ao bloco. Dessa forma, o agradecimento do governo venezuelano justificou-se pela mudança de postura dos guaranis em relação à não entrada do novo país-membro no bloco econômico.

    Alternativa correta: letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O Mercosul é uma União Aduaneira, ou seja, um bloco econômico que ainda não alcançou o grau de integração de um Mercado Comum, com total eliminação das fronteiras, mas que adota a TEC (Tarifa Externa Comum) por parte de todos os seus membros efetivos.

    Letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Em termos comparativos, a União Europeia conseguiu adquirir uma maior integração econômica, política e territorial do que o Mercosul em virtude da existência de uma malha estrutural que viabilizou esse processo. O Mercosul, que possui o mesmo objetivo, realiza-o de maneira ainda gradual e pouco incisiva.

    Alternativa correta: letra E.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas