Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre mata ciliar

Exercícios sobre mata ciliar

Para resolver esta lista de exercícios sobre mata ciliar, você deve conhecer bem os temas relacionados a essa importante cobertura vegetal.

  • Questão 1

    As matas ciliares precisam ser mantidas e preservadas, pois possuem importante papel no equilíbrio ecológico. Sobre a função dessa cobertura vegetal, estão corretas as proposições a seguir, exceto:

    a) São importantes corredores ecológicos que favorecem a conservação da biodiversidade.

    b) Contribuem para o controle e redução do processo de assoreamento dos cursos d'água.

    c) As matas ciliares intensificam a força das águas que chegam a rios nos períodos de precipitação acentuada.

    d) Oferecem proteção para as águas e o solo, evitando a erosão e o desbarrancamento nas margens dos rios, córregos e lagos.

    e) As matas ciliares constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura, pois impedem a entrada de poluentes para o meio aquático.

    ver resposta



  • Questão 2

    A mata ciliar é um tipo de vegetação importante para a manutenção do equilíbrio ecológico. Sobre essa cobertura vegetal, avalie as afirmativas a seguir:

    I) As matas ciliares e de galeria são áreas que necessitam de conservação, entretanto, apenas a de galeria é protegida pela legislação, sendo categorizada como APA (Área de Proteção Permanente).

    II) Como um importante domínio natural, a mata ciliar tem a função de auxiliar na conservação do ambiente ao redor de rios e redes de drenagem.

    III) As matas ciliares são coberturas vegetais que têm como papel fundamental ajudar a proteger o solo e os rios do processo de erosão.

    IV) A denominação “mata ciliar” é uma correspondência à função de proteção exercida pelos “cílios” para nossos olhos.

    Estão corretas as alternativas:

    a) II e III.

    b) II, III e IV.

    c) I, II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa IV.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre as consequências da retirada da mata ciliar, avalie as afirmativas a seguir:

    I) A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.

    II) A mata ciliar intensifica o processo de erosão nas margens dos rios e o assoreamento em virtude da deposição das folhas das árvores nos leitos dos rios. A retirada dessa vegetação reduz estes impactos.

    III) Sem mata ciliar a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar. Esse processo é conhecido como assoreamento.

    IV) Com a retirada da mata ciliar, os corredores naturais extinguem-se. Esses corredores são essenciais para que tanto a flora quanto a fauna possam reproduzir-se, deslocar-se e, assim, garantir a biodiversidade da região.

    Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

    a) F, V, V, V

    b) V, V, F, V

    c) F, V, F, V

    d) V, F, V, V

    e) V, F, V, F

    ver resposta


  • Questão 4

    Mata ciliar e mata de galeria não são sinônimos, como alguns podem pensar. Há uma distinção entre esses dois conceitos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

    a) Tanto a mata ciliar como a mata de galeria possuem a importante função ambiental de controle dos processos erosivos nas margens dos rios.

    b) A mata de galeria circunda rios de pequeno e médio porte, onde a extensão de uma margem à outra permite o encontro das copas das árvores.

    c) As matas de galeria circundam o leito do rio, formando uma espécie de “túnel”.

    d) Tanto a mata ciliar como a mata de galeria referem-se às vegetações situadas próximo a cursos d'água.

    e) A mata ciliar é formada quando as copas das árvores estão entre uma margem e outra e recebe esse nome justamente por formar uma espécie de “cílio” sobre os rios.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    Ao contrário do que afirma a alternativa C, as matas ciliares fazem com que o fluxo de água decorrente de intensas chuvas tenha sua força reduzida e, assim, protegem as margens dos rios da erosão e do assoreamento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    A alternativa I está incorreta, uma vez que as matas ciliares também são protegidas pela legislação no Brasil e são consideradas pelo Código Florestal Brasileiro como Áreas de Preservação Permanente (APAs), assim como as matas de galeria.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    A alternativa II está incorreta, pois as matas ciliares são importantes barreiras para o avanço da erosão e do assoreamento. As folhas que caem das árvores ficam em suspensão na água e são carregadas pelo rio até serem consumidas por organismos do próprio rio ou até entrarem em decomposição.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    A alternativa B está incorreta porque, nas matas ciliares, as copas das árvores (partes mais altas das espécies) não se encontram entre uma margem e a outra, o que ocorre com a mata galeria, que recebe esse nome justamente por formar uma galeria sobre os rios.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas