Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Industrialização Mundial

Exercícios sobre Industrialização Mundial

Em curso desde o século XVIII, a industrialização é um dos principais vetores de transformação do espaço geográfico.

  • Questão 1

    (UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:

    Anúncio de uma marca de eletrodomésticos
    Anúncio de uma marca de eletrodomésticos

    Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente nesse anúncio é:

    a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.

    b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.

    c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.

    d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.

    ver resposta



  • Questão 2

    Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:

    Essa forma de industrialização é a que nos interessa mais de perto por ter ocorrido no Brasil. Trata-se de uma industrialização que, como o nome sugere, foi historicamente atrasada em relação à original e ocorreu em muitos países subdesenvolvidos [...]. Foi mais comum no século XX, embora, em alguns casos, tenha se iniciado de forma tímida no fim do século XIX”.

    Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.67.

    A forma de industrialização a que o autor se refere é:

    a) a do tipo clássica, caracterizada pelo predomínio das chamadas “indústrias de chaminés”, hoje obsoletas.

    b) a do tipo planificada, vista como a única forma de os países periféricos conseguirem se industrializar, sobre a forte proteção do Estado.

    c) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.

    d) a do tipo planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor da indústria de base com o setor de bens de consumo.

    e) a do tipo tardia, realizada graças à emancipação econômica apenas recentemente conquistada pelos países subdesenvolvidos.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UNIOESTE)

    É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.

    a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

    b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.

    c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.

    d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.

    e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre as empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou globais, podemos elencar as seguintes características, exceto:

    a) Domínio de tecnologias avançadas

    b) Descentralização industrial

    c) Procura por mão de obra barata

    d) Descentralização científica e administrativa

    ver resposta


  • Questão 5

    Relacione as duas colunas abaixo, enumerando a segunda de acordo com a primeira:

    1. Indústria de base;

    2. Indústria de bens de capital;

    3. Indústria de bens de consumo.

    A. ( ) Produção de materiais duráveis

    B. ( ) Produção de materiais não duráveis

    C. ( ) Produção de peças para indústrias

    D. ( ) Transformação de matérias-primas para produção industrial

    E. ( ) Produção de máquinas industriais


     

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O que se percebe no anúncio ilustrado na questão é a adaptação da indústria à preferência do consumidor. Isso só é possível porque no Toyotismo não se estabelece a produção em massa, mas a produção conforme a demanda, conhecida por Joint Venture.

    Portanto, a alternativa correta é a letra c.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O trecho selecionado na questão relata o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos, caracterizado pela grande dependência econômica para com o capital externo, principalmente de países estrangeiros. Em geral, a industrialização desses países marcou-se pela predominante presença de multinacionais, com menor contribuição de empresas locais.

    Portanto, a alternativa correta é a letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Correta – A I Revolução Industrial marcou o processo de mecanização da produção, em substituição aos trabalhos manuais ou manufaturados. Esse primeiro estágio da industrialização foi marcado pela produção em série, sob os auspícios do fordismo/taylorismo.

    b) Correta – Nas regiões de implantação dos tecnopolos, dá-se maior preferência à mão de obra especializada do que ao fácil acesso às matérias-primas.

    c) Correta – Na Segunda Revolução Industrial, a principal fonte de energia, em substituição ao vapor, passou a ser o petróleo, que foi o responsável por impulsionar a produção de automóveis.

    d) Correta – A III Revolução Industrial intensificou-se no pós-guerra e teve início em nações desenvolvidas, como o Japão. Essa revolução, ainda em curso, marcou-se pelo desenvolvimento de técnicas no âmbito da informática, com avanços em pesquisas em biotecnologia e melhoria dos transportes e telecomunicações.

    e) Incorreta – A Industrialização Tardia, na verdade, é característica de países subdesenvolvidos e, em alguns casos, ainda está em curso.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Correta – as empresas multinacionais são as principais detentoras, atualmente, de tecnologias avançadas de produtos e de técnicas de produção;

    b) Correta – a descentralização industrial é a dispersão do processo produtivo para os mais diferentes lugares. Por exemplo: uma fábrica de automóveis que produz cada parte dos veículos em um país, mas sua montagem acontece em outro local.

    c) Correta – a principal migração das indústrias e empresas multinacionais é a constante procura por mão de obra barata, geralmente encontrada em países subdesenvolvidos e emergentes.

    d) Incorreta – a descentralização, no âmbito das multinacionais, ocorre apenas no setor produtivo. No que se refere aos centros de pesquisas e às sedes dessas empresas, suas localizações ainda se encontram em seus países de origem, geralmente desenvolvidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A. (3) – a produção de bens materiais para o consumidor, sejam eles duráveis ou não duráveis, é realizada pelas indústrias de bens de consumo.

    B. (3) – idem

    C. (2) – a produção de peças e equipamentos para subsidiar outras indústrias é um importante papel exercido pelas indústrias de bens de capital.

    D. (1) – o fornecimento de matérias-primas para outras indústrias é papel das indústrias de base.

    C. (2) – o fornecimento de maquinários industrializados para outras empresas é papel das indústrias de bens de capital.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas