Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Geografia Urbana

Exercícios sobre Geografia Urbana

Estes exercícios sobre Geografia Urbana abordam os aspectos sociais, econômicos, culturais e até filosóficos do espaço das cidades.

  • Questão 1

    “[…] Pensar mobilidade urbana vai muito além de restringir a circulação de automóveis, ampliar o número de ciclovias ou de linhas de metrô, de priorizar o transporte coletivo em detrimento do particular.

    Significa também encontrar alternativas de inserção segura e confortável de todas as pessoas na dinâmica da cidade, oferecendo múltiplas possibilidades para que elas possam ocupar o espaço público e por ele circular, transformando esse processo numa experiência rica de interação e integração social.

    Esse talvez seja o sentido mais profundo que o conceito de mobilidade urbana deva ganhar, enriquecendo o próprio significado que se possa atribuir à ideia de urbanidade e cidadania”.

    SOUZA, J. C. Caminhos alternativos. Carta na Escola, nov. 2014. Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br> . Acesso em: jun. 2015.

    Um efeito sobre o modo de vivência no espaço geográfico ocasionado por políticas de promoção da mobilidade urbana é:

    a) a concentração de pessoas e moradias nas áreas centrais da cidade

    b) a diminuição de condomínios fechados autossegregados

    c) a descentralização dos serviços e menor necessidade de deslocamento

    d) a distribuição de veículos automotores para todos os estratos sociais

    e) o reordenamento das paisagens no processo de gentrificação

    ver resposta



  • Questão 2

    “No século XX, com as tecnologias promovidas pela Revolução Industrial, o concreto armado, o ferro, o aço, o alumínio e o vidro, entre outros materiais, criaram diversas possibilidades de instalação urbana e assentamento da população […]. Cada espaço da cidade seria, assim, destinado a uma forma específica de uso do solo, com o zoneamento urbano respondendo a necessidades utilitárias. Isso resultou na criação de bairros residenciais, comerciais e de serviços interligados por extensas vias de circulação”.

    LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p.497.

    O desenvolvimento das cidades nas orientações acima apresentadas obedece à perspectiva filosófica:

    a) do existencialismo ateísta

    b) do racionalismo funcionalista

    c) da fenomenologia comportamental

    d) do estruturalismo identitário

    e) do materialismo dialético

    ver resposta


  • Questão 3

    Charge sobre a formação e difusão das favelas
    Charge sobre a formação e difusão das favelas

    Angeli. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/angeli>. Acesso em: jun. 2015.

    A charge acima, de Angeli, relaciona dois temas socioespaciais de elevada relevância contemporânea na Geografia Urbana e econômica, que são:

    a) urbanização e globalização

    b) industrialização e favelização

    c) periferias e turismo

    d) socialização e comércio

    e) exclusão social e êxodo urbano

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem 2014)

    No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.

    RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).

    Uma consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a

    a) criação de condomínios fechados de moradia.

    b) decadência das áreas centrais de comércio popular.

    c) aceleração do processo conhecido como cercamento.

    d) ampliação do tempo de deslocamento diário da população.

    e) contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.   

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A difusão da mobilidade urbana nas cidades pode gerar inúmeros efeitos, como a menor quantidade de engarrafamentos, o aumento na velocidade de deslocamento e a otimização no uso dos espaços das cidades. Além disso, um efeito esperado é a maior distribuição dos serviços e atividades para as periferias – em vez de sua concentração nas áreas nobres e centrais –, o que demandaria uma menor necessidade de deslocamento e um alívio das vias de trânsito.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O pensamento da cidade organizada a partir de funções e formas previamente planejadas e estruturadas para um fim específico insere-se na lógica urbanística filiada ao racionalismo e ao funcionalismo. Assim, a cidade, para além de seus significados econômicos ou comportamentais, estaria fundada na ótica de organização otimizada das sociedades.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na charge, a afirmação de que “um dia tudo será uma favela só” combinada com a fala de que “à esquerda vai pro Caribe e à direita vai dar na África” sugere a crítica de que as favelas continuam expandindo-se. Essa questão relaciona-se à expansão das cidades e suas periferias, o que se atrela ao processo de globalização que integra as diferentes localidades do planeta.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O fenômeno descrito no texto da questão é a segregação socioespacial ou segregação urbana. Nesse processo, a população mais pobre é progressivamente excluída para os bairros mais afastados, em periferias desprovidas de estrutura social e econômica, com pouca oferta de serviços e empregos concentrados nas áreas centrais das cidades. Assim, amplia-se a necessidade de deslocamento de boa parte da população.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas