Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Gás natural

Exercícios sobre Gás natural

Para resolver esta lista é preciso compreender as múltiplas utilizações do gás natural e de outras fontes de energia de origem fóssil.

  • Questão 1

    O gás natural possui algumas vantagens em relação aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. Cite 1 vantagem referente à cada aspecto:

    a) Ambiental:

    b) Econômico:

    c) Segurança do Trabalho:

    ver resposta



  • Questão 2

    O gás natural é uma fonte de energia bastante versátil, que pode ser utilizada tanto nas indústrias quanto em residências. Indique 3 aplicações do gás natural nas seguintes áreas:

    a) Industrial

    b) Transportes

    c) Residencial

    ver resposta


  • Questão 3

    (Enem 2007) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

    a) Óleo diesel.

    b) Carvão mineral.

    c) Gás natural.

    d) Vento.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UEPB) O Carvão mineral e o petróleo continuam a ser as duas principais matrizes elétrica e energética mundiais, porém a crise ambiental (com destaque para o aquecimento global) e a problemática do abastecimento de petróleo fazem com que os combustíveis renováveis e, sobretudo “limpos”, ganhem evidência. Sobre a questão é correto afirmar que:

    I. os combustíveis fósseis, embora não poluentes, necessitam ter seu consumo reduzido pelo simples fato de não serem renováveis e, portanto, sujeitos ao esgotamento em um futuro próximo.
    II. a água, embora seja uma fonte de energia limpa e renovável, gera polêmicas pelos impactos sociais e ecológicos causados com as construções de grandes hidrelétricas, que destroem ecossistemas e expulsam populações ribeirinhas.
    III. a energia solar, apesar de abundante e não poluente, ainda é pouco utilizada, o que certamente se explica muito mais pelas políticas energéticas e interesses de grupos do que pelo elevado custo dos painéis de captação de energia.
    IV. o Biodiesel, destaque brasileiro em tecnologia alternativa de combustível por ser menos poluente que os hidrocarbonetos e por criar empregos no campo, nem por isso está imune de gerar problemas ambientais, sobretudo se vier a ser um investimento muito lucrativo, pois fatalmente avançará e destruirá áreas ainda preservadas e de fronteiras, como já ocorre com a soja. Estão corretas apenas as alternativas:

    a) II, III e IV

    b) I, II e III

    c) I e IV

    d) II e III

    e) I, II e IV

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    a) Ambiental: O gás natural emite menos gases de efeito estufa em sua combustão.
    b) Econômico: Proporciona maior durabilidade aos equipamentos em que é utilizado, diminuindo custos com manutenção e reposição.

    c) Segurança do Trabalho: possui menor densidade que o ar, o que facilita sua dispersão em caso de vazamento nas usinas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Industrial: produção de energia, através da utilização em termelétricas.

    b) Transportes: combustível, como o GNV (gás natural veicular).

    c) Residencial: o gás de cozinha, conhecido como GLP, é também um subproduto do gás natural.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D: A energia promovida pela ação dos ventos, conhecida como eólica, não emite gases diretamente da sua produção, sendo, dentre as citadas, a menos poluidora. Entretanto, não se deve esquecer que a instalação das usinas eólicas causa impactos ambientais, especialmente na fauna e flora local, o que requer a realização do licencimento ambiental.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    I – Incorreta: “embora não poluentes”, todos os combustíveis fósseis, para produzir energia, emitem gases poluentes em sua combustão.

    II – Correta: após a construção da Belo Monte, a discussão sobre a viabilidade ambiental da construção de hidrelétricas chegou a todos e é sabido que, embora não gere gases poluentes, a energia hidráulica é produzida a partir da inundação de áreas, retirada de riberinhos, morte da fauna e flora local, dentre outros problemas ambientais decorrentes da implantação de usinas.

    III – Correta: a implantação de placas de captação solar teve seu custo reduzido nos últimos anos, principalmente em razão do desenvolvimento tecnológico e da adesão de países desenvolvidos. Embora o Brasil seja um país que, por sua latitude, recebe muito sol ao longo do ano, não há uma política de substituição de outras fontes de energia pela solar, sendo ainda muito tímida a fatia dessa energia na matriz energética do país e outros países em desenvolvimento.

    IV – Correta: o biodiesel é obtido através de grandes lavouras de soja, cana, milho e outros tipos de vegetais dos quais se pode extrair esse óleo. No Brasil, a utilização de biodiesel está atrelada ao agronegócio e a práticas convecionais de plantio, como mecanização, monocultura, que impactam fortemente os solos e recursos hídricos.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas