Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre envelhecimento populacional e previdência

Exercícios sobre envelhecimento populacional e previdência

Para resolver esta lista de exercícios sobre envelhecimento populacional e previdência, você deve conhecer bem o tema.

  • Questão 1

    O envelhecimento da população é uma tendência em vários países, especialmente os desenvolvidos. As afirmativas a seguir correspondem a possíveis consequências dessa transformação demográfica, exceto:

    a) Adaptação do mercado às necessidades da crescente população idosa.

    b) Redução do número de jovens no mercado de trabalho.

    c) Necessidade de importar mão de obra imigrante.

    d) Redução das despesas governamentais, como a previdência social e a saúde.

    e) Reorganização dos arranjos familiares para adaptar-se ao aumento da população idosa.

    ver resposta



  • Questão 2

    A respeito das mudanças ocorridas nas taxas de fecundidade brasileiras, assinale a alternativa correta:

    I) Atualmente a taxa de fecundidade brasileira caiu para 1,74 filhos por mulher (2015).

    II) A taxa de fecundidade brasileira em 1950 era de mais de 6 filhos por mulher.

    III) No Brasil, houve expressiva elevação da fecundidade nas últimas décadas.

    IV) A queda nas taxas de fecundidade brasileiras ocasiona a diminuição da população jovem, que trabalha e mantém o sistema de previdência social.

    Estão corretas as alternativas:

    a) II e III.

    b) I, II e IV.

    c) I, II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa IV.

    ver resposta


  • Questão 3

    A respeito da Previdência Social, avalie as proposições a seguir:

    I) O contribuinte destina mensalmente um percentual do seu salário para a previdência social, que utiliza esses valores para custear a substituição da renda do trabalhador quando ele não puder exercer mais sua atividade profissional.

    II) A Previdência Social é um seguro público que visa a suprir as fontes de renda do contribuinte quando este não puder trabalhar.

    III) O contribuinte da previdência social pode utilizar o seguro nos casos de doença, invalidez, idade avançada (aposentadoria), desemprego involuntário ou mesmo maternidade e reclusão.

    IV) A previdência é um sistema que se autossustenta por meio das contribuições. De acordo com as tendências demográficas atuais, o sistema previdenciário permanecerá com excedente de recursos para custear as despesas.

    Assinale a alternativa correta:

    a) F, V, V, V

    b) V, V, V, F

    c) F, V, F, V

    d) V, V, F, V

    e) V, F, V, F

    ver resposta


  • Questão 4

    Seguindo uma tendência mundial, no Brasil, tem ocorrido a diminuição das taxas de natalidade e fecundidade e aumento da expectativa de vida. Essas modificações são responsáveis pelo aumento da população idosa. A esse respeito, estão corretas as afirmativas, exceto:

    a) A aposentadoria pública, no Brasil, é financiada principalmente pela cobrança de um tributo diretamente no salário do trabalhador. São essas contribuições que mantêm a previdência social.

    b) O sistema previdenciário brasileiro ainda não sofre a ameaça de sobrecarga, pois as contribuições ao sistema são feitas pela população jovem do país, que, seguindo um padrão histórico, continua a crescer significativamente.

    c) O direito à aposentadoria pública, após um preestabelecido período de contribuição, está previsto na Constituição Federal.

    d) No Brasil, também existem opções de aposentadoria privada, oferecida por seguradoras e instituições financeiras.

    e) Com o gradual aumento da expectativa de vida do brasileiro e consequente ampliação da população idosa, a previdência também tem visto suas despesas com aposentadoria crescerem.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    O envelhecimento populacional pode ter como consequência o aumento das despesas governamentais com saúde e previdência social, já que a população idosa utiliza mais os serviços de saúde se comparada com a população de jovens. Com relação à previdência, o aumento no número de idosos também eleva a quantidade de pessoas que recebem aposentadoria.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    No Brasil, houve expressiva queda na taxa de fecundidade, que era de mais de 6 filhos por mulher em idade fértil em 1950 e que, em 2015, caiu para 1,74 filhos por mulher.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    O envelhecimento populacional é uma ameaça ao equilíbrio das contas da previdência social. A tendência do aumento do número de idosos que recebem aposentadoria e da diminuição do número de jovens ativos que contribuem para o sistema previdenciário pode causar um desequilíbrio nesse seguro público. A redução das receitas e aumento das despesas abrem a possibilidade de deficit nas contas e comprometimento dos benefícios concedidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    O Brasil, há algumas décadas, foi considerado um país de elevada população de crianças e jovens. Entretanto, nos últimos anos, as expressivas quedas nas taxas de natalidade e fecundidade no Brasil têm impactado diretamente a população jovem. Essa mudança ameaça o sistema previdenciário, pois pode reduzir o número de contribuintes.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas