Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre energia solar

Exercícios sobre energia solar

Estes exercícios sobre energia solar abordam as vantagens, desvantagens e o uso dessa matriz no Brasil e no mundo.

  • Questão 1

    O Brasil, embora apresente condições naturais favoráveis, não utiliza amplamente (ao menos por enquanto) a energia solar em sua matriz energética. Um dos fatores que justificam essa realidade encontra-se em algumas de suas desvantagens, como:

    a) a ausência de zonas de elevada radiação solar no território brasileiro.

    b) a ineficiência tecnológica das usinas solares em todo o mundo.

    c) o alto custo dos investimentos e a baixa capacidade de armazenamento.

    d) a preferência dos consumidores para a matriz hidrelétrica.

    e) a ausência de equipamentos disponíveis.

    ver resposta



  • Questão 2

    A Apple formalizará uma parceria com a empresa First Solar para construir uma usina de energia solar de US$ 850 milhões, afirmou Tim Cook, presidente-executivo da empresa […]. A planta será construída em Monterey County, na Califórnia (EUA). Segundo a Apple, a construção vai gerar energia para abastecer 60 mil casas. A fabricante do iPhone já produz energia solar na Carolina do Norte e em Nevada.

    G1, 11 mar. 2015. Apple construirá usina de energia solar ao custo de US$ 850 milhões. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 23 mar 2015. Adaptado.

    O uso da energia solar vem se elevando em todo o mundo. Entre as suas principais vantagens, podemos assinalar corretamente:

    a) grande eficiência energética

    b) baixo preço das tecnologias empregadas

    c) pouca necessidade de manutenção

    d) grande procura internacional por essa matriz

    e) reduzida demanda por minérios na fabricação dos materiais

    ver resposta


  • Questão 3

    A geração de eletricidade a partir da luz do sol pode ser obtida de forma direta ou indireta, cujas tecnologias são, respectivamente,

    a) aparelhos radioativos e sensores isotérmicos

    b) células fotovoltaicas e aquecimento de líquidos em tubulações

    c) coletores solares e aquecimento da água

    d) geradores térmicos e correntes de ar quente

    e) sensores de calor e leitura de raios infravermelhos

    ver resposta


  • Questão 4

    (FGV - adaptada)

    “As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.”

    Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

    Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:

    a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.

    b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.

    c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

    d) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O Brasil ainda possui tímidos avanços no que se refere ao aproveitamento da energia solar. O principal fator para essa questão são os elevados custos no que se refere aos equipamentos, o que, associado à baixa capacidade de armazenamento, prejudica em muito a relação custo-benefício.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Entre as vantagens da energia solar, podemos citar:

    - é renovável;

    - não emite poluentes;

    - não ocupa grandes áreas;

    - a energia advinda do sol é farta e abundante;

    - o material possui uma baixa necessidade de manutenção.

    No entanto, ainda não é possível contar com uma grande eficiência energética para uso em larga escala, há um alto custo nos equipamentos, uma baixa procura internacional e, a depender da tecnologia empregada, uma procura por minerais que poderão ficar mais escassos e disputados.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A obtenção da luz solar para geração de energia elétrica realizada de forma direta envolve o emprego de células fotovoltaicas, que convertem a luz solar em eletricidade. A forma indireta envolve o calor emitido pela radiação solar que provoca o aquecimento de líquidos, propiciando a elevação da temperatura da água que, em forma de vapor, desloca-se por tubulações e ativam turbinas, em um processo semelhante ao das termoelétricas.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A energia solar encontra-se em expansão, que só não é maior em virtude dos elevados custos dos investimentos necessários para o funcionamento dessa matriz, o que desfavorece países de baixas condições econômicas ou que se utilizam de alternativas mais baratas. Um exemplo é o Brasil, que opta pelas hidrelétricas por serem mais baratas e viáveis econômica e geograficamente.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas