Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre enchentes

Exercícios sobre enchentes

Ao resolver estes exercícios sobre enchentes, é possível avaliar os conhecimentos que você possui sobre esse problema frequente nos grandes centros urbanos de diversas cidades do Brasil e do mundo.

  • Questão 1

    As enchentes e inundações nos centros urbanos são fenômenos naturais intensificados pela ação humana e pela forma com que ocorre o processo de uso e ocupação do espaço geográfico. A respeito das causas das enchentes, avalie as proposições a seguir.

    I) A grande produção de lixo, resultante do consumo elevado, e a destinação inadequada dos resíduos podem ocasionar a intensificação das enchentes.

    II) O excesso de veículos nas ruas e estacionamentos bloqueia o fluxo de água da chuva e provoca as enchentes.

    III) A retirada da mata ciliar das margens e leitos dos cursos d'água contribui para o assoreamento dos rios e intensifica a ocorrência de enchentes.

    IV) A ineficiência dos sistemas de drenagem, que visam a conter ou a escoar o curso das enxurradas por meio de bueiros, “bocas-de-lobo”, “piscinões” ou dutos, é um dos fatores que intensificam as enchentes.

    Estão corretas as alternativas:

    a) II e IV.

    b) I, II e III.

    c) I, III e IV

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa II.

    ver resposta



  • Questão 2

    (ENEM - 2011)

    Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

    A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

    a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.

    b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.

    c) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.

    d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.

    e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.

    ver resposta


  • Questão 3

    As alternativas a seguir listam algumas consequências das enchentes, exceto:

    a) Desordenamento do trânsito de veículos e prejuízos ao transporte público.

    b) Quando a água atinge as casas, moradores ficam desabrigados temporária ou permanentemente.

    c) A ocorrência de doenças por causa da contaminação das águas também é agravada.

    d) Prejuízos materiais, como perda de equipamentos, móveis, veículos e estruturas públicas.

    e) Elevação da umidade do ar, intensificando a ocorrência de doenças respiratórias.

    ver resposta


  • Questão 4

    (ENEM) Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.

    Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é

    a) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.

    b) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.

    c) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.

    d) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.

    e) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    A alternativa II está incorreta, uma vez que as enchentes são causadas por fatores como ocupação inadequada do território, desmatamento, erosão, assoreamento, lixo e ineficiência dos sistemas de drenagem. Não são os veículos os causadores das enchentes, ao contrário, são seus proprietários, que com frequência são prejudicados pelas enchentes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    Uma das principais causas das enchentes e desmoronamentos nas áreas urbanas é a falta de planejamento e ordenamento territorial, que é característica comum nos espaços de segregação urbana, como as favelas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    A alternativa E está incorreta, uma vez que a elevação da umidade do ar ocorre como consequência da precipitação, e não da enchente.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    As consequências do processo de erosão em encostas não se limitam apenas às áreas de ocorrência. Os sedimentos, produtos da erosão, são levados pelas águas para os leitos dos rios. O acúmulo de sedimentos nesses leitos, fenômeno conhecido como assoreamento, diminui o volume das suas calhas, produzindo, nos períodos de chuvas, enchentes de maiores proporções.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas