Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Divisão Internacional do Trabalho

Exercícios sobre Divisão Internacional do Trabalho

A compreensão sobre a divisão internacional do trabalho é necessária para um melhor entendimento do funcionamento da economia global.

  • Questão 1

     “A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país. Ao mesmo tempo, estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais”.

    (LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.56).

    Assinale a alternativa que NÃO expressa uma característica da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

    a) Os países desenvolvidos exportam produtos tecnológicos e os países subdesenvolvidos exportam matérias-primas.

    b) A formação da DIT está relacionada, principalmente, com os eventos ligados ao colonialismo.

    c) Conferências internacionais são anualmente realizadas para se definir qual tipo de produto cada país produzirá no contexto do comércio internacional.

    d) A Divisão Internacional do Trabalho envolve, entre outras questões, as relações desiguais entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido nos campos político e econômico.

    ver resposta



  • Questão 2

    A lógica da operação das empresas multinacionais ou globais no contexto da Divisão Internacional é:

    a) a inserção dessas no mundo desenvolvido, proporcionando uma maior democratização no acesso às novas tecnologias em todo o mundo.

    b) a atualização do sistema internacional, quando os países subdesenvolvidos, agora industrializados, também passam a exportar produtos industrializados.

    c) a ampliação da política do pleno emprego que, a partir da segunda metade do século XX, adquiriu uma dinâmica global.

    d) o fortalecimento das leis ambientais e trabalhistas, principalmente naqueles países onde essas indústrias se instalam, dinamizando assim o processo de distribuição de renda.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UESC)

    Nas últimas décadas, muitos países que tinham uma economia voltada basicamente para o setor primário têm recebido em seus territórios filiais ou subsidiárias de multinacionais, fato que vem modificando profundamente seus perfis econômicos e suas funções dentro da atual divisão internacional do trabalho (DIT).

    Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a DIT e suas implicações, é correto afirmar:

    a) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, gerou grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo.

    b) A nova DIT não alterou as desigualdades no processo produtivo, mas possibilitou o dinamismo da economia de todos os países do Terceiro Mundo, devido à interferência estatal.

    c) Os países de industrialização clássica, como o Brasil, o México e a Argentina, saíram mais fortalecidos que os demais países periféricos, porque os investimentos externos produtivos priorizam esses mercados.

    d) Essa nova Distribuição Internacional do Trabalho caracteriza-se pela mudança do perfil econômico das nações periféricas e pela diminuição da dependência econômica dessas nações.

    e) Os países centrais, na nova Distribuição Internacional do Trabalho, fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.

    ver resposta


  • Questão 4

    Assinale qual dos fenômenos abaixo não representa uma consequência das atuais condições da Divisão Internacional do Trabalho:

    a) Intensificação da Globalização e dos meios tecnológicos.

    b) Descentralização industrial e produtiva.

    c) Expansão das grandes corporações para todo o mundo.

    d) Enfraquecimento das leis ambientais em países periféricos.

    e) Desconcentração das riquezas mundiais.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    a) Verdadeira – Na divisão internacional do trabalho, os países desenvolvidos sempre foram os responsáveis por exportar os produtos industrializados com maior nível tecnológico, enquanto os subdesenvolvidos fornecem matérias-primas e produtos primários.

    b) Verdadeira – A Divisão Internacional do Trabalho esteve, em sua formação, relacionada com a colonização, quando as sociedades colonizadas forneciam produtos primários para as metrópoles e recebiam produtos manufaturados.

    c) Falso – Não há conferências internacionais para se definir o que cada país deve produzir, salvo alguns pequenos acordos no âmbito da OMC e no contexto de determinados blocos econômicos.

    d) Verdadeira – A divisão norte-sul da economia política global é uma das expressões da DIT.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Falso – a instalação de empresas estrangeiras não concede ao país o domínio das tecnologias nelas produzidas, uma vez que as técnicas e os capitais são direcionados para suas sedes localizadas em seus países de origem.

    b) Verdadeiro – os países subdesenvolvidos industrializaram-se, principalmente, em função das multinacionais, tornando-se exportadores de manufaturas. Há, com isso, certa inversão ou atualização da DIT, haja vista que antes esses países só exportavam matérias-primas.

    c) Falso – a política do pleno emprego, bastante recorrente no auge da social-democracia de até meados do século XX, foi perdendo a força nos últimos anos em função da consolidação do regime neoliberal em nível mundial.

    d) Falso – a instalação de empresas estrangeiras está, quase sempre, relacionada com o afrouxamento das leis trabalhistas e ambientais, a fim de garantir vantagens a essas companhias internacionais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na atual Divisão Internacional do Trabalho, há uma maior dispersão das multinacionais pelo mundo, inclusive em países periféricos. Mas isso não garantiu o desenvolvimento desses países e, tampouco, o fortalecimento de suas economias, haja vista que se trata de nações com industrialização tardia. Houve, nos últimos anos, uma reconfiguração da DIT, quando os países subdesenvolvidos passaram a exportar também produtos industrializados, mas geralmente de primeira ou segunda geração industrial, enquanto as tecnologias mais avançadas permanecem em poder dos países centrais.

    Alternativa correta: letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    No atual momento da DIT, não se registra a desconcentração das riquezas mundiais, uma vez que o poderio econômico continua pertencendo às nações do norte desenvolvido de industrialização clássica, onde se localizam as sedes das empresas globais.

    Letra E.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas