Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre desenvolvimento sustentável

Exercícios sobre desenvolvimento sustentável

Para resolver estes exercícios sobre desenvolvimento sustentável, é importante saber o que esse conceito representa e sua inserção na conjuntura política atual.

  • Questão 1

    A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:

    a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.

    b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.

    c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.

    d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.

    ver resposta



  • Questão 2

     “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”.

    (WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <WWF.org>. Acesso em: 16 jan. 2015).

    Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:

    a) optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.

    b) praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos.

    c) redução da queima de combustíveis fósseis.

    d) ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.

    e) conservação das florestas e reflorestamento.

    ver resposta


  • Questão 3

     “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”.

    (MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264).

    O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:

    a) consumo alienante

    b) obsolescência planejada

    c) pegada ecológica

    d) níveis gerais de consumo

    e) esgotamento florestal

    ver resposta


  • Questão 4

    (IFBA)

    Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido.

    Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] .

    VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3.

    O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar:

    a) A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

    b) Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.

    c) O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

    d) A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.

    e) A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O desenvolvimento sustentável visa à utilização dos recursos naturais e da natureza de modo a garantir sua disponibilidade para as gerações futuras, isso sem necessariamente comprometer o desenvolvimento econômico das nações.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A ampliação das áreas agrícolas, embora seja necessária em alguns casos, gera a degradação de regiões naturais, como reservas florestais e outras. Portanto, nem sempre essa medida pode ser considerada como “sustentável”.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O índice que mede a relação entre o consumo da população e a capacidade de renovação e disponibilidade dos recursos naturais é chamado de “pegada ecológica”.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Incorreto – a privatização dos recursos naturais não possui relação com a questão do desenvolvimento sustentável.

    b) Correto – a luta dos seres humanos entre si em busca de recursos revela a contradição do sistema que regula as sociedades.

    c) Incorreto – o PAC não se destina integralmente a ações referentes à sustentabilidade.

    d) Incorreto – a política ambiental brasileira não vem conseguindo ser cumprida, com abusos e irregularidades frequentemente presentes nos noticiários.

    e) Incorreto – o capitalismo, por impor altos padrões de consumo, é amplamente criticado por sua atual ausência de um padrão sustentável de desenvolvimento.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas