Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre degradação do Cerrado

Exercícios sobre degradação do Cerrado

Com estes exercícios sobre a degradação do Cerrado, você pode verificar o que sabe sobre esse problema ambiental.

  • Questão 1

    Toda a importância do Cerrado para a manutenção da biodiversidade e como berço dos principais rios brasileiros não tem sido motivo para frear a degradação desse domínio. Existem dados que afirmam que, dos estimados 200 milhões de hectares que eram cobertos por essa vegetação, hoje restam pouco mais de:

    a) 90%.

    b) 40%

    c) 70%

    d) 7%

    e) 57%

    ver resposta



  • Questão 2

    A respeito das características do Cerrado, avalie as questões abaixo:

    I) Leva o título popular de “savana mais rica do planeta”.

    II) Possui outras formações vegetais além da savânica, como formações campestres e florestais.

    III) A diversidade de espécies vegetais e animais é bastante restrita.

    IV) Nas regiões de cerrado, é possível encontrar diversas nascentes dos mais importantes cursos d'água do país.

    V) Conhecido popularmente como “caixa d'água do Brasil”, nesse domínio, estão abrigados os leitos dos mais importantes rios brasileiros.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I, II, IV e V.

    b) II, IV e V.

    c) I, II, III e V

    d) I, II, IV e V.

    e) I, III, IV e V.

    ver resposta


  • Questão 3

    A degradação do Cerrado traz consequências significativas. As proposições abaixo listam os efeitos causados por esse fato, exceto.

    a) Diversas espécies vegetais têm sido estudadas para uso medicinal. Muitas também já possuem uso eficaz comprovado na recuperação de solos degradados. Podem atuar como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. A degradação do cerrado elimina um importante parceiro da agricultura.

    b) O Cerrado abriga uma infinidade de nascentes. Com a degradação de sua vegetação, essas fontes de água ficam sem proteção e podem secar, contribuindo para a diminuição na oferta de água potável e para extinção de cursos d'água.

    c) A perda da biodiversidade e o risco de extinção de muitas espécies de animais, algumas delas endêmicas (só existem nessa região), tais como a raposa-do-campo e o lobo-guará.

    d) Ameaça a importantes rios brasileiros, como o Rio São Francisco e o Tocantins, cursos d'água que não se restringem às áreas desse bioma e são extremamente importantes para outras regiões do Brasil.

    e) Faz com que os agricultores possam experimentar técnicas menos degradantes ao meio ambiente, como as que integram a lavoura com a floresta. Conseguem nessa modalidade associar a atividade econômica no meio rural com a vegetação nativa.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre as causas da crescente degradação do Cerrado, avalie as afirmações abaixo.

    I) A vegetação é derrubada para liberar solo para o plantio de grãos, cana-de-açúcar e para a construção de pastagens para o gado.

    II) Grande parte das árvores do cerrado é destinada à produção do carvão vegetal, o que configura um problema ambiental duplo: a retirada da vegetação original e a queima de madeira, que emite CO2.

    III) O fogo natural e o fogo criminoso no Cerrado são uma das principais causas da diminuição da biodiversidade nessa vegetação, especialmente nos longos meses de estiagem.

    IV) A construção de barragens para abastecer com energia as cada vez mais populosas cidades faz com que imensas áreas de cerrado sejam alagadas. Com a água, vai significativa parte da biodiversidade do Cerrado.

    V) O êxodo rural e a intensa urbanização têm trazido como necessidade a construção de estradas e rodovias para o transporte da produção e das pessoas. Essas grandes obras também obrigam a retirada da cobertura vegetal do Cerrado.

    Estão corretas as afirmativas:

    a) I, II, IV e V.

    b) II, IV e V.

    c) Apenas a V.

    d) I, II, IV e V.

    e) Todas as alternativas.

     

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    Atualmente, 57% desse total já foi totalmente degradado, ou seja, há pouco mais de 40% da vegetação original. O restante encontra-se subdividido em áreas modificadas e fortemente modificadas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A proposição II está incorreta porque o Cerrado possui uma diversidade significativa no que diz respeito à variedade de animais e, especialmente, de plantas. Apresenta várias fitofisionomias (diferentes vegetações, como campestres, savânicas e florestadas), e isso contribui para a grande biodiversidade desse domínio.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    A crescente retirada da cobertura vegetal original do Cerrado vem inviabilizado iniciativas produtivas, como a integração lavoura-floresta, produção sem desmatamento. Quanto mais o Cerrado é desmatado, mais tem sido utilizado o seu solo para o plantio de grãos e pastagem para o gado.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    As principais ameaças ao Cerrado estão relacionadas com a expansão da fronteira agrícola, a produção de carvão vegetal, a urbanização e construção de estradas, fogo natural e criminoso e construção de barragens.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas