Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre crosta terrestre

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre as principais características e a dinâmica estrutural da crosta terrestre.

Questão 1

Em razão da sua localização, a crosta terrestre é corretamente dividida em

a) máxima e mínima.

b) continental e oceânica.

c) rochosa e mineral.

d) sedimentar e magmática.

e) inferior e superior.

Questão 2

A crosta inferior, também chamada de sima, é composta principalmente por

a) alumínio.

b) urânio.

c) ferro.

d) basalto.

e) mármore.

Questão 3

Assinale uma característica da crosta terrestre:

a) É formada por várias placas tectônicas.

b) Possui somente a parte continental.

c) Compõe parte do núcleo terrestre.

d) Contribui para a formação do magma.

e) Tem apenas sedimentos no seu interior.

Questão 4

A importância da crosta terrestre para a sociedade está atrelada a sua

a) função como substrato para as atividades humanas.

b) formação composta somente por minerais rochosos.

c) composição proveniente dos minerais da astenosfera.

d) atuação como formadora de eventos meteorológicos.

e) estrutura usada apenas para as atividades agrícolas.

Questão 5

A crosta terrestre sofre com a ação de diversos agentes que atuam na sua transformação. Um exemplo de agente interno que atua na crosta terrestre é o

a) vento.

b) intemperismo.

c) granizo.

d) vulcanismo.

e) gelo.

Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta um agente externo do relevo que atua na transformação da crosta terrestre do planeta:

a) tectonismo

b) translação

c) precipitação

d) evaporação

e) vulcanismo

Questão 7

A erosão é um agente que atua na transformação da superfície do planeta. Esse processo, potencializado pela ação humana, pode ser evitado por meio da

a) remoção da vegetação nativa.

b) impermeabilização do solo.

c) retirada dos organismos vivos.

d) cobertura vegetal no meio.

e) compactação do subsolo local.

Questão 8

Qual o nome do recurso natural fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas e que forma parte importante da crosta continental do planeta?

a) Vento

b) Rocha

c) Solo

d) Água

e) Argila

Questão 9

(Udesc 2018) A crosta terrestre é constituída por sete grandes placas tectônicas e outras menores. Na zona de encontro entre duas placas divergentes, o magma aflora lentamente formando ao longo de milhares de anos uma cadeia montanhosa chamada _____________. É o caso das placas Sul-Americana e Africana, cujo contato se dá no meio do oceano _____________, formando a _____________. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas no enunciado acima.

a) fossa - Pacífico - fossa das Marianas

b) cordilheira - Índico - cordilheira do Himalaia

c) cordilheira - Pacífico - cordilheira dos Andes

d) dorsal - Atlântico - dorsal Atlântica

e) dorsal - Atlântico - cordilheira do Himalaia

Questão 10

(UCPEL 2018) Considera-se que a crosta terrestre é constituída por cerca de seis grandes placas tectônicas e outras menores, que se deslocam sobre a astenosfera e provocam a deriva dos continentes. Alguns tipos de contatos entre as placas tectônicas são responsáveis por fenômenos naturais que têm significativa importância para a vida da humanidade. Sobre alguns tipos de contatos entre placas tectônicas, é correto afirmar que

a) na faixa de contato entre duas placas continentais ou oceânicas conservativas, ocorre o movimento orogenético que explica o surgimento das grandes cadeias de montanhas.

b) na faixa de contato entre duas placas divergentes oceânicas, quando uma mergulha sob a outra (movimento de subducção), ocorre metamorfismo, terremotos e dobramentos.

c) na faixa de contato entre duas placas, sendo uma oceânica e outra continental, ocorre um movimento de expansão com a formação de crista.

d) na faixa de contato entre duas placas convergentes oceânicas, quando uma mergulha sob a outra, ocorre a formação de uma fossa.

e) na faixa de contato entre duas placas convergentes continentais, quando uma mergulha sob a outra, ocorrem uma zona de subducção e a formação de uma falha.

Questão 11

(Famerp) Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser melhor compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da

a) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.

b) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.

c) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.

d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

e) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.

Questão 12

(UCPEL) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico

b) Epirogenese

c) Vulcanismo

d) Desmoronamento

e) Erosão

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A crosta terrestre é dividida em continental e oceânica. A crosta continental possui menor espessura e forma a maior parte das zonas emersas do planeta Terra, enquanto a crosta oceânica está, em sua maior parte, submersa pelas águas oceânicas.

Resposta Questão 2

Letra D

A crosta inferior é formada basicamente por basaltos, especialmente os compostos por minerais, como o silício e o magnésio.

Resposta Questão 3

Letra A

A crosta terrestre é formada por diversas partes rochosas, separadas por divisões, chamadas placas tectônicas, localizadas acima de uma camada pastosa do planeta chamada de manto.

Resposta Questão 4

Letra A

A crosta terrestre fornece o substrato necessário para o exercício das atividades humanas, como o desenvolvimento de atividades econômicas, por exemplo, a agricultura e a pecuária.

Resposta Questão 5

Letra D

O vulcanismo é um agente interno do relevo responsável pela atuação de forças magmáticas diversas que expelem lava na superfície do planeta.

Resposta Questão 6

Letra C

A precipitação é um dos principais agentes externos do relevo. A água da chuva atua em diversos processos da crosta, desde o intemperismo químico até a erosão pluvial, transformando a paisagem terrestre.

Resposta Questão 7

Letra D

A cobertura vegetal atua na conservação do solo, especialmente por meio da facilitação da passagem da água do meio superficial para o subterrâneo, contribuindo assim para a atenuação dos processos erosivos.

Resposta Questão 8

Letra C

O solo é um recurso natural que fornece especialmente o substrato necessário para as atividades humanas assim como produz diversas riquezas, com destaque para minerais e sedimentos diversos.

Resposta Questão 9

Letra D

A formação de cadeias montanhosas no fundo do oceano recebe o nome de dorsal, que se origina por meio da ação do magma, que aflora das rachaduras localizadas ao longo da crosta terrestre. A dorsal Atlântica é a que se encontra localizada no oceano Atlântico.

Resposta Questão 10

Letra D

A ocorrência de fossas na crosta terrestre se dá por meio da zona de contato entre duas placas, mais especificamente pelo mergulho de uma placa em relação à outra, resultando assim em uma convergência entre elas.

Resposta Questão 11

Letra D

A crosta terrestre é fragmentada em diversos blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que flutuam acima do manto. Essas fraturas na crosta terrestre permitem a ascensão do magma até a superfície do planeta.

Resposta Questão 12

Letra A

O movimento tectônico oriundo das forças internas do planeta permite a movimentação dos blocos de rocha que formam a superfície terrestre, resultando assim na ocorrência de terremotos.


Leia o artigo