Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Capitalismo Informacional

Exercícios sobre Capitalismo Informacional

Estes exercícios sobre capitalismo informacional abordam as transformações socioespaciais da atual etapa de produção do espaço geográfico e econômico mundial.

  • Questão 1

    (…) Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer

    Propaganda é a arma do negócio
    No nosso peito bate um alvo muito fácil
    Mira à laser. Miragem de consumo
    Latas e litros de paz teleguiada
    Estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer

    O céu é só uma promessa
    Eu tenho pressa, vamos nessa direção
    Atrás de um sol que nos aqueça
    Minha cabeça não aguenta mais.

    Tu me encontrastes de mãos vazias
    E eu te encontrei na contramão
    Na hora exata, na encruzilhada, na highway da superinformação
    Estamos tão ligados, já não temos o que temer.

    GESSINGER, H; CASARIN, P. “A Promessa”. Simples de Coração, Engenheiros do Hawaii. Rio de Janeiro: BMG, 1995.

    Sobre os versos apresentados na música acima e o contexto da sociedade no Capitalismo Informacional, assinale a alternativa correta:

    a) A “highway da superinformação” destacada na letra da música é uma referência implícita ao sistema fordista de superprodução industrial do capitalismo informacional.

    b) A frase “propaganda é a arma do negócio” pode ser entendida como o aumento da publicidade diante da melhoria da comunicação na era informacional.

    c) “Estamos tão ligados, já não temos o que temer” pode-se relacionar com a feição atual da era informacional, que garante uma maior segurança às pessoas.

    d) A frase “estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer” representa a maior receptividade espontânea do público consumidor diante das inovações tecnológicas atuais.

    e) O trecho “latas e litros de paz teleguiada” referenda o fato de os avanços técnicos permitirem uma maior estabilidade internacional e a promoção da paz entre os povos.

    ver resposta



  • Questão 2

    Com os avanços técnicos, o capitalismo reinventou-se e passou a viver naquilo que muitos autores consideram como a sua era informacional, marcada pela evolução tecnológica que se materializou, principalmente, nos meios de transporte e comunicação. Essa transformação gerou uma profunda modificação na forma como se produz o espaço geográfico.

    O principal motor técnico e histórico que permitiu a formação do Capitalismo Informacional foi:

    a) a globalização

    b) o fim do mercado financeiro

    c) a revolução na publicidade

    d) a invenção da biotecnologia

    e) a terceira revolução industrial

    ver resposta


  • Questão 3

    Diálogo entre Mafalda e Susanita sobre a evolução tecnológica
    Diálogo entre Mafalda e Susanita sobre a evolução tecnológica

    QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

    Apesar de as mudanças da era tecnológica e do capitalismo informacional não atenderem as expectativas de Mafalda ao final do diálogo da tirinha acima, podemos dizer que essa etapa de desenvolvimento provoca modificações:

    a) nos padrões de consumo, reduzindo-os.

    b) na produção têxtil, diversificando-a.

    c) no mundo do trabalho, flexibilizando-o.

    d) nos padrões da moda, massificando-os.

    e) na lógica de mercado, restringindo-a.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNAMA)

    Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial.

    (Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174)

    Sobre o assunto, é correto afirmar que

    a) nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização.

    b) a característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações.

    c) nessa fase do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos.

    d) no capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    a) Incorreto – o sistema fordista não predominou no capitalismo informacional, dando lugar ao toyotismo, e, tampouco, caracterizou a era da informação.

    b) Correto – a propaganda vista como “arma do negócio” representa o poderio dos meios publicitários durante o capitalismo informacional, onde a comunicação possui maior poder e representatividade.

    c) Incorreto – a melhoria dos sistemas de informação não necessariamente promove mais segurança, que se relaciona a uma gama maior de fatores sociais.

    d) Incorreto – a maior presença de propaganda não se deve a uma maior receptividade do consumidor ao consumo, mas para avisá-lo dessa suposta necessidade de consumir.

    e) Incorreto – a promoção da paz não depende dos avanços técnicos, mas da coesão geopolítica internacional e de outros inúmeros fatores.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O capitalismo informacional, como diz o texto do enunciado, foi alavancado pela evolução tecnológica nos meios de transporte e comunicação, avanços esses creditados à Terceira Revolução Industrial, responsável pelos sistemas de informática e outros avanços.

    Alternativa correta: letra E

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na tirinha, a expectativa da Mafalda é a emancipação da personagem Susanita, que utilizaria a evolução tecnológica para não ser apenas uma “mulher de corte e costura”. Ao final, Mafalda surpreende-se com a ideia de Susanita em comprar uma máquina de tricô.

    No âmbito da era informacional do capitalismo, essa evolução tecnológica gera uma mudança na forma de produção, pois o trabalho (corte e costura, no caso) é flexibilizado pela inserção de procedimentos automáticos, como a cibernética e outros.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    No contexto do capitalismo informacional, a expansão das empresas multinacionais ou globais tornou-se marcante, tornando o capital de diversos países – principalmente os subdesenvolvidos e emergentes – altamente dependente de sua atuação no mercado consumidor e na geração de empregos.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas