Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Blocos Econômicos

Exercícios sobre Blocos Econômicos

A compreensão da criação dos blocos econômicos é extremamente importante para a compreensão da dinâmica econômica global.

  • Questão 1

    Os blocos econômicos são a mais recente alternativa adotada pela maioria dos Estados do mundo para ampliar as suas respectivas relações econômicas. Tal aspecto vem contribuindo para a construção de uma nova forma de regionalização mundial. Assinale a alternativa que apresente a mais importante entre as causas para a formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo.

    a) surgimento do dinheiro.

    b) instalação da indústria avançada em nível global.

    c) consolidação da Globalização.

    d) transformação do capitalismo financeiro em capitalismo industrial.

    e) emergência de um espírito mundial de solidariedade.

    ver resposta



  • Questão 2

     “A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros”.

    (Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/blocos-economicos.htm)

    Com base na conceituação acima apresentada, assinale a alternativa que não apresenta um bloco econômico.

    a) União Europeia

    b) Mercosul

    c) BRICS

    d) Comunidade Andina

    e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

    ver resposta


  • Questão 3

    O destino dos países é a formação dos Blocos Econômicos

    Sem querer prever o futuro, Thomas Richter, alemão, doutor em Direito Comparado e professor visitante da USP, defende: a saída para os países é a união em blocos. Primeiro, para a criação de mercados, depois, atingindo as liberdades pessoais até chegar ao multiculturalismo.

    Fonte: Diário do Nordesde, 02/11/2008. Disponível em: diariodonordeste.globo.com

    De acordo com a configuração da economia do mercado, pode-se dizer que a previsão citada no texto é:

    a) acertada, pois não é mais possível imaginar a globalização mundial sem a presença e atuação dos blocos econômicos.

    b) equivocada, uma vez que os blocos econômicos são uma tática econômica atualmente em desuso no mundo afora.

    c) acertada, porque os países desenvolvidos vêm se agrupando em blocos para fazer frente ao poderio dos Estados Unidos e da União Europeia.

    d) equivocada, porque a formação dos blocos econômicos foi predominante no século XX e vem sendo substituída pelos agrupamentos políticos e comerciais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMC (Organização Mundial do Comércio).

    ver resposta


  • Questão 4

    (CEFET-CE)

    A iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George Bush em junho de 1990, se inseria na orientação reformista: a sua meta consistia na formação de uma zona de livre comércio em todo o continente americano, com a exclusão de Cuba. Essa zona de integração econômica é chamada de:

    a) Mercado Comum do Sul (Mercosul).

    b) União Europeia.

    c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

    d) Zona da Bacia do Pacífico.

    e) Novos Países Industrializados (NPIs).

    ver resposta


  • Questão 5

    (UNIFEI)

    A União Europeia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:

    a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.

    b) Consolidar a economia entre os países-membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.

    c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas antiterroristas.

    d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Os blocos econômicos são umas das consequências da consolidação do processo de Globalização. Desse modo, com a economia globalmente interligada, o mundo passou a caminhar rumo à regionalização econômica entre países de interesse comum.

    Portanto, letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os BRICS são um acrônimo utilizado para designar as economias potencialmente emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Inicialmente elaborado como um termo meramente econômico, os BRICS tornaram-se um acordo diplomático informal, não se tratando, porém, de um bloco econômico.

    Letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A afirmação do professor Thomas Richter, de que os países tendem a se organizar economicamente em blocos econômicos, é verdadeira, pois corresponde à tendência atual da economia internacional. Esse aspecto visa à derrubada, gradativa, das barreiras postas entre as diversas fronteiras, a fim de dinamizar as economias regionais e torná-las competitivas frente ao mercado global. Em outras palavras, esse processo é um imperativo da globalização.

    Portanto, Letra A. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A proposição de criação de um bloco econômico envolvendo os países das Américas, com exceção de Cuba, foi chamada de ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e nunca foi, de fato, concretizada.

    Letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Incorreta – não há indícios de que a criação da União Europeia tenha sido realizada para simplesmente diminuir a imigração no continente.

    b) Correta – a criação de um mercado único é o principal objetivo da criação da União Europeia para propiciar o fortalecimento e a solidez das economias de seus estados-membros.

    c) Incorreta – a União Europeia foi criada antes de existir a atual “guerra ao terror”, não tendo, portanto, relação com ela.

    d) Incorreta – Apesar de o crescimento dos países emergentes não ser interessante para as potências europeias, a criação da UE não objetivou combater o crescimento de outros países.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas