Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre Aquecimento Global

Exercícios sobre Aquecimento Global

Os exercícios sobre Aquecimento Global envolvem a compreensão dos debates referentes às mudanças climáticas do planeta.

  • Questão 1

    O aquecimento global já começou?

    Sim, pois já se observa o aumento de temperatura do planeta. Os anos de 1995 a 2006 ficaram entre os 12 anos mais quentes já registrados desde 1850. No século XXI (2001-2005), a temperatura aumentou em média 0.7ºC em relação a 1850-1899. Este aumento de 0.7 graus centígrados que já ocorreu pode parecer pouco, mas estão sendo observados efeitos importantes causados por ele, tais como derretimento de geleiras, aumento no nível do mar, alterações em alguns ciclos de plantas e animais, entre muitos outros. Não só houve o aumento da temperatura média global do ar, como também dos oceanos – o que tem nos últimos anos contribuído para a elevação do nível do mar.

    (IPAM, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Disponível em: IPAM.org).

    Entre os elementos que possivelmente estão relacionados com o aquecimento global, podemos EXCETUAR:

    a) Emissão de gases poluentes na atmosfera

    b) Efeito Estufa

    c) Diminuição das coberturas vegetais

    d) Inversão térmica

    ver resposta



  • Questão 2

    Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal:

    a) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.

    b) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.

    c) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas.

    d) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera.

    ver resposta


  • Questão 3

    Ventos alísios frearam aquecimento global, apontam cientistas

    O forte aumento dos ventos alísios das Américas em direção ao oeste do Pacífico, na região do Equador, fortaleceu o movimento das águas oceânicas, de acordo com pesquisa feita por cientistas australianos. “Se os ventos sopram com vigor particular, a água quente que se acumula começa a convergir para o interior do mar”, explica Matthew England.

    De certa maneira, isto contém na superfície do oceano a energia que desprende o gás de efeito estufa e o que provocou o hiato (no processo de aquecimento climático)”, completou. “Esta pausa no aquecimento da temperatura na superfície não significa que o aquecimento global parou”, destacou o cientista.

    (G1 Natureza, 10/02/2014. Disponível em: G1.globo)

    Com base nas informações acima apresentadas, podemos concluir que o Aquecimento Global:

    a) Está relacionado com o aquecimento atmosférico.

    b) Ocorre pela ausência dos ventos alísios.

    c) Integra fenômenos atmosféricos e hidrosféricos.

    d) Não é causado pelo ser humano, apenas pela natureza.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNIOESTE – com adaptações)

    Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

    a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos, como as explosões solares, influenciam no aumento da temperatura da Terra.

    b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houve outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra.

    c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.

    d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O Aquecimento Global é causado, principalmente, pelo aumento da emissão de elementos gasosos na atmosfera, chamados de “gases-estufa”, tais como o gás carbônico (CO2), o gás metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e muitos outros. Esses elementos na atmosfera, associados à diminuição das coberturas vegetais, intensificam a ação do efeito estufa, contribuindo para a elevação média das temperaturas.

    Porém, não há relação direta entre a inversão térmica e o aquecimento global. Esse fenômeno é um evento climático e atmosférico que acontece em regiões específicas e que se agrava no espaço das cidades, não tendo, portanto, uma dimensão mundial.

    Letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O objetivo do Protocolo de Kyoto foi o de diminuir as emissões de poluentes na atmosfera através do estabelecimento de cotas de redução para cada país com base em seus índices médios de poluição.

    Alternativa correta: letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    De acordo com a informação apresentada, a manifestação dos ventos alísios no Equador em direção ao oeste do Pacífico contribui para uma alteração na dinâmica das temperaturas da atmosfera e das águas oceânicas, diminuindo os efeitos do aumento das temperaturas. Tal ocorrência, segundo a informação, contribui para uma atenuação temporária do Aquecimento Global, demonstrando que a sua dinâmica não envolve apenas a atmosfera, mas também a hidrosfera terrestre.

    Alternativa correta: letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Correto – Tanto fenômenos que ocorrem na superfície quanto elementos externos, com destaque para as oscilações na atividade solar, contribuem para o aumento das temperaturas.

    b) Correto – Há na comunidade científica um grupo de cientistas que não atribui ao homem o aquecimento global, creditando esse fenômeno a elementos naturais. Outros, inclusive, afirmam que esse processo de elevação média das temperaturas não está ocorrendo.

    c) Correto – Um dos principais problemas ambientais relacionados com os fenômenos atmosféricos está na preservação da vida marinha, haja vista que as algas e os plânctons são os principais produtores de oxigênio, responsáveis também pela absorção do gás carbônico.

    d) Incorreto – O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) é o principal órgão responsável pela divulgação de dados e projeções referentes às transformações no clima e na atmosfera, em especial os eventos relacionados com o aquecimento global.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas