Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre a América Anglo-saxônica

Exercícios sobre a América Anglo-saxônica

Por meio destes exercícios sobre a América Anglo-saxônica, você testará os seus conhecimentos sobre as principais características dos países que integram a região.

  • Questão 1

    A regionalização histórico-social da América divide o continente em:

    a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.

    b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.

    c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.

    d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.

    ver resposta



  • Questão 2

    Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

    a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.

    b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.

    c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.

    d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

    e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.

    ver resposta


  • Questão 3

    Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

    a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

    b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

    c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.

    d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.

    e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.

    ver resposta


  • Questão 4

    Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:

    a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.

    b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.

    c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.

    d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.

    e) A agropecuária é uma atividade importante na economia canadense. Já no setor primário dos Estados Unidos, predomina a extração de minerais, pois o clima frio não permite a produção agropecuária no país.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    As duas principais classificações do continente americano são:

    1- A classificação que leva em consideração as características naturais, o formato e a localização dos países e divide o continente em três regiões distintas: América do Norte, América Central e América do Sul.

    2- A classificação histórico-social do continente americano, que leva em consideração os aspectos históricos e socieconômicos dos países que o constituem para dividi-lo em América Latina e América Anglo-saxônica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    Embora o termo “anglo-saxônica” faça referência aos países de língua inglesa, apenas os Estados Unidos e o Canadá integram a América Anglo-saxônica. Isso ocorre porque essa regionalização não leva em consideração apenas os elementos culturais, mas também fatores históricos (tipo de colonização, processo de independência etc.), econômicos (situação econômica dos países, grau de industrialização, e outros) e sociais (condições de vida da população, expectativa de vida, nível de escolaridade etc).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias. Como a maior parte delas estava localizada em uma região de clima frio ou temperado, a disponibilidade de riquezas naturais era menor do que nas áreas tropicais da América. Assim, para conseguir obter lucros com a colonização da região, os colonizadores precisavam desenvolver a colônia, incentivando a fixação de pessoas e desenvolvendo infraestruturas básicas para o desenvolvimento da metrópole. Esse tipo de colonização ficou conhecido como colonização de povoamento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    Os países da América Anglo-saxônica possuem um elevado grau de industrialização e um setor terciário forte. Nos Estados Unidos, como o país está localizado em uma região temperada, ainda existe uma grande produção agropecuária, voltada, principalmente, para abastecer o mercado interno do país. No setor primário do Canadá, que possui um clima muito frio, destacam-se as atividades de extração mineral. O PIB dos Estados Unidos é de 17 trilhões de dólares (maior PIB do mundo), e o PIB do Canadá é de 2 trilhões de dólares (10º PIB do mundo).

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas