Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre agropecuária

Exercícios sobre agropecuária

Estes exercícios sobre agropecuária englobam temas como a produtividade agrícola, os agrossistemas, a revolução verde, a reforma agrária e muitos outros.

  • Questão 1

    Observe a imagem a seguir:

    “The Gleaners”, obra de Jean François Millet (1857)
    “The Gleaners”, obra de Jean François Millet (1857)

    Ao analisarmos os elementos presentes na representação artística acima, podemos constatar que a produção agrícola retratada pode ser classificada como:

    a) de sistema intensivo aplicado

    b) de sistema intensivo rudimentar

    c) de sistema extensivo-intensivo

    d) de sistema extensivo de mão de obra

    e) de sistema extensivo simples

    ver resposta



  • Questão 2

     “Todos sabem que a Primeira Revolução Verde ocorreu a partir de 1960 quando os geneticistas Norman Borlaug, norte-americano que recebeu o Prêmio Nobel trabalhando com trigo, e M. S. Swaminathan, indiano, trabalhando com arroz, conseguiram obter variedades de plantas de alta produtividade comparadas com outras da época. (…)

    Agora, um importante artigo publicado pelo The Economist informa que uma Segunda Revolução Verde está em andamento diante da queda da produtividade, principalmente do arroz, que ocorre em países asiáticos por diversos motivos. Novas variedades foram e estão sendo desenvolvidas pelo IRRI – International Rice Research Institute nas Filipinas com diferentes finalidades. Algumas delas são resistentes às inundações, outras às secas, às salinidades ou aos calores extremos, problemas enfrentados pelos pequenos e pobres produtores asiáticos cuja renda procuram elevar. Além de melhorar seus nutrientes.

    YOKOTA, P. Carta Capital, 19 maio de 2014. Adaptado.

    No âmbito da produção agropecuária, o texto pode ser considerado como um indicativo do principal entre os objetivos da revolução verde, que é:

    a) a geração de lucro para institutos de pesquisas agrícolas

    b) o incremento da mão de obra no campo com o aumento da produtividade

    c) produzir mais alimentos para combater a fome no mundo

    d) garantir a variabilidade das espécias cultivadas no campo

    e) incentivar a prática da agricultura orgânica alternativa

    ver resposta


  • Questão 3

    A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico do Brasil e do mundo. Entre essas transformações, podemos considerar:

    a) a aceleração do processo de êxodo rural

    b) o reordenamento democrático do espaço rural

    c) a concentração da mão de obra no meio agrário

    d) o processo de distribuição de terras agrícolas

    e) a subordinação da cidade em relação ao campo

    ver resposta


  • Questão 4

    (ENEM 2013)

    Texto I

    A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

    Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

    Texto II

    O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

    LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolítico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

    Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

    a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.

    b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

    c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

    d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

    e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A imagem mostra uma produção agrícola marcada pela presença de um relativo número de camponeses, retratando uma paisagem de produção rural pautada em técnicas rudimentares, porém com produção em grande quantidade. Esses traços são característicos do sistema extensivo de mão de obra.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Um dos objetivos da Revolução Verde, tanto no seu surgimento na década de 1960 quanto nas suas transformações atuais, é o de elevar a produtividade agrícola, sobretudo em regiões subdesenvolvidas, a fim de combater a fome com o aumento da geração de alimentos.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A mecanização do campo eleva a produtividade no meio rural, mas também é responsável pela substituição dos trabalhadores por maquinários, sendo um dos fatores responsáveis pela migração em massa de pessoas do campo para a cidade. No Brasil, esse processo ocorreu a partir da segunda metade do século XX.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O primeiro texto é um discurso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) que justifica a luta pela reforma agrária por meio de ocupações com base nas desigualdades históricas no acesso e uso da Terra.

    O segundo texto expressa uma opinião contrária, em que a Reforma Agrária é combatida em prol da produtividade dos grandes produtores, esses geralmente vinculados ao agronegócio.

    Alternativa correta: letra E

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas