Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre agentes endógenos do relevo

Exercícios sobre agentes endógenos do relevo

Estes exercícios sobre agentes endógenos do relevo abordam os elementos naturais localizados abaixo da superfície terrestre que atuam sobre o relevo.

  • Questão 1

    “O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.

    A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul. (…)

    Alguns dos piores desastres naturais já registrados ocorreram em países localizados no Círculo de Fogo. Um deles foi o tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico, após um tremor de magnitude 9,1”.

    Último segundo, 12 mar. 2011. Adaptado.

    Considerando as informações acima apresentadas, podemos considerar que as atividades do Círculo de Fogo do Pacífico evidenciam:

    a) a orogenia ocasionada pelas células de convecção do magma.

    b) a maior presença de formações rochosas sedimentares.

    c) o dinamismo geomorfológico causado por ações epirogenéticas.

    d) o predomínio de atividades intempéricas de modelagem do relevo.

    e) a pressão das águas oceânicas sobre as formações rochosas.

    ver resposta



  • Questão 2

    “O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há exatos 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências”.

    Holland, C. Portal G1, 31 jan. 2015.

    Os terremotos no Brasil são pouco comuns e costumam acontecer em grandes profundidades, causando menores prejuízos sociais, graças à estabilidade geológica do relevo do país. No entanto, a existência de eventuais tremores, a exemplo do ocorrido na Serra do Tombador, explica-se:

    a) pela ação direta do tectonismo andino

    b) pelo acúmulo de rochas sedimentares instáveis

    c) pela existência de falhas geológicas

    d) pela ação dos fatores externos de transformação do relevo

    e) pelos impactos ambientais oriundos da mineração

    ver resposta


  • Questão 3

    Observe as imagens a seguir:

    Chapada Diamantina, Bahia
    Chapada Diamantina, Bahia

    Grand Canyon, Arizona (EUA)
    Grand Canyon, Arizona (EUA)

    Rio Amazonas visto do céu
    Rio Amazonas visto do céu

    Área da Cordilheira dos Andes, Chile
    Área da Cordilheira dos Andes, Chile

    Entre as paisagens acima exibidas, aquela (s) cuja aparência se explica pela ação dos agentes endógenos do relevo é (são):

    a) II

    b) IV

    c) I

    d) II e III

    e) I e IV

    ver resposta


  • Questão 4

    (UCS) O tectonismo é definido como um movimento lento e prolongado da crosta terrestre, resultante da movimentação do magma pastoso. Observe a figura abaixo.

    Formação causada pelo tectonismo
    Formação causada pelo tectonismo

    A TERRA. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p.15.

    Assinale a alternativa que indica o tipo de formação representado na figura.

    a) Movimento resultante das forças internas horizontais, conhecido como epirogênese.

    b) Formação de Horst, encontrada nas fossas tectônicas localizadas no fundo dos oceanos.

    c) Resultado do movimento de compressão lateral sofrida por uma determinada área de rochas não resistentes, o qual recebe o nome de dobras.

    d) Deslocamento de blocos provocado pelo choque de placas tectônicas, ocasionando a formação de estruturas falhadas, conhecidas como Graben.

    e) Soerguimento de uma falha por meio de pressões internas verticais, o que resulta em blocos montanhosos, como, por exemplo, a formação da Cordilheira dos Andes.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área de elevada atividade tectônica, ocasionada pelo choque entre várias placas. Nesse tipo de região, predominam os movimentos no relevo caracterizados como orogenéticos, que são responsáveis por formações verticalizadas, como as montanhas, os vulcões e as fossas marinhas. Essa configuração é oriunda do movimento das células de convecção, que são as grandes responsáveis pela movimentação das placas tectônicas.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os terremotos no Brasil, pouco comuns, ocorrem em baixíssimas magnitudes e com pouca frequência, causando impactos menores se compararmos com países localizados em regiões geologicamente instáveis. No entanto, os terremotos acima de 6 graus podem acontecer em áreas onde possam existir falhas geológicas, a exemplo da Serra do Tombador, citada no texto introdutório da questão.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Figura I – O aspecto da chapada diamantina explica-se pela modelagem do relevo pelo vento e pela água, portanto, por agentes externos ou exógenos.

    Figura II – A paisagem do Grand Canyon é causada por processos erosivos geologicamente constituídos em áreas originalmente inclinadas. Portanto, também é predominantemente formada por agentes exógenos.

    Figura III – O rio Amazonas é uma área de planície, com formação geologicamente antiga e não diretamente relacionada com os agentes endógenos do relevo.

    Figura IV – A Cordilheira dos Andes formou-se em razão dos movimentos orogenéticos provocados pelo choque entre duas placas tectônicas, configurando a ação dos agentes endógenos do relevo.

    Portanto, somente a figura IV apresenta formação externa que é diretamente explicada pela ação dos agentes internos ou endógenos do relevo.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O tectonismo provoca uma série de alterações nas formas de relevo. Na figura destacada no exercício, as morfologias “anticlinal”, “isoclinal”, “monoclinal” e “sinclinal” são típicas dos dobramentos, também conhecidos simplesmente como dobras. Elas são ondulações convexas ou côncavas que surgem em corpos inicialmente planos.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas