Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre urbanização brasileira

Exercícios sobre urbanização brasileira

Para resolver estes exercícios sobre urbanização brasileira, é preciso conhecer os aspectos históricos e geográficos da economia e do espaço brasileiro nos últimos tempos.

  • Questão 1

    Assinale a alternativa que não cita um dos fatores que contribuíram para a intensificação da urbanização brasileira ao longo do século XX:

    a) Expansão do processo de industrialização do país

    b) A revolução verde e o consequente processo de mecanização do campo

    c) Execução de políticas públicas voltadas apenas para a população das cidades

    d) Aumento das desigualdades e da concentração fundiária no meio rural

    ver resposta



  • Questão 2

    As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

    a) pelas preferências culturais dos migrantes.

    b) pela maior presença de indústrias e empregos.

    c) pela maior receptividade da população local.

    d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

    e) pela alto preço do solo nas demais regiões.

    ver resposta


  • Questão 3

    Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos, sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:

    a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.

    b) a difusão de políticas de controle habitacional.

    c) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.

    d) a diminuição dos problemas sociais no campo.

    e) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-SP)

    É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

    a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.

    b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

    c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

    d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

    e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Ao longo da história brasileira, no século XX, não houve nenhum tipo de política pública que se mantivesse exclusiva à população urbana a ponto de incentivar ou intensificar a urbanização.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O principal fator que contribuiu para o grande número de migrações para o Sudeste brasileiro foi a maior disponibilidade de empregos em razão do maior número de indústrias instaladas.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Com uma urbanização acelerada, as cidades muitas vezes não conseguem absorver estrutural e economicamente toda a população, sobretudo a de baixa renda. Com isso, os habitantes mais pobres acabam por ocupar áreas periféricas, além de áreas irregulares, o que resulta na formação e expansão das favelas.

    Alternativa correta: letra E

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    As metrópoles brasileiras, atualmente, concentram elevados contingentes populacionais, estimulando a especulação imobiliária e o preço do solo também nas áreas de entorno, que passam a expandir-se. Com isso, assinala-se a ocorrência do processo de conurbação, quando várias cidades “unem-se”, algo presente em praticamente todas as metrópoles brasileiras, que se tornam multimunicipais.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas