Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre problemas sociais nas cidades do Brasil

Exercícios sobre problemas sociais nas cidades do Brasil

Para resolver esta lista de exercícios sobre problemas sociais nas cidades do Brasil, você deve conhecer bem o tema.

  • Questão 1

    Sobre a urbanização brasileira e os problemas sociais dela decorrentes, avalie as proposições a seguir:

    I) A urbanização brasileira – intensificada a partir da década de 1950 – possui íntima associação com a industrialização, que se iniciou no mesmo período. O expressivo êxodo rural ocorrido desde então contribui para o agravamento das questões sociais nos centros urbanos;

    II) O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada para atender os moradores são problemas causados exclusivamente pelo fenômeno acelerado do êxodo rural;

    III) Questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social, violência e exclusão social estão entre os grandes problemas enfrentados nos centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I e III.

    b) I e II.

    c) II e III.

    d) Todas as alternativas.

    e) Apenas a alternativa I.

    ver resposta



  • Questão 2

    A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

    a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.

    b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem planejamento.

    c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.

    d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e redes de água tratada.

    e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos favorecidos economicamente.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir:

    I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente;

    II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia;

    III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras;

    IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.

    Assinale a alternativa correta:

    a) F, V, V, F

    b) V, F, V, V

    c) F, V, F, V

    d) V, V, F, F

    e) V, F, F, F

    ver resposta


  • Questão 4

    São considerados problemas sociais urbanos, exceto:

    a) A erosão causada pela retirada da mata ciliar.

    b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas vezes são ineficientes e insuficientes.

    c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa renda.

    d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança pública.

    e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    A alternativa II está incorreta porque os problemas sociais nas cidades brasileiras são decorrentes de diversos fatores, como a ausência de planejamento dos governantes, industrialização, segregação socioespacial, reflexo das desigualdades sociais historicamente encontradas no país, má gestão dos recursos públicos etc. O êxodo rural foi e é um fenômeno importante no processo de urbanização, entretanto, os problemas sociais urbanos são de ordem multifatorial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    As ocupações de áreas de risco resultam de vários fatores, principalmente da segregação urbana, falta de opções de moradia em condições seguras e dignas, especulação imobiliária e deficiência nas políticas públicas de habitação.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A questão da moradia – um sério problema social urbano – não se restringe à falta de habitações, pois envolve a ocupação de áreas de risco e as condições de infraestrutura nas áreas ocupadas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    A erosão causada pela retirada da mata ciliar é um problema importante tanto no ambiente urbano quanto nos espaços rurais, entretanto, é um problema ambiental.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas