Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre população brasileira

Exercícios sobre população brasileira

A população brasileira ultrapassou os 190 milhões de habitantes em 2010, segundo o IBGE, mas o seu crescimento vem se alterando ao longo dos anos.

  • Questão 1

    De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma população de 190.755.799 pessoas, totalizando 22.4 habitantes por km². Diante desses números, podemos concluir que o país é:

    a) densamente povoado

    b) populoso

    c) homogeneamente povoado

    d) proporcionalmente adensado

    ver resposta



  • Questão 2

    A população brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território de forma bastante concentrada. Sobre essa questão, responda ao que se pede.

    I. Assinale a região em que há o maior quantitativo populacional do país:

    a) Norte

    b) Nordeste

    c) Centro-Oeste

    d) Sudeste

    e) Sul

    II. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos motivos responsáveis pela concentração populacional no Brasil.

    a) Colonização concentrada em algumas faixas do território.

    b) Atividades econômicas mal distribuídas pelo espaço.

    c) Industrialização realizada primordialmente nos centros econômicos e de poder.

    d) Urbanização acelerada desde os tempos coloniais.

    e) Estabelecimento de oligarquias regionais que comandavam o território durante vários períodos da história brasileira.

    ver resposta


  • Questão 3

    Analise a tabela a seguir e assinale a alternativa correta.

    Distribuição da população brasileira por setores da economia
    Distribuição da população brasileira por setores da economia

    O fenômeno econômico relacionado com o caráter concentrador das atividades econômicas da população brasileira é a:

    a) financeirização do mercado

    b) terciarização econômica

    c) regionalização produtiva

    d) informalidade comercial

    e) desemprego conjuntural

    ver resposta


  • Questão 4

    (ENEM – 2013)

    O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

    a) Decréscimo da população absoluta

    b) Redução do crescimento vegetativo

    c) Diminuição da proporção de adultos

    d) Expansão de políticas de controle da natalidade

    e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

    ver resposta


  • Questão 5

    (FGV - adaptada)

    As características demográficas de um país são dinâmicas e alteram-se ao longo da história, segundo diferentes contextos socioeconômicos. Recentemente, o IBGE identificou algumas mudanças no perfil da população brasileira, entre as quais, a diminuição da população masculina em relação à feminina nas regiões metropolitanas e, por outro lado, o aumento da população masculina em relação à feminina em alguns estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de um envelhecimento geral da população. Assinale a alternativa que melhor explique pelo menos uma dessas alterações.

    a) O envelhecimento da população explica-se pela baixa qualidade de vida de que dispõe o povo brasileiro, em média.

    b) Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, as más condições de vida afetam principalmente mulheres e crianças, o que explica o aumento proporcional da população masculina.

    c) A violência nas regiões metropolitanas envolve mais a população masculina, o que ajuda a explicar a diminuição proporcional dessa população em relação à feminina nessas regiões.

    d) O aumento da população feminina nas regiões metropolitanas explica-se pelo êxodo rural, ou seja, a busca de trabalho nas frentes agrícolas pela população masculina.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A população absoluta do Brasil está entre as maiores do mundo, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. No entanto, em razão de sua elevada margem territorial, é considerado um país pouco povoado, ou seja, sua densidade demográfica é baixa em relação ao restante do mundo. Apesar disso, há elevadas concentrações populacionais em função do fato de a população não estar bem distribuída no território.

    Alternativa correta: letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    I. A população brasileira concentra-se na região Sudeste. Letra D.

    II. As atividades coloniais tiveram seu início nas faixas litorâneas do país. Primeiramente na região Nordeste e depois se deslocando para o Sudeste. Com isso, as principais atividades econômicas e estruturais concentraram-se nessa última região, que também foi a primeira a conhecer uma industrialização mais intensa, pois se tratava do principal polo econômico e de poder na época. Além disso, soma-se o poderio de oligarquias regionais, sobretudo no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

    Durante o período colonial não houve uma urbanização acelerada no país, o que veio a ocorrer ao longo do século XX. Portanto, a alternativa incorreta é a letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na tabela apresentada pelo enunciado da questão, observa-se a atuação da população brasileira, em maior parte, no setor terciário da economia. Isso é fruto da atual tendência do capitalismo, que se reproduz também no Brasil, que é a terciarização econômica, em que a população é substituída pela máquina nos setores primário e secundário, passando a fazer parte principalmente dos ramos de serviços e comércio, que integram o setor terciário.

    Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    O gráfico apresentado pela questão revela a queda nas taxas de natalidade no Brasil ao longo dos anos. A principal consequência desse fator é a redução do crescimento vegetativo, que nada mais é do que o número de nascimentos menos o índice de mortalidade.

    Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) Falso – o envelhecimento populacional no Brasil deve-se, justamente, à melhoria da qualidade de vida no país, aumentando a expectativa de vida e contribuindo para a elevação das médias de idade.

    b) Falso – o aumento da população masculina nas regiões Centro-oeste e Norte não se deve às condições de vida, uma vez que essas vêm melhorando nos últimos anos em todas as regiões brasileiras.

    c) Verdadeiro – As regiões metropolitanas sofrem com crimes relacionados à violência urbana, bem como com a sequência de mortes envolvendo acidentes de trânsito. Estatisticamente, as maiores vítimas dessas ocorrências são homens, o que contribui para a diminuição desses no espaço das metrópoles.

    d) Falso – êxodo rural é a saída em massa dos trabalhadores do campo para a cidade, e não a procura por trabalho nas frentes agrícolas.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas