Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre Globalização no Brasil

Exercícios sobre Globalização no Brasil

Os exercícios sobre Globalização no Brasil auxiliam a compreensão sobre a dinâmica do espaço brasileiro no contexto internacional.

  • Questão 1

    O processo de Globalização consolidou-se no Brasil a partir da década de 1990, tendo como principais características as questões a seguir, exceto:

    a) Expansão do sistema econômico neoliberal

    b) Frente de ampla abertura comercial para o mercado externo

    c) Flexibilização das frentes de trabalho

    d) Transferência de patrimônio privado para o poder público

    e) Imigração de empresas multinacionais

    ver resposta



  • Questão 2

    A economia brasileira, após a maior integração do país no processo de Globalização, passou a ter uma relação mais dinâmica com o comércio internacional. A principal atuação do Brasil em termos de exportação ocorre por meio de:

    a) produtos industrializados, graças às novas descobertas em pesquisa e tecnologia de ponta.

    b) gêneros agrícolas, com destaque para alimentos de fabricação orgânica.

    c) produtos industrializados, voltados para atender a maior demanda dos países europeus.

    d) produtos primários, com destaque para as vendas ao mercado chinês.

    e) gêneros industriais de base, para abastecer as indústrias tecnológicas norte-americanas.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Cesgranrio) A década de 90 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.

    Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:

    I – a estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo;

    II – para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos altos juros inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real;

    III – a redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos;

    IV – a paridade cambial que marcou esse período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.

    Estão corretas as afirmativas:

    a) I e II, apenas.

    b) I e III, apenas.

    c) II e III, apenas.

    d) II e IV, apenas.

    e) III e IV, apenas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFT)

    A inserção da economia brasileira no movimento de globalização teve início na década de 1990. É INCORRETO afirmar que essa inserção foi acompanhada pela

    a) adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados.

    b) consolidação de um modelo econômico estruturado na liberalização comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos.

    c) criação de agências de fiscalização das empresas privadas que se tornaram concessionárias de serviços públicos.

    d) implantação de um programa de privatização das estruturas produtivas estatais – indústrias siderúrgicas e empresas de telecomunicações, entre outras.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    A década de 1990 marcou a expansão da globalização no Brasil, acompanhada da ideologia econômico-social neoliberal, pautada na política de abertura comercial, corte de gastos públicos, flexibilização da acumulação de capital e trabalho (toyotismo), privatização (transferência de empresas públicas para o setor privado) e a intensificação da presença de multinacionais no país.

    Alternativa a ser assinalada: letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O Brasil, em termos de exportação, atualmente, configura-se ainda por uma ampla dependência na exportação de matérias-primas, com destaque para a soja, o petróleo bruto, a carne bovina e o café. Um dos principais países compradores do Brasil, além da União Europeia e dos Estados Unidos, é a China.

    Alternativa correta: letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    I. Falso – O Brasil não adotou um modelo desenvolvimentista, mas uma estratégia econômica pautada em uma menor participação do Estado na economia.

    II. Verdadeiro – Na década de 1990, a criação do plano real objetivava um maior controle das taxas inflacionárias no mercado.

    III. Verdadeiro – O corte de gastos e a diminuição dos investimentos governamentais em infraestrutura social tornaram-se a nova tônica nacional a partir dos anos 1990.

    IV. Falso – Houve, de início, uma desaceleração do consumo, causada por uma menor diminuição da oferta de empregos, sobretudo nos setores primário e secundário.

    Alternativa correta: letra C.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Incorreto – A partir dos anos 1990 houve uma interrupção da política de substituição de importações então em voga no país.

    b) Correto – A liberalização e a busca por investimentos estrangeiros passaram a ser uma tendência mundial, da qual o Brasil não se furtou em aderir.

    c) Correto – Com o aumento das privatizações, houve uma maior terciarização do mercado, de forma que as ações públicas passaram a ser, em grande parte, realizadas por empresas privadas.

    d) Correto – Empresas do ramo das telecomunicações (Embratel, Telebras e outras), do ramo da siderurgia (Vale do Rio Doce) e de outros setores foram rapidamente privatizadas.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas