Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Geografia Humana do Brasil

Estes exercícios sobre Geografia Humana do Brasil abordam temas relevantes sobre o nosso território, tais como agricultura, população, economia, urbanização e outros.

Questão 1

“Uma análise crítica desse processo de modernização da agricultura brasileira (…) considera que o padrão tecnológico implantado direcionou-se basicamente para a expansão do complexo agroindustrial e não foi absorvido completamente pelos pequenos produtores, os quais, como resultado, se mantêm defasados em relação às unidades modernizadas. Nesse processo teve importância o crédito rural subsidiado, cujos benefícios foram maiores para a região Centro-Sul do que para a Norte-Nordeste, favorecendo essencialmente os produtos modernos e utilizadores de tecnologias mais avançadas, além de privilegiar os grandes produtores em detrimento dos pequenos”.

SOUZA, P. M.; LIMA, J. E. Intensidade e dinâmica da modernização agrícola no Brasil e nas unidades da Federação. Rev. Bras. Econ., Rio de Janeiro, v. 57, n. 4, p. 795, 2003 (adaptado).

A crítica apresentada pelo texto afirma que a modernização agrícola brasileira implicou:

a) redução dos lucros dos investidores

b) maior atuação das agroindústrias

c) limitado estoque de matérias-primas disponíveis

d) concentração fundiária e de investimentos

e) direcionamento das aplicações para pequenas propriedades

Questão 2

A urbanização brasileira intensificou-se a partir das décadas de 1940/50, seguindo, em muitos aspectos, a tendência geral de urbanização nos países subdesenvolvidos. Entre as características desse tipo de urbanização, podemos considerar:

I. Concentração demográfica nas metrópoles (metropolização);

II. Planejamento consolidado nas grandes capitais e regiões metropolitanas;

III. Caráter tardio, porém acelerado;

IV. Acompanhou o rápido crescimento do setor terciário (comércio e serviços);

V. Ocorreu de maneira bem distribuída pelo território nacional.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV

b) II, IV e V

c) I, II e V

d) I, III, IV e V

e) I, II, III, IV e V

Questão 3

Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/transicao-demografica.htm>

Censo: crescimento populacional é o mais lento desde os anos 40

Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, apontam que o crescimento da população brasileira é o mais lento desde a década de 1940, quando começou a ser registrada queda na mortalidade. A média de crescimento anual, que antes era de 1,64% ao ano, passou a ser de 1,17% (…).

Portal Terra, 29 abr. 2011. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil>. Acesso em: 08 set. 2015 (adaptado).

De acordo com a notícia apresentada, podemos dizer que, em relação ao gráfico da transição demográfica, o Brasil encontra-se:

a) na fase de regime demográfico tradicional, com elevadas taxas de natalidade e mortalidade.

b) na primeira fase da transição, graças aos recentes avanços e a redução da mortalidade.

c) na segunda fase da transição, em razão do crescimento vegetativo reduzido.

d) na última fase, com a estabilização das taxas de natalidade e mortalidade.

e) em nenhum das fases citadas, uma vez que a população brasileira está diminuindo.

Questão 4

(FUVEST/2015)

Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à

a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado, os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.

b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.

c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.

d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.

e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.

Questão 5

(UFG/2010)

A luta pela terra no Brasil reflete o processo histórico de sua apropriação, ocupação e uso, desde a colonização até os dias atuais. Ao longo do tempo, verificaram-se vários conflitos pela posse da terra. Na segunda metade da década de 1980, houve aumento da violência no campo nas regiões brasileiras, decorrente

a) da organização dos movimentos sociais em defesa da pequena propriedade e dos interesses dos migrantes.

b) da expansão dos latifúndios e do aumento da luta pela posse da terra por parte dos camponeses.

c) do apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) aos movimentos sociais de luta pela posse da terra.

d) da modernização da agricultura nas regiões Norte e Nordeste, o que provocou o aumento da luta pela posse da terra.

e) da elaboração de legislações federais contrárias às ocupações de terras pelos movimentos sociais.

Respostas

Resposta Questão 1

O texto apresenta uma crítica ao processo de modernização agrícola do Brasil ao afirmar que o padrão tecnológico restringiu-se a grandes propriedades e privilegiou a região Centro-sul do país, gerando uma maior concentração fundiária.

Alternativa correta: letra D

Resposta Questão 2

I. Correto – a urbanização brasileira concentrou-se nas grandes metrópoles e áreas metropolitanas do país.

II. Incorreto – embora algumas capitais, como Goiânia, Palmas e Brasília, tenham sido planejadas, esse planejamento nunca foi totalmente cumprido e não abarcou as regiões metropolitanas de entorno.

III. Correto – a urbanização brasileira foi tardia (apenas no século XX) e acelerada (ao longo de algumas décadas).

IV. Correto – a urbanização brasileira esteve associada à chamada “hipertrofia do setor terciário”, que hoje concentra cerca de 60% dos empregos.

V. Incorreto – a urbanização do Brasil foi concentrada em algumas metrópoles e também privilegiou algumas regiões do país.

Alternativa correta: letra A

Resposta Questão 3

O Brasil vem registrando, conforme informa a reportagem da questão, menores taxas de crescimento demográfico, que vêm se reduzindo ano a ano. Anteriormente, o crescimento também era baixo (década de 1940), mas em razão das altas taxas de mortalidade. Depois que elas caíram e a população brasileira cresceu rapidamente, observou-se uma freada nesse crescimento vegetativo porque a natalidade vem diminuindo consideravelmente.

Alternativa correta: letra C

Resposta Questão 4

O cenário das migrações no Brasil ao longo do século XX designou um crescimento populacional do Sudeste, tanto pela urbanização quanto pelas ondas migratórias para essa região, sobretudo da região nordeste. Atualmente, ocorre a migração de retorno dessa população, mesmo que em uma velocidade muito inferior ao processo anterior, atingindo, sobretudo, a capital paulista.

Alternativa correta: letra C

Resposta Questão 5

A luta pela posse da terra no Brasil é um problema histórico vivenciado no âmbito territorial, opondo latifundiários e camponeses, ruralistas e trabalhadores sem-terra. Os anos 1980 representaram um aumento nos conflitos em razão do maior ativismo dos camponeses e do processo de expansão dos latifúndios e da fronteira agrícola sobre a região do Cerrado.

Alternativa correta: letra B


Leia o artigo