Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre fusos horários no Brasil

Exercícios sobre fusos horários no Brasil

Para resolver estes exercícios sobre fusos horários no Brasil, é preciso ter atenção às mudanças oficiais ocorridas em 2008 e em 2013.

  • Questão 1

    Observe o trecho da notícia a seguir e assinale a alternativa correta:

    Devido ao fuso horário, Acre é o último estado a comemorar 2015

    Devido ao fuso e à implantação do horário de verão, o Acre fica com três horas de diferença de Brasília (DF). Por conta disso, enquanto o resto do Brasil estiver comemorando a chegada do ano novo, os acreanos ainda estarão há três horas de 2015 […].

    (Adaptado de: G1, 01/01/2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/ac/acre>).

    O Brasil possui, oficialmente, quatro fusos horários, cuja existência deve-se:

    a) à grande extensão latitudinal do país.

    b) à preocupação em manter as diferenças culturais regionais.

    c) ao grande número de longitudes que o país ocupa.

    d) à política brasileira de adotar uma maior diversidade de horários.

    e) à necessidade de uso da eletricidade em horas distintas entre as regiões.

    ver resposta



  • Questão 2

    Um time de futebol localizado no estado da Bahia enfrentará pela Copa do Brasil uma equipe do Acre. A partida será realizada na cidade de Rio Branco, às 21h, horário local. Para o torcedor que deseja acompanhar o jogo em Salvador, a que horas ele escutará, pelo rádio, o apito inicial?

    a) 18 horas

    b) 19 horas

    c) 22 horas

    d) 23 horas

    e) meia-noite

    ver resposta


  • Questão 3

    O Brasil passou por duas alterações na composição de seus fusos horários nos anos de 2008 e 2013. Sobre essa série de mudanças, julgue as afirmativas a seguir e, logo após, assinale a alternativa correta.

    I. Em 2008, a única alteração nos fusos horários brasileiros foi a inserção do Acre e do oeste do Amazonas no fuso de –4GMT.

    II. A partir de novembro de 2013, o Brasil passou a contar novamente com quatro fusos horários.

    III. Em 2013, o estado do Pará foi novamente dividido em dois fusos, um a –3GMT e outro a –4GMT.

    IV. No ano de 2008, o Brasil passou a ter apenas dois fusos horários em sua área continental.

    V. Com as últimas alterações, existe uma diferença de três horas entre Brasília e o extremo oeste do país durante o horário de verão.

    Estão corretas as afirmativas:

    a) I e IV

    b) III e V

    c) II, IV e V

    d) I, III e IV

    e) II, III e V

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFMG 2009)

    Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único.

    Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:

    a) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo.

    b) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no país.

    c) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.

    d) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Os fusos horários são sempre medidos a partir das longitudes: a cada 15º de longitude, temos a variação de um fuso. Por isso, o fato de o território brasileiro ocupar quatro fusos é representativo da larga extensão longitudinal do país.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O Acre, desde o ano de 2013, encontra-se novamente dois fusos atrasado em relação ao horário oficial de Brasília, que é o mesmo adotado na Bahia. Portanto, o torcedor baiano encontra-se duas horas adiantado em relação à sua equipe que estará jogando em Rio Branco.

    Vale lembrar que, na Bahia, não há horário de verão. Portanto, se o jogo no Acre é realizado às 21h, em Salvador ele será transmitido pelo rádio, ao vivo, às 23h.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    I – Incorreto – Em 2008 houve duas alterações nos fusos brasileiros: a inclusão do Acre e do oeste do Amazonas no fuso de –4GMT e a mudança do oeste do Pará para o fuso –3GMT.

    II – Correto – Em 2013, o Brasil deixou de ter três fusos para ter novamente quatro, com a volta do Acre para o fuso antigo.

    III – Incorreto – Em 2013, a mudança nos fusos do Pará realizada em 2008 não foi revertida, o que só ocorreu no Acre e no oeste do Amazonas.

    IV – Correto – Se considerarmos apenas as áreas continentais (excluindo as ilhas do Atlântico), o Brasil em 2008 ficou apenas com dois fusos horários: –3GMT e –4GMT.

    V – Correto – Atualmente, durante o horário de verão, a diferença entre o Acre e Brasília é de três horas.

    Alternativa correta: letra C

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A variação das latitudes não interfere na questão dos fusos horários, uma vez que as diferenças de iluminação no planeta ao longo do dia ocorrem no sentido longitudinal graças ao movimento de rotação terrestre. Além disso, a variação da radiação solar também não interfere na demarcação do horário.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas