Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre Êxodo rural no Brasil

Exercícios sobre Êxodo rural no Brasil

Êxodo rural é o processo de migração em massa do campo para a cidade. Resolva exercícios sobre o processo de êxodo rural no Brasil e consolide seu aprendizado.

  • Questão 1

    O conceito de êxodo rural pode ser definido como:

    a) conjunto de investimentos realizados pelo governo federal na zona rural do Brasil no século XX.

    b) conjunto de técnicas e insumos usados no espaço agrário para promover a revolução verde no Brasil.

    c) deslocamento em massa da população do campo para as cidades, que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960.

    d) política de governo oficial que incentivava a migração do campo para a cidade em busca de promover a urbanização e a industrialização do país.

    e) política de governo que incentivava a diminuição da taxa de natalidade no campo visando diminuir a quantidade de pessoas residentes no campo e aumentar a população urbana.

    ver resposta



  • Questão 2

    O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:

    a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.

    b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.

    c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.

    d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.

    e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Uel- adaptada) "... A penetração do capitalismo na agropecuária liberou grandes contingentes de mão de obra, seja pela mecanização das atividades, seja pela concentração da propriedade da terra. Esse pessoal migrou para as cidades (êxodo rural), que não se aparelharam o suficiente em termos de infraestrutura urbana... Multiplicam-se as favelas e cortiços, o transporte é insuficiente e a indústria não acompanha o ritmo de crescimento urbano. Mesmo assim, a agropecuária é de grande peso na economia que está articulada a um setor terciário bastante diversificado." Os principais destinos dos migrantes que saiam do campo foram as cidades das regiões:

    a) Norte e Sudeste.

    b) Sudeste e Sul.

    c) Norte e Centro-Oeste.

    d) Sul e Norte.

    e) Nordeste e Centro-Oeste.

    ver resposta


  • Questão 4

    Dentre as diversas consequências do Êxodo rural para o Brasil, podemos citar:

    a) a desaceleração do processo de urbanização.

    b) a aumento dos índices de desemprego no Brasil.

    c) o aumento da quantidade de trabalhadores rurais.

    d) a diminuição dos problemas agrários no campo.

    e) o aumento de propriedades rurais disponíveis para a venda.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    Êxodo rural pode ser definido como o deslocamento em massa da população do campo para as cidades. No Brasil, ele ocorreu a partir da década de 1960, influenciando o processo de urbanização e industrialização do país.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    Uma das principais causas da migração do campo para as cidades foi a mecanização do campo, ou seja, a introdução de máquinas no processo produtivo agrário que substituía o trabalhador rural, aumentando a produtividade por um valor que, ao longo do tempo, tornava-se menor do que manter um funcionário.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    As cidades da região sudeste e sul foram as cidades mais impactadas pelo êxodo rural, pois como eram as cidades mais industrializadas e desenvolvidas do país, receberam o maior número de migrantes vindos do campo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    Além do aceleramento do processo de urbanização, com a formação de favelas, o êxodo rural brasileiro contribuiu para o aumento do índice de desemprego brasileiro, pois os trabalhadores que saíam do campo para as cidades na maioria das vezes não tinham a qualificação profissional exigida para atuar nas indústrias e postos de trabalho na cidade, aumentando assim a quantidade de desempregados nos centros urbanos.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas