Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre o crescimento da população brasileira

Exercícios sobre o crescimento da população brasileira

Estes exercícios sobre o crescimento da população brasileira abordam as tendências recentes da demografia nacional.

  • Questão 1

    A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.

    Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015.

    O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:

    a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.

    b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.

    c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.

    d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.

    ver resposta



  • Questão 2

    A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”. Isso passou a ocorrer em função de alguns fatores, a saber:

    I. Elevação das taxas de densidade demográfica;

    II. Diminuição intensiva dos índices de natalidade;

    III. Aumento da expectativa de vida;

    IV. Manutenção das taxas de fecundidade;

    V. Inversão gradativa da pirâmide etária.

    Estão corretas as alternativas:

    a) I e III

    b) II, IV e V

    c) I, III e IV

    d) II, III e V

    e) I, II e IV

    ver resposta


  • Questão 3

    Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO se relaciona com as mudanças nas taxas de natalidade do Brasil nos últimos anos:

    a) inserção da mulher no mercado de trabalho

    b) incentivo governamental à fecundidade

    c) difusão do planejamento familiar

    d) crescimento da urbanização

    ver resposta


  • Questão 4

    (MACK)

    O Brasil em 2020

    Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

    David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

    Dados da fecundidade brasileira
    Dados da fecundidade brasileira

    Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

    ( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

    ( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

    ( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

    Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é

    a) VVV

    b) FVV

    c) VVF

    d) FVF

    e) VFV

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    De acordo com a reportagem, o crescimento da população brasileira em relação ao ano anterior foi de 0,86%, o que é considerado um número muito baixo em comparação com algumas décadas do século XX, que apresentaram taxas de crescimento superiores a 2%.

    Alternativa correta: letra A

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A transição demográfica caracteriza-se pela redução das taxas de natalidade em face da manutenção ou redução dos índices de mortalidade, caracterizando uma inversão na pirâmide etária, causada, sobretudo, pelo aumento na expectativa de vida. O Brasil, antes considerado um “país jovem”, agora é tido como um “país adulto”, com vistas a tornar-se um “país idoso”, tal qual ocorre na Europa.

    Estão corretas, portanto, as afirmativas II, III e V.

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O Brasil passou a apresentar taxas de natalidade cada vez menores nos últimos anos. As razões para isso são várias, tais como a maior participação da mulher no mercado de trabalho, a urbanização, a mudança de valores culturais, a melhoria nos índices educacionais, entre outros. O governo, inclusive, incentivou a queda nas taxas de fecundidade com medidas diversas, como a distribuição de métodos contraceptivos e outros.

    Alternativa correta: letra B

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    (F) – No Brasil não houve uma crescente demanda por mão de obra no campo ao longo do século XX. Ao contrário, houve o seu decréscimo. E, se houvesse esse aumento, haveria também um crescimento da natalidade, que costuma ser maior nas áreas rurais.

    (V) – Inserção da mulher no mercado de trabalho, planejamento familiar e difusão de contraceptivos são fatores que contribuíram para a redução das taxas de fecundidade no Brasil.

    (F) – O envelhecimento populacional, ao contrário, eleva os custos do Estado com gastos sociais e previdenciários, em face de um menor número de contribuintes na População Economicamente Ativa (PEA).

    Alternativa correta: letra D

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas